A luta está feroz. Um momento de grande singularidade com a volta de um conservadorismo avassalador. O mundo globalizado se encontra em guarda contra as novidades políticas. Querem permanências e atiçam comportamentos agressivos. Difícil definir o que passa. Muitas incertezas e medos. Depois de tanta ousadia, a ameaça da censura se veste e a segurança se torna tema. Não pense que o Brasil está sozinho. Dê uma olhada na Europa. A questão dos refugiados inquieta e traz legislações inesperadas.
A sociedade se encontra com ambiguidades crescentes. A eleição foi tensa, mas houve uma ausência grande de pessoas. O voto nem sempre dizia um escolha consciente. Ressentimentos soltos e um admiração por Jair. Imaginam que ele modificará os costumes, fabricará uma ordem. Ganhou o inexplicável. Parece um novo mito. Nem todos sabem o que é isso, porém o rio corre apressado para o mar. Uma espécie de vingança contra o PT, a desesperança pendurada, a desistência das utopias?
Não faltam análises. Algumas se constroem de forma vazia. Assistam aos comentário da Globo News. È incrível a enganação, a vontade de triturar o adversário. Nada a acrescentar a um jornalismo idiotizado. Jair está comprometido com as verdade ditas inibidoras da democracia. Gosta de armas, fala mal de tanta gente e ainda possui assessores que simpatizam com o fascismo. Viram os camisas pretas? E a seleção de futebol desfilando nas ruas? A arrogância e o deboche andam juntos e invadem espaços sociais.
Não brinquem com o simbolismo. As cores representam escolhas e preconceitos. O jeito de sentir poderoso atravessa prática dos admiradores do Jair. Estamos cercados de perplexidades. Há reações. Surge a lucidez de quem conhece a história. A política não tem ponto final. Faz parte da história. Temos incompletudes e sonhos. A travessia é longa cheia de labirintos. Mas a continuidades não se desfez. Jair enfrenta também uma luta. Há muitos desencontros e surpresas numa atmosfera nublada. Testam cuidados e coragens.
Por Paulo Rezende
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog