terça-feira, 6 de setembro de 2011
Ameaça de ataques no 11 de Setembro é alta
PARA Guéant (D), ameaça ainda é a mesma devido à atividade da Al Qaeda
PARIS e NOVA YORK (EFE) - O ministro do Interior da França, Claude Guéant, afirmou ontem que, faltando poucos dias para o 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos (EUA), e quatro meses depois da morte de Osama Bin Laden, “o nível de ameaça terrorista continua elevado”. Em entrevista coletiva em Paris, Guéant disse que a Al Qaeda “está muito descentralizada, e suas estruturas têm grande liberdade de iniciativa”.
Para o ministro, um exemplo de que a ameaça é a mesma de antes da morte do líder terrorista são as mensagens feitas em sites, nas quais os militantes “explicam por que querem atentar contra o Ocidente”. Após receber o ministro do Interior da Espanha, Antonio Camacho, Guéant disse que o plano francês de vigilância antiterrorista está em “alerta vermelho”, penúltimo nível da escala, e garantiu que, embora seja incapaz de prever um possível atentado, o pais ficará “extremamente vigilante”.
Em Nova York, onde as torres gêmeas foram derrubadas, a população terá uma semana cheia de exposições e eventos comemorativos em torno do 11/9, incluindo o desdobramento de três mil bandeiras no Battery Park em lembrança às vítimas do atentado. Hoje, o prefeito Michael Bloomberg também falará sobre a reconstrução do Sul da ilha de Manhattan.
A Big Apple começa uma semana de homenagens e tributos: as imagens do avião da American Airlines se chocando contra a primeira torre até o momento da queda dos emblemáticos edifícios de Manhattan voltarão a fazer parte do cotidiano dos norte-americanos, que homenageiam o décimo aniversário da tragédia. No domingo, a cidade de Nova York se afasta de sua movimentada rotina para homenagear seus heróis e respeitar o minuto de silêncio, que lembrará a hora exata em que os dois aviões sequestrados por terroristas suicidas atingiram o World Trade Center.
No primeiro ataque, às 8h46 (horário de Brasília), o Boeing 767 da American Airlines se chocou entre os andares 93º e 99º da Torre Norte com a velocidade de 790 km/h. No segundo, às 9h03 (horário de Brasília), o vôo 175 da United atingiu os andares 77º e 85º da Torre Sul próximo de 950 km/h.
Em Manhattan, após a confusão, estendeu-se o pânico: frotas de carros de polícia e caminhões de bombeiros tomavam as ruas rumo ao Sul da ilha, onde as pessoas se dividiram entre os que saíram apavorados e os que ficaram parados diante das torres fumegantes. Após 102 minutos, as torres começavam a cair e centenas de pessoas fugiam do movimentado distrito financeiro de Nova York.
Fonte: Folhape Por Blog Professor Edgar Bom Jardim-PE
53% desaprovam João da Costa
Levantamento do Instituto Exatta aponta mobilidade como calo da gestão.
GILBERTO PRAZERES

ADMINISTRAÇÃO do prefeito é aprovada por 45% dos entrevistados no Recife
esquisa realizada pelo Instituto Exatta e publicada com exclusividade pela Folha de Pernambuco revela uma desaprovação de 53% da administração do prefeito João da Costa (PT) pela população do Recife. Conforme a consulta, a gestão do petista à frente da Prefeitura do Recife é aprovada por 45% da população, enquanto 2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar. O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 4 deste mês, através de 500 entrevistas distribuídas aleatoriamente em cotas de sexo, idade, grau de instrução e classe social, além das Regiões Político-Administrativas (RPAs) do município. A pesquisa possui caráter estimulado e uma margem máxima de erro de 4,3% para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.
No topo da lista dos serviços mais criticados pelos pesquisados, estão o controle do trânsito e a mobilidade urbana, que alcançaram 49% de péssimo e 21% de ruim. O item calçamento de ruas figura na segunda colocação dos serviços avaliados como péssimo (22%) e ruim (23%). Entre os serviços que apresentam percentuais mais favoráveis, estão iluminação pública, com 35% de bom e 2% de ótimo, e ensino, com 22% de bom e 2% de ótimo.
Curiosamente, o calçamento de ruas aparece na pesquisa Exatta como o serviço que ficou melhor na administração do prefeito João da Costa, com 9%. A segunda colocação ficou com a área de habitação, com 7%, na mesma pergunta. Os itens construção de creches e geração de empregos ficaram com o menor percentual de melhora - 2% cada. Nesta pergunta, a opção nenhuma das alternativas disparou em relação às demais, com 28%.
Quando questionados sobre o que precisa ser melhorado com urgência na gestão municipal, os pesquisados apontaram os postos de saúde (52%), o saneamento (32%) e a qualidade de ensino (20%) como os principais itens. Apesar de liderar os serviços mais criticados, o controle do trânsito e a mobilidade urbana aparece apenas na quarta posição na lista do que deve ser melhorado com urgência. Outro ponto bastante criticado pelos adversários do prefeito João da Costa, a conservação de ruas figura, na oitava colocação nesse quesito, com 14%.
A consulta aponta que quanto maior o grau de instrução dos entrevistados, menor o percentual de aprovação à administração do prefeito João da Costa. Do total de pesquisados que declararam possuir o Ensino Superior completo ou incompleto, 62% desaprovam a gestão, enquanto 36% aprovam. Entre os que afirmaram possuir o Ensino Médio completo ou incompleto, o índice de desaprovação chega aos 57%, enquanto 42% aprovam. Dos que cursam ou completaram o Ensino Fundamental, 50% desaprovam e 48% balizam. Entre os entrevistados que se declararam analfabetos ou leitores funcionais, a administração do Recife alcançou 56% de aprovação, e 37% de desaprovação.
Quando a divisão dos pesquisados se dá por classe social, a gestão do prefeito João da Costa alcança seus melhores resultados, curiosamente entre as faixas extremas. É nas Classes A e E que a administração recebe os maiores percentuais de aprovação: 63% e 80%, respectivamente. Entre os entrevistados da Classe B, a gestão chega aos 34% de aprovação e 63% de desaprovação. Na Classe C, o percentual é de 46% para os que aprovam e 53% para os que desaprovam. Já na Classe D, 48% aprovam e 46% desaprova.
Fonte: Folhape Por Blog Professor Edgar Bom Jardim-PE
GILBERTO PRAZERES
ADMINISTRAÇÃO do prefeito é aprovada por 45% dos entrevistados no Recife
esquisa realizada pelo Instituto Exatta e publicada com exclusividade pela Folha de Pernambuco revela uma desaprovação de 53% da administração do prefeito João da Costa (PT) pela população do Recife. Conforme a consulta, a gestão do petista à frente da Prefeitura do Recife é aprovada por 45% da população, enquanto 2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar. O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 4 deste mês, através de 500 entrevistas distribuídas aleatoriamente em cotas de sexo, idade, grau de instrução e classe social, além das Regiões Político-Administrativas (RPAs) do município. A pesquisa possui caráter estimulado e uma margem máxima de erro de 4,3% para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.
No topo da lista dos serviços mais criticados pelos pesquisados, estão o controle do trânsito e a mobilidade urbana, que alcançaram 49% de péssimo e 21% de ruim. O item calçamento de ruas figura na segunda colocação dos serviços avaliados como péssimo (22%) e ruim (23%). Entre os serviços que apresentam percentuais mais favoráveis, estão iluminação pública, com 35% de bom e 2% de ótimo, e ensino, com 22% de bom e 2% de ótimo.
Curiosamente, o calçamento de ruas aparece na pesquisa Exatta como o serviço que ficou melhor na administração do prefeito João da Costa, com 9%. A segunda colocação ficou com a área de habitação, com 7%, na mesma pergunta. Os itens construção de creches e geração de empregos ficaram com o menor percentual de melhora - 2% cada. Nesta pergunta, a opção nenhuma das alternativas disparou em relação às demais, com 28%.
Quando questionados sobre o que precisa ser melhorado com urgência na gestão municipal, os pesquisados apontaram os postos de saúde (52%), o saneamento (32%) e a qualidade de ensino (20%) como os principais itens. Apesar de liderar os serviços mais criticados, o controle do trânsito e a mobilidade urbana aparece apenas na quarta posição na lista do que deve ser melhorado com urgência. Outro ponto bastante criticado pelos adversários do prefeito João da Costa, a conservação de ruas figura, na oitava colocação nesse quesito, com 14%.
A consulta aponta que quanto maior o grau de instrução dos entrevistados, menor o percentual de aprovação à administração do prefeito João da Costa. Do total de pesquisados que declararam possuir o Ensino Superior completo ou incompleto, 62% desaprovam a gestão, enquanto 36% aprovam. Entre os que afirmaram possuir o Ensino Médio completo ou incompleto, o índice de desaprovação chega aos 57%, enquanto 42% aprovam. Dos que cursam ou completaram o Ensino Fundamental, 50% desaprovam e 48% balizam. Entre os entrevistados que se declararam analfabetos ou leitores funcionais, a administração do Recife alcançou 56% de aprovação, e 37% de desaprovação.
Quando a divisão dos pesquisados se dá por classe social, a gestão do prefeito João da Costa alcança seus melhores resultados, curiosamente entre as faixas extremas. É nas Classes A e E que a administração recebe os maiores percentuais de aprovação: 63% e 80%, respectivamente. Entre os entrevistados da Classe B, a gestão chega aos 34% de aprovação e 63% de desaprovação. Na Classe C, o percentual é de 46% para os que aprovam e 53% para os que desaprovam. Já na Classe D, 48% aprovam e 46% desaprova.
Fonte: Folhape Por Blog Professor Edgar Bom Jardim-PE
Nove bebês morem a cada 24 horas
RIO DE JANEIRO (AE) - A cada 24 horas, nove crianças com menos de 1 ano, filhos de adolescentes, morrem no Brasil. Em 2009, morreram 42.684 bebês - 20% deles eram filhos de meninas de 10 a 19 anos. Os dados fazem parte do levantamento “Estudo sobre as políticas públicas de proteção à saúde infantil e materna no Brasil: um olhar especial para os filhos de mães adolescentes”, divulgado pela ONG Visão Mundial ontem no Recife.
Os pesquisadores se debruçaram sobre dados do SUS e de outras fontes, como o Ipea. Foi possível observar, por exemplo, que embora a gravidez na adolescência venha diminuindo nos últimos anos - 20% entre 2003 e 2009 -, esse fenômeno se concentrou na faixa etária de 15 a 19 anos. Fonte:folhape.com Por Blog Professor Edgar Bom Jardim - PE
Os pesquisadores se debruçaram sobre dados do SUS e de outras fontes, como o Ipea. Foi possível observar, por exemplo, que embora a gravidez na adolescência venha diminuindo nos últimos anos - 20% entre 2003 e 2009 -, esse fenômeno se concentrou na faixa etária de 15 a 19 anos. Fonte:folhape.com Por Blog Professor Edgar Bom Jardim - PE
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
A Hora da Verdade - Vote na Pesquisa - Qual Cidade Mais Cresceu e Desenvolveu em nossa Região ?
Na sua opinião, qual foi a cidade que mais cresceu e desenvolveu nos últimos 10 anos (2001-2011)? Foi Casinhas,Bom Jardim, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Surubim, Vertentes ou Vertente do Lério?
Responda a pesquisa no Blog Professor Edgar Bom Jardim-PE
CONFIRA O RESULTADO PARCIAL - Pesquisa em andamento - VOTE
Na sua opinião, qual foi a cidade que mais cresceu nos últimos 10 anos ( 2001-2011) ?
Total: 26 votos
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| Casinhas | (nenhum voto) | |||||
| Bom Jardim | 26,92% (7 votos) | |||||
| João Alfredo | (nenhum voto) | |||||
| Limoeiro | 11,54% (3 votos) | |||||
| Machados | (nenhum voto) | |||||
| Orobó | 11,54% (3 votos) | |||||
| Passira | (nenhum voto) | |||||
| Surubim | 50,00% (13 votos) | |||||
| Vertentes | (nenhum voto) | |||||
| Vertente do Lério | (nenhum voto) |
Programa Mais Educação em Tempo Integral nas Escolas Municipais em 2011 situadas em Cidades com população igual ou superior a 18.844 habitantes1
Em 2011, aderiram ao Programa Mais Educação 15.018 escolas com 3.067.644 estudantes a partir dos seguintes critérios: escolas estaduais ou municipais de baixo IDEB que foram contempladas com o PDE/Escola 2009; escolas localizadas em territórios de vulnerabilidade social e escolas situadas em cidades com população igual ou superior a 18.844 habitantes.
O processo de adesão, desde 2009, acontece por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral.
Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.
O processo de adesão, desde 2009, acontece por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral.
Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
De acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas. Uma destas atividades obrigatoriamente deve compor o macrocampo acompanhamento pedagógico. O detalhamento de cada atividade em termos de ementa e de recursos didático-pedagógicos e financeiros previstos é publicado anualmente em manual específico relativo à Educação Integral, que acompanha aresolução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do FNDE. O caderno Passo a Passo Mais Educação detalha de forma objetiva, dentre outras orientações, o público alvo do Programa, os profissionais responsáveis, o papel do professor comunitário/professor coordenador, os macrocampos e as atividades.
Diferentes experiências pedagógicas indicam o papel central que a escola tem na construção de uma agenda de Educação Integral articulando, a partir da ampliação da jornada escolar, políticas públicas, equipamentos públicos e atores sociais que contribuam para a diversidade e riqueza de vivências que tornam a Educação Integral uma experiência inovadora e sustentável ao longo do tempo. O Texto de Referência para o Debate Nacional e o caderno Gestão Intersetorial no Território aprofundam tal abordagem.
O Programa conta, em sua estrutura, com Comitês Metropolitanos ou Regionais, constituídos por representantes das secretarias, gestores escolares e outros parceiros, entre os quais as universidades, e Comitês Locais, formados por sujeitos do Programa Mais Educação na escola e representantes da comunidade escolar e do entorno. Esta estratégia de implementação e fortalecimento do Mais Educação constitui-se como espaço de articulação das ações e experiências e de construção de planos de ação coletivos.
A definição de um paradigma contemporâneo de educação integral entende que o território da educação escolar pode expandir-se para além dos muros da escola, alcançando seu entorno e a cidade em suas múltiplas possibilidades educativas. É desejável que os conteúdos da base nacional curricular, Lei 9.394/96 (LDB), dialoguem organicamente com temas estruturantes e contemporâneos para a vida em uma sociedade que se afirma como republicana e democrática.
O Programa Mais Educação é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em parceria com as Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os territórios do Programa foram definidos inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, atendendo 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas escolas e suas respectivas redes de ensino. Em 2010, o Programa foi implementado em 389 municípios, atendendo cerca de 10 mil escolas e beneficiando 2,3 milhões de alunos a partir dos seguintes critérios: escolas contempladas com PDDE/Integral no ano de 2008 e 2009; escolas com baixo IDEB e/ou localizadas em zonas de vulnerabilidade social; escolas situadas nas capitais e nas cidades das nove regiões metropolitanas, bem como naquelas com mais de 90 mil habitantes. Fonte:MEC C/ Colaboração de Célio Borges Por Blog Professor Edgar Bom Jardim -PE
De acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas. Uma destas atividades obrigatoriamente deve compor o macrocampo acompanhamento pedagógico. O detalhamento de cada atividade em termos de ementa e de recursos didático-pedagógicos e financeiros previstos é publicado anualmente em manual específico relativo à Educação Integral, que acompanha aresolução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do FNDE. O caderno Passo a Passo Mais Educação detalha de forma objetiva, dentre outras orientações, o público alvo do Programa, os profissionais responsáveis, o papel do professor comunitário/professor coordenador, os macrocampos e as atividades.
Diferentes experiências pedagógicas indicam o papel central que a escola tem na construção de uma agenda de Educação Integral articulando, a partir da ampliação da jornada escolar, políticas públicas, equipamentos públicos e atores sociais que contribuam para a diversidade e riqueza de vivências que tornam a Educação Integral uma experiência inovadora e sustentável ao longo do tempo. O Texto de Referência para o Debate Nacional e o caderno Gestão Intersetorial no Território aprofundam tal abordagem.
O Programa conta, em sua estrutura, com Comitês Metropolitanos ou Regionais, constituídos por representantes das secretarias, gestores escolares e outros parceiros, entre os quais as universidades, e Comitês Locais, formados por sujeitos do Programa Mais Educação na escola e representantes da comunidade escolar e do entorno. Esta estratégia de implementação e fortalecimento do Mais Educação constitui-se como espaço de articulação das ações e experiências e de construção de planos de ação coletivos.
A definição de um paradigma contemporâneo de educação integral entende que o território da educação escolar pode expandir-se para além dos muros da escola, alcançando seu entorno e a cidade em suas múltiplas possibilidades educativas. É desejável que os conteúdos da base nacional curricular, Lei 9.394/96 (LDB), dialoguem organicamente com temas estruturantes e contemporâneos para a vida em uma sociedade que se afirma como republicana e democrática.
O Programa Mais Educação é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em parceria com as Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os territórios do Programa foram definidos inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, atendendo 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas escolas e suas respectivas redes de ensino. Em 2010, o Programa foi implementado em 389 municípios, atendendo cerca de 10 mil escolas e beneficiando 2,3 milhões de alunos a partir dos seguintes critérios: escolas contempladas com PDDE/Integral no ano de 2008 e 2009; escolas com baixo IDEB e/ou localizadas em zonas de vulnerabilidade social; escolas situadas nas capitais e nas cidades das nove regiões metropolitanas, bem como naquelas com mais de 90 mil habitantes. Fonte:MEC C/ Colaboração de Célio Borges Por Blog Professor Edgar Bom Jardim -PE
Rendição de Gaddafi fracassa
SHISHAN (AE-DJ/AP e ABr) - As negociações para a rendição do coronel Muammar Gaddafi na cidade de Bani Walid fracassaram e não serão retomadas, disse, ontem, o negociador-chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT), Abdullah Kenshil. “Vou deixar o comandante militar resolver o problema”, afirmou Kenshil quando perguntado se, agora, haverá um ataque contra a cidade.
Kenshil disse que as negociações terminaram depois que o porta-voz chefe do ditador e seu principal auxiliar, Moussa Ibrahim, insistiu que os rebeldes baixassem suas armas antes de entrar na cidade, que fica a cerca de 140 quilômetros da capital Tripoli. Ontem, membros do CNT, anunciaram que um dos filhos do ditador, Khamis, foi morto.
SÍRIA
Pelo menos 24 pessoas foram mortas pelas forças de segurança em toda a Síria ontem, disseram ativistas. Enquanto isso, o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Jakob Kellenberger, tentava conseguir acesso aos prisioneiros detidos pelo governo em mais de cinco meses de protestos contra o regime de Bashar Assad. Fonte: folhape.com
Kenshil disse que as negociações terminaram depois que o porta-voz chefe do ditador e seu principal auxiliar, Moussa Ibrahim, insistiu que os rebeldes baixassem suas armas antes de entrar na cidade, que fica a cerca de 140 quilômetros da capital Tripoli. Ontem, membros do CNT, anunciaram que um dos filhos do ditador, Khamis, foi morto.
SÍRIA
Pelo menos 24 pessoas foram mortas pelas forças de segurança em toda a Síria ontem, disseram ativistas. Enquanto isso, o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Jakob Kellenberger, tentava conseguir acesso aos prisioneiros detidos pelo governo em mais de cinco meses de protestos contra o regime de Bashar Assad. Fonte: folhape.com
domingo, 4 de setembro de 2011
Mais brasileiros estudam no exterior
SÃO PAULO - Em um passado recente, ainda era preciso cursar um colégio internacional - em que as disciplinas brasileiras são opcionais - se o objetivo do estudante de Ensino Médio fosse se candidatar a um lugar em uma faculdade fora do País. Essa realidade começa a mudar, pelo menos em São Paulo. O número de brasileiros que decidem cursar a graduação no exterior aumentou nos últimos anos.
Os dados do EducationUSA-Alumni (centro de orientação de estudantes vinculado ao governo dos EUA) comprovam essa mudança. Em 2006, apenas 26% dos atendimentos tinham como foco de interesse a graduação no país; em 2010, esse número quase dobrou: 48%. Na Universidade Stanford, nos EUA, o crescimento desse mesmo grupo foi de 17% apenas no último ano. No Canadá, o número de brasileiros matriculados nos cursos de bacharelado na Universidade da Columbia Britânica cresceu 58% nos últimos cinco anos.
A vice-cônsul do Canadá, Heather Bystryk, atribui o alto índice de procura das universidades do país à qualidade do ensino oferecido. “Temos nove universidades entre as 200 melhores no ranking Times Higher Education. Somos bastante inovadores e investimos em pesquisa. Nossas credenciais valem para o mundo inteiro”. “Antes os alunos mais talentosos pensavam em USP e Unicamp. Isso mudou”, explicou o coordenador de olimpíada do Colégio Objetivo, em São Paulo, Ronaldo Fogo.
Foi esse fenômeno que levou o colégio Dante Alighieri, na Zona Oeste de São Paulo, e o Bandeirantes, na Zona Sul, a se tornarem centros de aplicação do SAT, o exame em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inspirou e que habilita os estudantes a postularem por uma vaga nas universidades americanas. No Bandeirantes, o coordenador de relações internacionais, José Olavo de Amorim, afirmou que 19 alunos prestaram o SAT em junho. No ano passado, sete alunos do colégio foram aceitos em universidades americanas.
Mas não é só a etiqueta do diploma estrangeiro que atrai os alunos. A flexibilidade do currículo também. “O aluno não precisa estar totalmente decidido sobre a área que quer estudar. Ele só vai decidir sua ‘especialidade’ no final do segundo ano”, disse o gerente do EducationUSA-Alumni, Thas Burmeister.
Fonte: Folhapress Por Blog professor Edgar Bom Jardim- PE
Os dados do EducationUSA-Alumni (centro de orientação de estudantes vinculado ao governo dos EUA) comprovam essa mudança. Em 2006, apenas 26% dos atendimentos tinham como foco de interesse a graduação no país; em 2010, esse número quase dobrou: 48%. Na Universidade Stanford, nos EUA, o crescimento desse mesmo grupo foi de 17% apenas no último ano. No Canadá, o número de brasileiros matriculados nos cursos de bacharelado na Universidade da Columbia Britânica cresceu 58% nos últimos cinco anos.
A vice-cônsul do Canadá, Heather Bystryk, atribui o alto índice de procura das universidades do país à qualidade do ensino oferecido. “Temos nove universidades entre as 200 melhores no ranking Times Higher Education. Somos bastante inovadores e investimos em pesquisa. Nossas credenciais valem para o mundo inteiro”. “Antes os alunos mais talentosos pensavam em USP e Unicamp. Isso mudou”, explicou o coordenador de olimpíada do Colégio Objetivo, em São Paulo, Ronaldo Fogo.
Foi esse fenômeno que levou o colégio Dante Alighieri, na Zona Oeste de São Paulo, e o Bandeirantes, na Zona Sul, a se tornarem centros de aplicação do SAT, o exame em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inspirou e que habilita os estudantes a postularem por uma vaga nas universidades americanas. No Bandeirantes, o coordenador de relações internacionais, José Olavo de Amorim, afirmou que 19 alunos prestaram o SAT em junho. No ano passado, sete alunos do colégio foram aceitos em universidades americanas.
Mas não é só a etiqueta do diploma estrangeiro que atrai os alunos. A flexibilidade do currículo também. “O aluno não precisa estar totalmente decidido sobre a área que quer estudar. Ele só vai decidir sua ‘especialidade’ no final do segundo ano”, disse o gerente do EducationUSA-Alumni, Thas Burmeister.
Fonte: Folhapress Por Blog professor Edgar Bom Jardim- PE
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