terça-feira, 28 de maio de 2013

Bom Jardim realiza Conferência de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Bom Jardim realiza nesta terça (28) e quarta (29), a Segunda Conferência Municipal de Educação sobre o tema: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação:Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
                                   
                                                      Professora Zélia Santana 
Durante o mês de abril foram realizados vários encontros para estudo dos eixos de discussão, que abordavam diferentes assuntos sobre o sistema educacional brasileiro e a educação municipal.
As Miniconferências  tiveram como objetivos estudos e elaboração de propostas já estudadas pelos grupos responsáveis por cada eixo e que serão levadas para discussão da Conferência Municipal e Estadual.
A Conferência Nacional da Educação será um importante espaço democrático para a construção das diretrizes e do novo Plano Nacional da Educação, e por isso, as mudanças e propostas discutidas nos estados e municípios serão analisadas neste evento. 
Os eixos em debates são : O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação; Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente; Qualidade da Educação:
Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho e por último, Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos. No encontro compareceram os professores das redes estadual, municipal e particular de ensino, estudantes e representantes de  entidades.


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4,2 mil pessoas afetadas pela chuva no Paraná

Novo relatório da Defesa Civil foi divulgado na tarde desta terça-feira (28).
Chuva de granizo atingiu três cidades no norte e noroeste do estado.

Do G1 PR.

Tamanho das pedras assustou os moradores (Foto: Emelise Dias/VC no G1)Tamanho das pedras assustou os moradores
(Foto: Emelise Dias/VC no G1)
Um novo balanço da Defesa Civil do Paraná, divulgado no meio da tarde desta terça-feira (28), mostra que o número de pessoas afetadas pela chuva de granizo que caiu em três cidades da região noroeste do estado na noite de segunda-feira (27) afetou diretamente 4.220 pessoas. Conforme o boletim, o município mais afetado foi Paranavaí, com mais de 2,3 mil pessoas atingidas.
O boletim aponta ainda estragos em Diamante do Norte. Na cidade, 200 pessoas estão desabrigadas. Além delas, outras 1,3 mil foram afetadas pelos estragos provocados com a chuva.
Outro município que também registrou problemas, de acordo com a Defesa Civil, foi Paiçandu, no norte do Paraná. Ao todo, 400 pessoas sofreram com os estragos.
Ainda segundo a Defesa Civil, nas três cidades, o número de casas danificadas chega a 1,7 mil. Só em Paranavaí, foram 1,1 mil residências atingidas pela chuva.
O Instituto Meteorológico Simepar explicou que a tempestade foi formada por uma área de instabilidade pontual, que se formou em ambas as regiões. Em Paranavaí, em torno de uma hora, tempo que durou o temporal, a estação meteorológica do Simepar registrou acúmulo de 27,2 milímetros de água na cidade.
Sem luz
Outro problema enfrentado pelos moradores após o temporal foi a falta de energia. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), até as 11h40 mais de mil moradores ainda estavam sem o fornecimento. Durante a tarde, a Copel resolveu a maior parte das ocorrências e restabeleceu as linhas de energia na área urbana de Paranavaí.
Em Curitiba e Região Metropolitana mais de 14 mil domicílios também ficaram sem energia elétrica por causa da chuva desta terça-feira. A Copel informou que o serviço voltou ao normal a partir das 11h.
Estradas
Também em virtude da chuva a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma queda de barreira no km 32 da BR-116, que liga Curitiba a São Paulo. O trecho fica em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana, e o trânsito flui normalmente pelo acostamento.
Mais temporais
O tempo segue instável durante esta terça-feira em todo o estado, segundo o Simepar. A chuva deve continuar até quarta-feira (29) na maior parte das regiões. Há previsão de temporais para as regiões norte e oeste. Em Curitiba, a máxima não deve passar dos 19ºC. Em Londrina e Maringá, no norte, as temperaturas ficam um pouco mais agradáveis e podem chegar a 22ºC.


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China: Exemplo que envergonha a humanidade

Segundo médicos, bebê está bem.
Caso provocou choque e revolta no país.

Da France Presse

O bebê recém-nascido que foi resgatado em uma tubulação de esgoto em um prédio em Jinhua, na China, depois de cair no vaso sanitário, passou de duas a três horas preso no cano, segundo a polícia. O caso provocou choque e revolta no país.
Bebê encontrado em tubulação de esgoto do vaso sanitário dum prédio residencial no leste da China é retirado com vida. Moradores ouviram o choro da criança no banheiro do 4º andar e chamaram os bombeiros. O bebê abandonado ainda estava ligado à placenta. (Foto: AFP)Bebê encontrado em tubulação de esgoto do vaso sanitário dum prédio residencial no leste da China é retirado com vida (Foto: AFP)
A mãe da criança, de 22 anos, que não é casada, escondeu a gravidez dos vizinhos pelo medo de ser vítima de preconceito, afirmou um policial de Jinhua, na província de Zhejiang.
Ela deu à luz de maneira inesperada quando foi ao banheiro no sábado e a criança caiu no vaso sanitário, segundo a polícia.
 A mãe telefonou para o senhorio e disse que ouviu "barulhos estranhos" na tubulação. O proprietário do imóvel ligou para a polícia depois de localizar a criança.
As tentativas de retirar o bebê falharam e a equipe de resgate foi obrigada a cortar um trecho de 10 centímetros de diâmetro, com o recém-nascido dentro. Em seguida levaram a criança para um hospital.
Bombeiros e médicos passaram quase uma hora retirando a tubulação, pedaço por pedaço, com serras e alicates, para finalmente retirar o bebê, que ainda tinha a placenta junto ao corpo.
"A mulher estava no local durante todo o processo de resgate e admitiu (que era a mãe) quando nós perguntamos", disse um policial.
O pai ainda não foi localizado.
A polícia investiga para determinar se a mãe teve a intenção de jogar a criança no vaso, antes de decidir se ela será indiciada.
O menino de 2,3 quilos sofreu alguns cortes no rosto, pernas e braços e foi colocado em uma incubadora no hospital.
As primeiras notícias divulgadas pela imprensa local afirmavam que a criança foi jogada de modo deliberado no vaso.
De acordo com fontes médicas, o bebê está bem e já pode receber alta. A mãe está em condição crítica por complicações no momento do parto.
O caso provocou uma forte reação dos chineses nas redes sociais, com muitas mensagens de desejo de recuperação ao bebê.
Bebês chineses nascidos fora do casamento muitas vezes são abandonados em consequência das pressões sociais e financeiras. A política do filho único do país também pode representar multas pesadas para os casais que têm mais de um bebê.
Bombeiros cortam cano para retirar bebê (Foto: AFP)Bombeiros cortam cano para retirar bebê (Foto: AFP)
Bombeiros tiveram que cortar um trecho de 10 centímetros de diâmetro do cano, com o recém-nascido dentro (Foto: Reuters)Bombeiros tiveram que cortar um trecho de 10 centímetros de diâmetro do cano, com o recém-nascido dentro (Foto: Reuters
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Federalização da Educação no debate da COMED 2014 em Bom Jardim- PE


Professores, estudantes e pais das escolas estaduais EREM Justulino Ferreira Gomes, EREM Dr. Mota Silveira e Raimundo Honório, defenderam a Federalização da Educação, a implantação de Universidade Pública em Bom Jardim e a aplicação de 100% dos recursos oriundos do PRÉ-SAL para educação, como proposições estratégicas estabelecidas no documento referência da miniconferência realizada na primeira quinzena de maio na EREM Dr. Mota Silveira. 




O Governo Municipal de Bom Jardim, através da Secretaria de Educação, articulada com diferentes segmentos da sociedade local, vem desde o início de abril organizando a II COMED – Conferência Municipal de Educação.
O primeiro encontro foi realizado no dia 04 de abril deste ano, no Centro Cultural e Educacional Marineide Braz, envolvendo representantes das diversas secretarias do município: Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social; representantes dos Conselhos de Educação, Tutelar, de Direito, e profissionais do âmbito educacional: gestores, coordenadores, professores, além de pais e alunos das diferentes redes de ensino. 
Neste momento, foi realizada uma introdução à conferência, apontando o sentido do evento, o tema da CONAE- 2014 (Conferência Nacional de Educação) e seus respectivos eixos. Foram realizadas as seguintes ações: discussão sobre possíveis temas e eixos para serem objetos de estudo na conferência municipal; realização de inscrição para as diferentes comissões; votação para escolha de profissionais para apresentação, no encontro seguinte, dos sete eixos presentes no documento-referência, sendo eles: José Euclides, Gustavo Braz, Márcio Alexandre, Edson Nascimento, Edgar Severino dos Santos e Luiz Albuquerque, Jany Félix, Maria José Gomes, e a Secretária Municipal de Assistência Social Gilsamary Interaminense.
Profissionais de destaque participaram do encontro como a Secretária Municipal de Educação Izabel Félix, a Secretária Municipal de Saúde Dagmar Lins e a nova diretora da EREM Justulino Ferreira Gomes, Paula Regina França. Estiveram à frente dos trabalhos alguns membros da comissão organizadora: as professoras Maria Gomes, Renata Henriques, Maria José Gomes de Oliveira, Lúcia Barbosa e o professor Gustavo Braz.








No dia 15 de abril, realizou-se mais um encontro para organização da II COMED – Conferência Municipal de Educação. O mesmo aconteceu no Centro Educacional e Cultural Marineide Braz, e contou com a presença de representantes de diferentes segmentos da sociedade bonjardinense.  Neste encontro foram apresentados ao público participante os eixos da CONAE – 2014, pelos profissionais escolhidos anteriormente.
Tema Central: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. 

          Subtema: PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: RESPONSABILIDADE DE TODOS NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

          Veja abaixo os eixos da CONAE 2014  e os respectivos profissionais escolhidos para exposição.

 I- O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO – Prof. José Euclides da Silva

II- EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS. – Prof. Gustavo Braz

III - EDUCAÇÃO, TRABALHO, E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE. Prof. Márcio Alexandre

IV- QUALIDADE DE EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM. Prof.ª Jany Félix – Prof. Edson Nascimento

V- GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Secretária de Assistência Social – Gilsamay Duda e a  Prof.ª Maria José Gomes de Oliveira

VI- VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO, CARREIRA E CONDIÇÕES DE TRABALHO. Prof. Edgar Santos

VII- FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS. Prof. Luiz de Albuquerque
               
           A apresentação dos eixos foi significativa para aprofundamento de cada temática, e servirão de subsídio para a realização das miniconferências nas unidades escolares.
Mais uma vez, estiveram presentes no encontro, organizado pela comissão de trabalho, representantes das diferentes secretarias, conselhos municipais, gestores, educadores, pais e alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.











                   Professor Edgar S. Santos, defendeu a" Federalização da Educação"


O terceiro encontro, ocorrido no dia 22 de abril, foi organizado com o objetivo de definir o subtema da conferência, e a realização das miniconferências: escolas-polo, eixos e datas.  Também foi abordada a necessidade de instituição do FME (Fórum Municipal de Educação) e escolhidos representantes de diferentes segmentos, especialmente de pais e de alunos.
A maioria dos participantes escolheu como subtema: PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: Responsabilidade de todos na melhoria da qualidade da educação.
A comissão organizadora decidiu que cada escola-polo, em consonância com as escolas do entorno, trabalharia dois eixos referentes à CONAE – 2014, sendo um deles escolhido, e o outro resultado de sorteio. Desta forma, definiram-se 12 (doze) miniconferências a serem realizadas nos seguintes locais e datas:
- Escola Eutímio de Souza Cabral – Tamboatá – 29/04/2013
- Escola Maria Farias de Albuquerque– Encruzilhada – 30/04/2013
- Escola Moacy Breno Souto Maior – Umari- 03/05/2013
- Escola Terezinha Barbosa – Cidade – 06/05/2013
- Escola Cônego Antônio Gonçalves – Cidade - 06/05/2013
- Escola João de Moura Cavalcanti – Bizarra- 07/05/2013
- Escola Maria José de Aguiar – Pindobinha – 08/05/2013
- Escola 19 de Julho- Cidade- 09/05/2013
- Escola Emerêncio Barroso – Barroncos – 10/05/2013
- Escola Mín. Rural Feijão – Feijão – 02/05/2013.
- Escolas Estaduais – EREM Mota Silveira, EREM Justulino e Raimundo Honório – 06/05/2013
- Secretaria de Educação, Cultura e Esportes – 15/05/2013.

O FME (Fórum Municipal de Educação) ficou constituído da seguinte forma. Ver anexo abaixo.


                                
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Escolas suspeitas de expulsar alunos para melhorar o Ideb


Para Conselho Tutelar, objetivo das transferências é obter mais verbas.
Sete casos estão sendo investigadas pela Secretaria de Educação em GO.

 G1 TV Anhanguera
Diretores de escolas estaduais de Goiás são suspeitos de expulsar alunos com mau comportamento e rendimento para melhorar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, assim, receber mais dinheiro da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A denúncia, feita por pais de estudantes ao Conselho Tutelar da Região Noroeste deGoiânia, foi encaminhada ao Ministério Público Estadual (MP-GO) e está sendo investigada pela Seduc.

Com sete casos sob investigação, o Conselho Tutelar da Região Noroeste acredita que as escolas estão preocupadas com a avaliação do Ideb porque quanto maior a nota no índice, que vai de 0 a 10 e é usado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o rendimento dos alunos, mais dinheiro a escola recebe. A verba pode checar a R$ 20 mil, de acordo com o desempenho.
"Estão procurando o meio mais fácil. O meio mais fácil é chamar o pai do aluno e dizer: 'Está aqui a transferência do seu filho, Procure outra escola'", afirma Dantas. Segundo ele, a medida viola o direito desses adolescentes à educação.
Em um dos casos investigados, segundo o conselheiro tutelar, o aluno do Ensino Médio estudava no período da manhã no Colégio Estadual Sebastião Alves de Souza. Após conseguir emprego, ele passou a estudar à noite. Mas a frequência continuou sendo computada na parte da manhã. Resultado: ele estourou o número de faltas e a escola o mandou procurar outro colégio.
Escolas estaduais são suspeitas de expulsar alunos para melhorar Ideb em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Em documento enviado ao Conselho Tutelar, diretor
defende medida (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O Conselho Tutelar cobrou explicações. O diretor do colégio enviou um documento onde diz que "o aluno evadiu-se das aulas por dois meses, sem que os responsáveis tivessem notado". O resultado, segundo o texto, foi um bimestre praticamente sem notas e que resultará em reprovação e argumenta: "O que é nocivo para a unidade educacional, visto que estamos em ano de medição do Ideb".
Segundo o documento, "a evasão e a repetência são cuidados que as escolas devem ter". Nele, o gestor lembra que é dever do estado e direito de todos à educação e à cultura, mas argumenta que "é injusto e chega ser crime que alguém fique matriculado sem que esteja frequentando [a escola]". A Seduc afastou o diretor do cargo.
Protesto
Na segunda-feira (27), os alunos do colégio fizeram uma manifestação em frente à escola pedindo a volta do diretor. "Ele foi afastado por uma denúncia infundada, então a gente tá pedindo a volta dele", defendeu o aluno Hitler Alves.
Escolas estaduais são suspeitas de expulsar alunos para melhorar Ideb em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Estudantes protestaram contra afastamento de diretor do cargo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)


A reportagem tentou contato com o diretor que mandou o documento ao Conselho Tutelar. Mas ele não atendeu as ligações.

Os sete casos de expulsões ou transferências compulsórias foram registrados em cinco escolas. "Se ao final desse procedimento verificar que, de fato, esses diretores e diretoras estavam usando desse meio escuso para melhorar o Ideb, eles serão exonerados", garantiu o subsecretário de educação de Goiânia, Marcelo de Oliveira.
Além da sindicância para os casos denunciados, a Secretaria Estadual de Educação abriu montou um grupo de trabalho para investigar todas as transferências realizadas este ano. O resultado deve ficar pronto em 60 dias.
O MP-GO informou que já recebeu a denúncia do Conselho Tutelar e vai investigá-la.
Escolas estaduais são suspeitas de expulsar alunos para melhorar Ideb em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Em Goiás, escolas estaduaispossuem placa com a nota do Ideb (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)



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