sexta-feira, 12 de abril de 2019

A sensibilidade encurralada



Resultado de imagem para sensibilidade

Tudo se explica.  Muitas informações correm soltas, trazendo novidades. Não importa o que elas conseguem dizer. As conversas inquietam, mas mostram pouco afeição pela solidariedade. Portanto, os argumentos vazio nos deixam perplexos, quando reagimos diante de tantos desenganos. Mas é preciso não sacudir tudo em cima de pessoas. Temos que  construir uma leitura da sociedade que nos mostre as relações. Há clara intenções de perturbar a lucidez. Por que, então, se divertir com o sensacionalismos? As armas matam e servem aos desmandos fascistas. Reproduzem atmosferas milicianas.
As relações sociais estão contaminadas pela desigualdade. Somos diferentes, nem todos gostam do azul.A questão é que há fome, desemprego, salários infames. No entanto, os especialistas no mercado nem olham para o coletivo. Gostam de cálculos objetivos, criam ilusões que silenciam até os desfavorecidos. Parece uma ficção mal escrita. Dê uma olhada olhada no facebook. Há apelos, lamentações, tristeza.Seja cuidadoso. Há falas autoritárias que lembram Pinochet e riem dos sofrimentos alheios. Há os treinados em provocar escândalos, para ocultar dissabores.
A razão é instrumentalizada. Justifica desastres ecológicos, desfazares dos governantes, interesses predatórios dos políticos. Há quem se empolgue e grite que a vida é  mesmo ambiguidades. Chegam a elogiar racismos ou curtir preconceito antigos. Lembrem-se da lutas civis nos Estados Unidos e dos sonhos de 68. Há brechas, imaginações coloridas. A sociedade busca organizações opressoras.Encurrala a sensibilidade. Não se trata de ignorâncias. Existem doutores que formulam teorias que mereciam desconfianças gerais..
O mundo polarizado sofre e convive com delírios. Esquizofrenias andantes e assustadoras. Um abraço pode ser um assédio, a fragmentação arruína a solidariedade. Sempre, insisto que a sedução pela quantidade esvazia o sentimento. Quem é o outro? É possível um paixão ou o oportunismo dos negócios garante ganhos na bolsa? A travessia complica-se, pois o massacre das informações é tirana. Não há fôlego para animação e muita covardia se esconde por reclamações, aparentemente, afetivas. Os compromissos estão num ar poluídos. Somos imprudentemente arquitetos de relações que celebram dores, em nome dos certificados de competência. E você já tomou seu cafezinho ou curte falar do vizinho que veste um velha camisa vermelha?
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog