segunda-feira, 29 de julho de 2019

'Palavras desumanas', diz Paulo Câmara sobre ataque de Bolsonaro a pai de presidente da OAB



Paulo Câmara classificou falas de Bolsonaro sobre desaparecimento de pai do presidente da OAB como 'grosseiras'. Foto: Roberto Pereira/SEI. (Paulo Câmara classificou falas de Bolsonaro sobre desaparecimento de pai do presidente da OAB como 'grosseiras'. Foto: Roberto Pereira/SEI.)
Paulo Câmara classificou falas de Bolsonaro sobre desaparecimento de pai do presidente da OAB como 'grosseiras'. Foto: Roberto Pereira/SEI.
O governador Paulo Câmara (PSB) repudiou, por meio de nota, a declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre o desaparecimento do pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, na manhã desta segunda-feira (29). Para o chefe do executivo estadual, a fala de Bolsonaro foi desumana. 

“Considero que o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, foi hoje violentamente agredido, por palavras que não são apenas grosseiras, são desumanas”, disse Paulo. “O Brasil precisa, cada dia mais, de exemplos que valorizem a tolerância, o diálogo, a solidariedade, a construção. O Presidente da República, lamentavelmente, tem seguido a direção contrária”, complementou o socialista. 

A divergência de ideias não deve, nunca, extrapolar os limites da civilidade e do respeito ao próximo. Considero que o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz (@felipeoabrj), foi hoje violentamente agredido, por palavras que não são apenas grosseiras, são desumanas
Paulo Câmara 40 (@PauloCamara40) July 29, 2019
 

O advogado Felipe Santa Cruz é filho do pernambucano Fernando Augusto Santa Cruz de Oliveira, desaparecido em fevereiro de 1974, no ápice da Ditadura Militar, depois de ter sido preso junto de um amigo chamado Eduardo Collier, no Rio de Janeiro. Fernando era estudante de Direito e integrante da Ação Popular Marxista-Leninista. Felipe Santa Cruz tinha 2 anos quando o pai desapareceu. 

Na manhã desta segunda, o presidente Jair Bolsonaro deu uma declaração ao comentar o desfecho do processo judicial que considerou Adélio Bispo, autor da facada durante a campanha eleitoral, isento de pena devido à doença mental). Por isso, ele ficará em um manicômio em vez de um presídio. 

Antes de falar sobre o pai de Santa Cruz, Bolsonaro criticou a atuação da OAB no caso de Adélio Bispo e perguntou qual era a intenção da entidade. Segundo o presidente, a ordem teria impedido o acesso da Polícia Federal ao telefone de um dos advogados do autor da facada. 

“Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados [de Adélio]? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB?”, indagou Bolsonaro. 

Sem ser questionado, o presidente falou na sequência sobre o pai do presidente da OAB.
“Um dia se o presidente da OAB [Felipe Santa Cruz] quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto para ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Eu conto para ele”, disse Bolsonaro. “Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar às conclusões naquele momento. O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco, e veio a desaparecer no Rio de Janeiro”, acrescentou. 

A vice-governadora Luciana Santos escreveu, no Twitter, que a fala de Bolsonaro foi irresponsável e classificou a declaração do presidente como "mesquinhez
Toda solidaridade ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, ao amigo Marcelo Santa Cruz e a todos os parentes de desaparecidos na ditadura do Brasil, cujo sentimento a mesquinhez e irresponsabilidade do presidente avilta e desrespeita.
— Luciana Santos (@lucianasantos) July 29, 2019
". 

Veja a íntegra da nota do governador Paulo Câmara:

“A divergência de ideias não deve, nunca, extrapolar os limites da civilidade e do respeito ao próximo. Considero que o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, foi hoje violentamente agredido, por palavras que não são apenas grosseiras, são desumanas. O Brasil precisa, cada dia mais, de exemplos que valorizem a tolerância, o diálogo, a solidariedade, a construção. O Presidente da República, lamentavelmente, tem seguido a direção contrária. Sob o ponto de vista político e pessoal, o comentário que buscou atingir Felipe e a memória do seu pai, o pernambucano Fernando Santa Cruz,  ataca a todos os que prezam princípios básicos da convivência em sociedade. A Felipe e sua família, toda a minha solidariedade.”
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog