segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Eleições 2014:Urnas biométricas serão utilizadas no Recife

Considerada uma tecnologia mais segura, a biometria identifica os eleitores pelas impressões digitais nos pleitos oficiais organizados pela Justiça Eleitoral

Do JC Online

Com informações da Agência Brasil

Eleitores do Recife e de outras oito capitais serão recadastrados / Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Eleitores do Recife e de outras oito capitais serão recadastrados

Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

A Justiça Eleitoral divulgou que eleitores do Recife serão recadastrados para usar o sistema biométrico nas eleições de 2014. Eles vãos e juntar aos eleitores de mais de 300 municípios de 14 Estados e do Distrito Federal, incluindo oito capitais.
Além do Recife, eleitores de Brasília (DF), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Palmas (TO), Teresina (PI), São Luís (MA) e João Pessoa (PB) vão passar pelo recadastramento com foco nas eleições de 2014. Serão quase 10 milhões de recadastrados.
Considerada uma tecnologia mais segura, a biometria identifica os eleitores pelas impressões digitais nos pleitos oficiais organizados pela Justiça Eleitoral. A tecnologia torna praticamente impossível fraude na identificação do eleitor, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
A primeira experiência do Brasil com o voto pelo sistema biométrico foi nas eleições municipais de 2008. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à época pouco mais de 40 mil eleitores das cidades de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC) experimentaram o sistema e, desde então, o recadastramento tem sido feito gradativamente.
Até as eleições municipais do ano passado, 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios utilizaram a nova tecnologia. Sergipe e Alagoas são os únicos estados que tiveram todo eleitorado recadastrado. Em 2014, segundo o TSE, a medida, deve alcançar 18 milhões de eleitores de municípios de 25 estados e do Distrito Federal. Só o Amazonas não aparece na lista do TSE. A expectativa da Justiça Eleitoral é que, até 2018, o sistema esteja implantado em todos os os municípios brasileiros.

www.professoredgar.com

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog