sábado, 20 de fevereiro de 2021

Os benefícios do consumo regular de mamão



O mamão é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Disponível ao longo de todo o ano, ganha destaque na feira nos meses de fevereiro e março. Há registros de mais de 50 variedades do fruto, sendo as mais famosas no País as do tipo formosa e papaia. Reconhecida como uma aliada do sistema digestivo, a fruta possui benefícios que vão muito além da flora intestinal. As propriedades podem auxiliar a saúde da pele, com ação antienvelhecimento, e até mesmo diminuir a incidência de células cancerígenas.

“De fato, a característica mais conhecida do mamão é sua proprieda­de digestiva, sendo essa atribuí­da a presença da papaína, enzima presente em maior quantida­de quando a fruta esta verde. Contu­do, sua composição nutricional atribui mais benefícios à fruta, como atividade antioxidante, propriedade anti-inflamatória, proprie­dade anticancerígena, efeito imunomodulador, regulação da pressão arterial e redução do estres­se oxidativo”, elenca a nutricio­nista Erivânia Fontes.

Ainda segundo a profissional, além da papaína, o fruto também possui outras substâncias que intensificam as vantagens proporcionadas pelo alimento: “Por possuir licopeno, que é um pigmento natural, e vitamina C, ele consegue retardar o envelhecimento, pois esses compostos reduzem o estresse oxidativo, que está intimamente ligado ao envelhecimento precoce. A presença do licopeno também atribui ao mamão propriedade anticancerígena, prevenindo, principalmente, o câncer de próstata”.

Especialista em Nutrição Clínica, com ênfase em metabolismo e terapia nutricional, Erivânia também esclarece que os nutrientes podem variar de um tipo de mamão para outro. “No Brasil, os mais consumidos são o formosa e o papaia. A principal diferença entre eles está na quantidade de fibras, potássio e licopeno. O formosa apresenta maior quantidade desses compostos, conforme a Taco, Tabela Brasileira de Composição Nutricional”, comentou.

A semente da fruta, aliás, também possui propriedades importan­tes: “Uma característica adicional do mamão é a de combater vermes, ele é um vermífugo natural. Para obter esse benefício, deve-se evitar o desperdício de suas sementes, pois são elas que promovem essa propriedade”. Já a nutricionista Mônica Almeida, especialista em Alimentação Coletiva, desta­ca outra enzima presente nesse alimento, a quimiopapaína, que tam­bém auxilia na digestão. Além disso, ressalta, a atuação de minerais benéficos ao organismo. “Os minerais que têm maior concentração no mamão são o cálcio, o fósforo e o ferro. O cálcio está associado à saúde óssea e o fósforo à saúde do nosso coração”, explicou.

Rico em fibras, o fruto também auxilia o controle glicêmico. “Uma fatia pequena de mais ou menos 100g fornece 3g de fibra. E o mamão possui a fibra pectina, que ajuda a reduzir a absorção de gordura, auxiliando na normatização das taxas do colesterol”, conta a nutricionista.

Para Mônica Almeida, o sistema imunológico das pessoas que consomem esse item com frequência também será fortalecido porque ele é rico em vitaminas A, C e do complexo B. “Essa é uma fruta encontrada praticamente o ano todo, tem o custo bem acessível e é uma das mais consumidas pelos brasileiros. Têm vários tipos de nutrientes na sua composição, então vai trazer para o organismo vários benefícios”, comentou. 

No entanto, como frisa Mônica,  a ingestãoadeve ser feito sem exageros. “Como qualquer outro alimen­to, o mamão deve ser consumi­do sem excesso. Se a pessoa consumir em grande quantidade, ele vai possuir um efeito muito laxante, provo­cando desarranjo intestinal”. A nutricionista Erivânia Fontes também acende o alerta: “Pessoas que possuem o trânsito intestinal muito rápido devem ter cui­dado na quan­tidade consumida, pois isso po­de levar ao aparecimen­to de qua­dros diarreicos”, frisou.

Com Folha de Pernambuco
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog