domingo, 20 de fevereiro de 2022

Moradores e comerciantes de Bom Jardim reivindicam ação da prefeitura para evitar problemas ambientais

Enchente em Bom Jardim-PE 03/05/2011 - YouTube




Moradores e comerciantes do centro de Bom Jardim protocolaram por meio do Ofício nº 01/2022,  Pedido de Providências,  que notifica a atual gestão da  prefeitura da necessidade imediata de empreender  esforços e ações para limpar o rio Tracunhaém, podar árvores, retirar excesso de terra, lixo e entulhos em função de construções de obras públicas e da  ação antrópica que  degrada o rio e coloca a comunidade em situação de risco.

O documento assinado por uma comissão composta por  dez moradores e empreendedores locais pede  diálogo, debate entre comunidade e  prefeitura, também sugere  realizar  campanhas de conscientização para evitar danos ao meio ambiente, o assoreamento do rio e consequentes problemas ambientais com os fenômenos naturais chuvas que provocam enchentes e prejuízos  de toda ordem.

A comunidade reivindica realização de obras de contenção de águas  do rio Tracunhaém em pequenas barragens para abastecimento de comunidades rurais, projetos agrícolas, piscicultura, pede a construção de muro de contenção de água, drenagem de esgotos, aproveitamento de pedras que há no próprio rio e aproveitamento da mão obra local para gerar oportunidades e renda para profissionais e pessoas desempregadas. 

A comunicação na forma de documento oficial dos moradores visa resolver problemas antigos e emergentes, vai gerar bons resultados para o município ao buscar proteção para moradores do campo e da cidade, respeito ao meio ambiente, saúde com estruturação do saneamento básico, preservação do patrimônio e geração de renda. Resumidamente é o que se pode afirmar de fato ação sustentável, dentro de perspectiva de cidade inteligente.

O pedido de providências endereçado ao ao prefeito João Francisco Neto (Janjão)  foi protocolado na Prefeitura de Bom Jardim- PE, em 11 de janeiro de 2022, com cópia para Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras do município.

"É preciso cuidar de nossa cidade, respeitar o meio ambiente, fazer obras estruturadoras, parcerias e mudança de mentalidade. Não podemos passar por situações idênticas ao ocorrido na enchente de 2011, temos que  evoluir com nossa consciência, com união da comunidade e poder público frente aos desafios que afetam homens, natureza, poder público e comunidade", Edgar Santos, Luciano Florentino, João de Farias, Maria das Graças Vasconcelos, Cristina Campos, Verônica Barros, Figueiredo Moura, Ulisses Pessoa, Reginaldo Francisco, Joaquim Freire, Júlio Antônio, Ana Nery Souto. Pela Comissão.



Vídeo Enchente em Bom Jardim - You Tube - Claudiano Silva

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog