terça-feira, 30 de abril de 2013

O novo rei da Holanda


Ele e a mulher Máxima são o casal mais jovem das monarquias ocidentais.
Beatrix, de 75 anos, encerra um reinado de 33 anos.


 

Agora Princesa dos Países Baixos Beatrix (Centro), ao lado do novo Rei da Holanda, o filho Willem-Alexander e sua esposa, a Rainha Consorte Maxima. (Foto: Reuters)Agora Princesa dos Países Baixos Beatrix (centro) acena para a população, ao lado do novo Rei da Holanda, seu filho Willem-Alexander, e sua esposa, a rainha Consorte Máxima (Foto: Reuters)
A rainha Beatrix da Holanda abdicou ao trono nesta terça-feira (30) em favor de seu primogênito, Willem-Alexander, que se tornou o novo rei dos Países Baixos, durante cerimônia que aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã.
"Dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta função", disse Beatrix, que já é Princesa dos Países Baixos, em um breve discurso. Beatrix, de 75 anos, encerra um reinado de 33 anos.
  •  
Rainha Beatrix, durante ato de abdicação ao trono em favor do filho, Willem-Alexander e sua esposa Maxima, no Palácio Real, em Amsterdã. (Foto: Reuters)Rainha Beatrix, durante ato de abdicação ao trono em favor do filho Willem-Alexander e sua esposa Máxima, no Palácio Real, em Amsterdã. (Foto: Reuters)
 Do G1
Willem-Alexander e sua mulher Maxima, que será rainha Consorte, estavam acompanhados de suas três filhas. A mais velha, Catalina-Amalia, de 9 anos, é agora a princesa de Orange, herdeira do trono holandês.
Milhares de holandeses se aglomeram na praça em frente ao Palácio Real para se despedirem da rainha Beatrix.
Multidão espera para ver o novo Rei da Holanda. (Foto: Kevin Coombs / Reuters)Multidão espera para ver o novo rei da Holanda. (Foto: Kevin Coombs / Reuters)
A festa de despedida da rainha começou na noite de segunda-feira (29). Milhares de convidados, entre eles os membros das casas reais europeias, compareceram no baile de gala no renovado Rijksmuseum.
Tingida de laranja, em referência à dinastia dos Orange, Amsterdã estava pronta para as celebrações. A cidade prevê que mais de um milhão de pessoas – vigiadas por cerca de 10 mil policiais – participem do evento, que terá um custo de 11 milhões de euros.
Príncipe herdeiro Willem-Alexander, sua mulher Maxima e Rainha Beatrix, chegam para jantar e para baile de gala no Rijksmuseum de Amsterdã. (Foto: Robin Utrecht / Pool / Reuters)Príncipe herdeiro Willem-Alexander, sua mulher Máxima e a rainha Beatrix, chegam ao baile de gala no Rijksmuseum de Amsterdã. (Foto: Robin Utrecht / Pool / Reuters)
A cerimônia oficial de coroação de Willem-Alexander ocorreu na medieval Nieuwe Kerk (Igreja Nova), que estava coberta de flores coloridas.
Nessa mesma Igreja, o primogênito da rainha se casou com Máxima Zorreguieta, de origem argentina, há pouco mais de 11 anos.
Vestido de fraque e coberto com um manto real, o príncipe de 46 anos jurou “perante os povos do reino observar e respeitar sempre o Estatuto do Reino e a Constituição”.
Como explicou a Casa de Orange, na Holanda um “novo rei não é coroado, mas investido”.
A cerimônia foi acompanhada por 20 monarquias, entre eles o príncipe herdeiro da coroa espanhola, Felipe de Borbón, e sua esposa, Letizia; e o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, e sua esposa Camila.
Holandeses saudam no Rei da Holanda e rainha consorte. (Foto: Reuters)Holandeses saudam no Rei da Holanda e Rainha Consorte. (Foto: Reuters)
Novo rei
Willem-Alexander se converte no primeiro rei da Holanda dos últimos 123 anos. Formará o casal real mais jovem das monarquias ocidentais.
“Ele é um homem de uma nova geração completamente preparado para seu novo papel", disse Fred de Graaf, presidente do Senado da Holanda. “Tem uma grande experiência internacional”, acrescentou.
Segundo pesquisa da rede de televisão “Nos”, divulgada um dia antes da entronização, 69% dos holandeses acreditam que Willem-Alexander será um bom rei. Um ano atrás, a aprovação era de 59%.
O príncipe foi um dos primeiros a se casar por amor com uma jovem sem sangue azul, e que além disso não era holandesa, mas sul-americana.
www.professoredgar.com

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog