segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Grécia vai descumprir metas do FMI para o déficit até 2012, diz ministro


Esboço do orçamento foi aprovado pelo governo neste domingo (2).
Medidas de austeridade incluem demitir até 30 mil funcionários públicos.


O gabinete de governo da Grécia aprovou neste domingo (2) o orçamento do país para 2012 e afirmou que não será possível cumprir as metas de déficit determinadas no plano de resgate da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) neste ano e no próximo. Segundo o ministro das Finanças grego, o orçamento será enviado ao Parlamento na segunda-feira (3).



O país acredita que o déficit orçamentário de 2011 ficará em 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, sem atingir a meta de 7,6%, segundo os documentos aprovados. Em 2012, a expectativa é que o déficit chegue a 6,8%, ainda acima da meta de 6,5%.
"Três meses críticos restam para terminar 2011, e a estimativa final de déficit de 8,5% do PIB poderá ser alcançado se o mecanismo do Estado e os cidadãos reajam de acordo", disse o ministro.
Nos mesmos documentos, a Grécia vê sua economia sendo contraída em 5,5% neste ano e 2% no ano que vem. Isso está em conformidade com as perspectivas econômicas mundiais divulgadas pelo FMI no mês passado, mas muito pior que as projeções utilizadas para as negociações sobre o resgate em julho, que previram que a economia do país voltaria a crescer no ano que vem.
Atenas põe a culpa da falha em atingir as metas na contração da economia pior que a esperada, enquanto seus credores dizem que a falha no avanço com as necessárias reformas estruturais também são parte da culpa.
A recessão mais profunda do que o esperado torna mais difícil para a Grécia obter receitas e atingir as metas do déficit. Ela também faz com que o impacto das medidas de austeridade, como aumento dos impostos e corte dos salários, pese muito mais sobre os cidadãos.


Servidores de ministério na Grécia bloqueiam entradas nesta quinta-feira (29) (Foto: Reuters)
Servidores protestaram contra medidas e bloquearam sede de ministério na quinta-feira (29) (Foto: Reuters)


Fonte: g1.globo.com  Por Blog Professor Edgar Bom Jardim-PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog