domingo, 22 de junho de 2014

Reflexões sobre uma noite da Feira Cultural e o São João Bom D+ só em Bom Jardim.


Reflexões sobre uma noite da Feira Cultural e o São João Bom D+ só em Bom Jardim.

Uma noite memorável, de múltiplas atrações culturais que emocionou todos os bonjardinenses presentes no pátio de eventos João Salvino Barbosa.
A Programação do São João Bom D+ só em Bom Jardim,  da Feira Cultural, desta sexta-feira (20), teve início com a apresentação do Balé Popular do Bom Jardim (Balé da Cultura), com o Espetáculo “ Meu Canto, Meu Bom Jardim”, retratando nossas origens históricas e culturais, sob a coordenação da professora Glauciane Lopes.  Na sequência, o ator Adélio Lima, do filme "GONZAGA de Pai pra Filho", entrou em cena e deu um show ao retratar a história de vida do "Rei do Baião, já doente em sua cadeira de rodas. Arte, Música, Teatro é Cultura com qualidade. Um momento especial, uma oportunidade para o público reviver a nossa cultura, fortalecer nossa identidade cultural, o forró. Cultura que edifica, qualifica, educa, diverte e acima de tudo contribui para que sejamos seres humanos melhores.
O Forró Sensação, que se apresentou em seguida é sensacional. A banda, de forró pé de serra, é especial e composta por cegos. Encontrar um grupo com identidade cultural, social e emocional semelhante ao nosso homenageado, nos deu imensa satisfação. Forró Sensação representa uma quebra de paradigmas, é algo extraordinário, um exemplo de vida e de superação para todos nós. A mensagem é: Cultura transforma a vida das pessoas para melhor.
O homenageado da primeira edição do São João Bom D+ só em Bom Jardim, é o senhor Mariano Antônio de Souza (Mariano Sanfoneiro), um homem especial, simples, de uma história de vida sofrida, de muitas dificuldades, mas muito bonita, uma história de esperança, coragem, determinação e superação.  Deus concedeu a Mariano o dom da música. Mariano aguardou sua hora de tocar com carinho, estilo e técnica para apresentar o mais autêntico forró pé de serra. A animação foi total. Muitas pessoas, além de jovens e crianças tiveram a oportunidade de conhecer Mariano, o sanfoneiro. Emocionado, Mariano agradeceu ao prefeito Miguel Barbosa, pela homenagem e pela sanfona que volta aos seus braços para sua alegria e diversão de nosso povo. A sanfona, devolvida a Mariano, é mais vida para a Cultura da Região. É o regaste da nossa identidade cultural. Tocar para Mariano significa além de ganhar dinheiro, viver sua cidadania plena, viver intensamente a felicidade.

Para finalizar a noite um grande show com Savinho do Acordeon. Noite maravilhosa para divulgar a Cultura de Pernambuco, a Cultura de Bom Jardim. Isso é Brasil Campeão! Participe da Feira Cultural! É  toda sua.

Com uma praça de eventos ornamentada e um palco digno de receber qualquer convidado para apresentar shows, com uma Feira Cultural com barracas expondo e comercializando objetos de artesanato feitos com muito carinho e comidas deliciosas para representar nossa gastronomia (Cultura Alimentar). Gente trabalhando, gente bonita participando da festa, boas conversas, amizades se fortalecendo, namoros, paqueras, despertar de paixões, reencontros, fotos, sorrisos, famílias inteiras: crianças, jovens, pais, idosos. Assim é a nossa festa junina, uma festa de paz, alegria, cultura popular e muito mais... Finalizando nossas atrações da noite um grande show com Savinho do Acordeon. Foi uma noite maravilhosa para divulgar a Cultura de Pernambuco, a Cultura de Bom Jardim. Isso é Brasil Campeão! Participe da Feira Cultural é toda sua. Viva o São João !
Fotos: Herbert e Bom Jardim Noticia


Por Edgar Severino dos Santos
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog