sábado, 24 de setembro de 2022

Biografia de Pedro Américo mostra o pintor para além do quadro "Independência ou Morte!"





No ano do Bicentenário da Independência do Brasil, chega às mãos dos leitores um livro que promete desvendar a figura responsável pela mais icônica representação visual deste marco histórico. “Além do Ipiranga, a extraordinária vida de Pedro Américo e suas incríveis facetas” traz fatos poucos conhecidos e expõe outras facetas do pintor que criou o famoso quadro “Independência ou Morte!” em 1888.

Escrita pelo advogado paraibano Thélio Queiroz Farias, a publicação é uma coedição da Cepe Editora e da Editora A União (PB). O lançamento ocorre neste sábado, às 15h, dentro da programação da sexta edição da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), que ocupa a Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife


Múltiplos talentos
Com 244 páginas e diversas ilustrações, a obra é uma biografia aprofundada, que mergulha nos pormenores da vida e da obra de seu personagem central, trazendo à luz informações inéditas. Nascido na Paraíba, em 29 de abril de 1843, Pedro Américo teve notoriedade internacional, respeito da elite intelectual de sua época e admiração do povo.

Thélio Queiroz Farias escreveu biografia de Pedro Américo
Thélio Queiroz Farias é o autor do livro (Foto: Divulgação)

O contato com a história do biografado está no caminho Thélio desde a infância. Ainda criança, costumava acompanhar o pai, o advogado Leidson Farias, que atuou profissionalmente na Comarca de Areia, cidade de origem de Pedro Américo. Durante as viagens, aproveitava para visitar a casa onde o pintor nasceu

Em 1991, Thélio foi pela primeira vez a Florença, na Itália, onde seu conterrâneo famoso morreu. Ficou surpreso ao encontrar um busto em homenagem ao artista, algo que não existe no Brasil. “Comecei a estudar sobre a vida de Pedro Américo e descobri que o mesmo não foi só o maior pintor brasileiro do século 19, e que teve múltiplos talentos como de caricaturista, arquiteto, explorador planetário, poeta, romancista, intelectual, político, deputado federal, professor, filósofo e ecologista. Vi que eu tinha um personagem talentoso, que posso intitular de ‘Leonardo Da Vinci brasileiro'”, conta.

Cinco anos de pesquisa
Para chegar a um resultado que fizesse jus ao biografado, o escritor levou cinco anos para concluir sua pesquisa. Ao longo desse tempo, Thélio fez várias visitas aos lugares por onde o pintor passou e que marcaram sua trajetória. Ele ouviu diferentes fontes e teve acesso a arquivos públicos e documentos concedidos pelos bisnetos do pintor. Com o auxílio de um médico e tomando como base os sintomas relatados em cartas, o autor chegou a descobrir a causa morte do artista. 
“Com essa pesquisa, descobri que Pedro Américo naufragou na orla da Grã-Bretanha, perdeu-se no Norte da África e quase foi devorado por um leão. Também relato a prisão de Pedro Américo em Paris, por engano, e as dificuldades que o mesmo passou, inclusive fome”, adianta.

Conhecimentos para novas gerações
A publicação conta com prefácio do professor, escritor e presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE), Ricardo Ramos Filho, que é neto de Graciliano Ramos, além de textos do artista plástico João Câmara e do presidente da Fundação Portinari, João Cândido Portinari. O farto material imagético do livro traz algumas das mais famosas obras de Pedro Américo, como “Batalha do Avaí” (1872-77) e “Tiradentes Supliciado” (1893).

“Como ressaltou Cardoso de Oliveira, genro e primeiro biógrafo de Pedro Américo, ‘render culto aos grandes homens é um dever tão sagrado quanto o de amar a nossa Pátria’. Ao mergulhar na vida de Pedro Américo, naveguei por páginas fantásticas da história do Brasil, e acredito que dei minha contribuição para que as novas gerações conheçam a figura de Pedro Américo e que possam se apaixonar pelo mundo dos livros e da história”, afirma o pesquisador, que destacou a existência de um projeto de lei, ainda aguardando a aprovação do Legislativo para inscrever o nome do pintor no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria


Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog