Entre os edis do atual parlamento municipal, o que tem maior privilégio em fazer parte de uma família de políticos, ter de berço veia política e ser herdeiro de uma história no território da política e do futebol, estes são requisitos do perfil de Sebastião Rufino Ribeiro Filho, 42 anos, formado em Administração, filiado ao PSC, partido da base de sustentação do governo federal.
Foi eleito vereador pelo PTC em 2016, obteve 537 votos. Faz oposição ao prefeito João Lira, mas foi conciliador entre as bancadas na Câmara Municipal.
Atualmente é Presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol de Pernambuco.
Rufino Filho segue alguns passos do seu pai, o Coronel Sebastião Rufino, ex-prefeito de Bom Jardim, ex-deputado estadual e ex-juiz de futebol. Será que o futuro vai proporcionar ao vereador as mesmas oportunidades? A política será paixão, vocação ou profissão? É o novo ou o conservador? Será a modernização conservadora da política bonjardinense?
O Blog Professor Edgar Bom Jardim, registra a memória, o imaginário deste jovem e experiente político. Vamos conhecer mais a pessoa e o pré-candidato Rufino Filho. Confira:
1- Rufino Filho, por que entrou na política? Sempre gostei de trabalhar nos bastidores da política, porém, a convivência com meu pai me motivou a encarar esse desafio.
2- Você se considera um político de direita, esquerda, centro ou centrão? Nenhum. Minha decisão vai de acordo com o que acredito ser o melhor naquele momento.
3- Vai concorrer nestas eleições a vereador, prefeito ou vice-prefeito? Sei que hoje sou candidato a Vereador, amanhã posso até mudar de ideia se for da vontade de Deus e do POVO.
4- Como é conviver com os vereadores da bancada do prefeito João Lira? Temos boa convivência porém, interesses distintos.
5- Você sonha em ser prefeito de Bom Jardim, pretende seguir os mesmos passos políticos do Coronel Rufino? Quem não pensa grande não sai do lugar. Se tiver de ser... será, do contrário, vida que segue.
6- Boa parte da população bonjardinense avalia como fraca a atuação dos vereadores. Como avalia este posicionamento da opinião pública? Isso é relativo. Da mesma forma que uns avaliam como fraca a atuação dos vereadores, outros avaliam como boa. Seria perfeito se pudéssemos atender aos anseios da população como um todo, porém, também temos limitações. Muitas vezes somos cobrados por culpa do PODER EXECUTIVO que se omite em atender as necessidades da população. Tenho consciência de que sempre temos algo a melhorar, cabe a cada Vereador fazer sua parte e o povo que faça seu julgamento de acordo com a atuação de cada um.
7- O que é ser um vereador em Bom Jardim? Ser Vereador é uma missão para poucos porém, gratificante quando conseguimos através dela elevar a qualidade de vida para os mais necessitados. Acredito que a política é uma ferramenta de extrema importância quando pessoas responsáveis têm o compromisso de cumprir seu papel visando o melhor para sua população e sua cidade.
8- Qual o destaque da sua atuação como representante do povo no Legislativo? Destaco minha humildade e transparência com toda população Bonjardinense desde sempre. Destaco o Curso Básico de Informática onde eu, Ana Nery e Ninha (VEREADORES) conseguimos uma parceria com o Ex Dep. Zé Maurício, com duração de dois anos e aproximadamente 110 crianças e adolescentes foram contemplados. Destaco apoio ao esporte com parcerias de alguns amigos. E o mais importante de todos que é o apoio na área de SAÚDE conseguindo consultas, exames, cirurgias e partos.
9- O que você quer para o Bom Jardim do futuro? Quero um Bom Jardim sem perseguições políticas, agricultores tendo apoio merecido, professores recebendo dignamente o que tem de direito, saúde de qualidade atendendo os pacientes com eficácia, os postos de saúde abastecidos de remédios para quem precisa, educação com qualidade para que os alunos possam ter um futuro melhor, ações nas áreas de esporte e lazer com inclusão social, ações no combate às drogas e que todos os políticos possam olhar o eleitor como cidadão... fazendo por um o mesmo que faz pelo outro.
10- Sobre o fracasso do governo do presidente Jair Bolsonaro, cabe na atual conjuntura uma suposta ditadura com o apoio dos militares? Se isso fosse um problema não teríamos apenas um PRESIDENTE para GOVERNAR um país ou um GOVERNADOR para GOVERNAR um Estado. O problema está nos olhos de quem quer enxergar o problema, EU ENXERGO SOLUÇÃO. Até onde sei, seu mandato não terminou.
11- Como você avalia a atuação do prefeito João Francisco de Lira(PSD)? Um homem que age de má fé com seus eleitores jamais poderá ser visto com bons olhos. O que observo é uma gestão voltada para benefício próprio e não para o povo, muito menos para nosso Município.
12- O prefeito e os vereadores governistas afirmam que a administração municipal tem realizado muitas ações para combater a Pandemia de Coronavírus. É isso mesmo o que acontece? Vejo muita conversa e pouquíssimas ações. Aproximadamente 90 dias de PANDEMIA e cadê os testes rápidos? Cadê o reconhecimento daqueles profissionais da saúde que estão na linha de frente? Por que em determinados postos de saúde do nosso município uns profissionais recebem os EPIs e outros não? Por que tanta demora para implantação das barreiras sanitárias? Muita conversa e pouca AÇÃO.
13- Onde o prefeito João Lira errou? Onde acertou? Errou e permanece no erro com a falta de respeito e a verdade para com o povo. Acertou na realização do Binário (Acessibilidade da Beira Rio) uma obra IDEALIZADA pelo Ex Prefeito Fabinho Rufino conforme consta no seu Plano de Metas de 1999/2000 que irá desafogar o trânsito de nossa cidade.
14- Vereadores da oposição fazem muitas acusações ao prefeito João Lira. Se tudo que apontam e dizem de negativo é verdade, então, por que os vereadores da oposição não o impediram de governar o município? Estamos fazendo a nossa parte e contamos que a justiça faça a dela.
15- Na sua opinião, qual o maior problema de Bom Jardim no hoje e para o amanhã? Sem dúvidas o Prefeito João Lira.
16- Na eleição de 2016, o grupo Rufinista ao lançar candidatura própria favoreceu a vitória de João Lira. Por que não houve uma aliança com o ex-prefeito Miguel para impedir a volta de João Lira ao poder? Era esse o objetivo, enfraquecer Miguel Barbosa pensando que seria mais fácil tirar o poder do mando de João Lira em 2020? Primeiro que o maior fracasso da eleição passada foi do próprio ex-prefeito Miguel que entregou a eleição para seu "EX CHEFE". Segundo que, fazer parte de um grupo político onde seu "líder" (MIGUEL) não tem poder de liderança nenhum.... melhor ficar só e enfrentar o MUNDO.
17- Por que o Coronel Sebastião Rufino não é mais o líder político de Bom Jardim? Por que começou bem e terminou enfraquecido? Onde errou? SEBASTIAO RUFINO ( MEU PAI) permanece líder político na memória de toda população Bonjardinense. Ele conquistou o respeito de ambos eleitores (contra e a favor) pelo seu trabalho e serviços prestados ao nosso município. Deu sua contribuição enquanto ativo na política e mesmo fora dela como nos dias de hoje, apresentou Bom Jardim para o mundo, pode até não ser um líder político para algumas pessoas mas, para a grande maioria é muito mais que isso porque respeito não se ganha, se conquista. Discordo quando diz que terminou enfraquecido e vou dizer porquê...
Meu pai deixou de ser Prefeito há mais de 30 anos e ainda hoje é lembrado como um grande gestor. Enfraquecido é um Prefeito em pleno mandato ter uma rejeição maior do que aprovação.
18- Qual o maior legado do seu paio, o Coronel Sebastião Rufino para a política bonjardinense? O maior legado de meu pai é a HONESTIDADE, RESPEITO, SOLIDARIEDADE e RESILIÊNCIA. Tudo que fez e faz é por AMOR ao próximo.
19- Por que você deixou de ser árbitro? Que tipo de trabalho, função você desenvolve na FPF?Optei por deixar o quadro de árbitros da CBF em 2017 e permaneci no quadro local de PE. Em 2019 encerrei minha carreira pela falta de critérios e transparência da Comissão. Consegui conciliar sem problemas política e arbitragem. Hoje sou o Presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol de Pernambuco, composta pelos membros: Albert Jr. Francisco Domingos e Erich Bandeira.
20- Você foi visto na eleição passada como uma esperança para o avanço dos esportes em Bom Jardim. Por que não houve os avanços esperados? O que é fato, ilusão, esperança nessa história? Meu pai (Cel. Rufino) e meu irmão (Fabinho Rufino) investiram bastante no futebol quando Prefeito de nossa cidade, mas, o Vereador não tem a mesma força que um Prefeito. Mesmo com as dificuldades do dia a dia, sempre ajudei na medida do possível patrocinando alguns torneios de futebol, fazendo doações de bolas de futebol de campo e futsal, chuteiras, luvas de goleiro e etc... O fato de ter sido árbitro de futebol talvez tenha gerado essa expectativa mas, o meu foco principal é na área da saúde onde as pessoas necessitam de apoio e atenção.
21- Você se considera negro?Qual sua percepção sobre a violência e o racismo contra os negros no mundo e no Brasil? Me considero NEGRO e com orgulho. Minha mãe e algumas tias me chamam de NEGO e isso nunca me diminuiu porque o grande problema não é a palavra e sim a forma como as pessoas se expressam. Todos SOMOS IGUAIS aos olhos de Deus e precisamos respeitar as pessoas da forma como eles são. Vejo, não só no Brasil mas, em muitos países que muita gente precisa evoluir nesse sentido.
22- Qual o melhor prefeito da histórias de Bom Jardim? SEBASTIÃO RUFINO RIBEIRO
23- Se você não for candidato a prefeito nestas eleições, quem vai apoiar? Janjão.
24- Cite três pessoas que você considera notáveis de Bom Jardim:Sebastião Rufino, Noé Souto Maior e Francisco Julião (In memoriam)
25- Quais os três artistas de Bom Jardim que você destaca? Bráulio de Castro (Músico), Marcos Ferreira da Silva (Artesão) e Marcelino Gouveia de Barros (Músico).
Por Edgar S. dos Santos.
*Foto Rodrigo Sedícias.
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog