terça-feira, 28 de maio de 2013

Federalização da Educação no debate da COMED 2014 em Bom Jardim- PE


Professores, estudantes e pais das escolas estaduais EREM Justulino Ferreira Gomes, EREM Dr. Mota Silveira e Raimundo Honório, defenderam a Federalização da Educação, a implantação de Universidade Pública em Bom Jardim e a aplicação de 100% dos recursos oriundos do PRÉ-SAL para educação, como proposições estratégicas estabelecidas no documento referência da miniconferência realizada na primeira quinzena de maio na EREM Dr. Mota Silveira. 




O Governo Municipal de Bom Jardim, através da Secretaria de Educação, articulada com diferentes segmentos da sociedade local, vem desde o início de abril organizando a II COMED – Conferência Municipal de Educação.
O primeiro encontro foi realizado no dia 04 de abril deste ano, no Centro Cultural e Educacional Marineide Braz, envolvendo representantes das diversas secretarias do município: Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social; representantes dos Conselhos de Educação, Tutelar, de Direito, e profissionais do âmbito educacional: gestores, coordenadores, professores, além de pais e alunos das diferentes redes de ensino. 
Neste momento, foi realizada uma introdução à conferência, apontando o sentido do evento, o tema da CONAE- 2014 (Conferência Nacional de Educação) e seus respectivos eixos. Foram realizadas as seguintes ações: discussão sobre possíveis temas e eixos para serem objetos de estudo na conferência municipal; realização de inscrição para as diferentes comissões; votação para escolha de profissionais para apresentação, no encontro seguinte, dos sete eixos presentes no documento-referência, sendo eles: José Euclides, Gustavo Braz, Márcio Alexandre, Edson Nascimento, Edgar Severino dos Santos e Luiz Albuquerque, Jany Félix, Maria José Gomes, e a Secretária Municipal de Assistência Social Gilsamary Interaminense.
Profissionais de destaque participaram do encontro como a Secretária Municipal de Educação Izabel Félix, a Secretária Municipal de Saúde Dagmar Lins e a nova diretora da EREM Justulino Ferreira Gomes, Paula Regina França. Estiveram à frente dos trabalhos alguns membros da comissão organizadora: as professoras Maria Gomes, Renata Henriques, Maria José Gomes de Oliveira, Lúcia Barbosa e o professor Gustavo Braz.








No dia 15 de abril, realizou-se mais um encontro para organização da II COMED – Conferência Municipal de Educação. O mesmo aconteceu no Centro Educacional e Cultural Marineide Braz, e contou com a presença de representantes de diferentes segmentos da sociedade bonjardinense.  Neste encontro foram apresentados ao público participante os eixos da CONAE – 2014, pelos profissionais escolhidos anteriormente.
Tema Central: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. 

          Subtema: PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: RESPONSABILIDADE DE TODOS NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

          Veja abaixo os eixos da CONAE 2014  e os respectivos profissionais escolhidos para exposição.

 I- O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO – Prof. José Euclides da Silva

II- EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS. – Prof. Gustavo Braz

III - EDUCAÇÃO, TRABALHO, E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE. Prof. Márcio Alexandre

IV- QUALIDADE DE EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM. Prof.ª Jany Félix – Prof. Edson Nascimento

V- GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Secretária de Assistência Social – Gilsamay Duda e a  Prof.ª Maria José Gomes de Oliveira

VI- VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO, CARREIRA E CONDIÇÕES DE TRABALHO. Prof. Edgar Santos

VII- FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS. Prof. Luiz de Albuquerque
               
           A apresentação dos eixos foi significativa para aprofundamento de cada temática, e servirão de subsídio para a realização das miniconferências nas unidades escolares.
Mais uma vez, estiveram presentes no encontro, organizado pela comissão de trabalho, representantes das diferentes secretarias, conselhos municipais, gestores, educadores, pais e alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.











                   Professor Edgar S. Santos, defendeu a" Federalização da Educação"


O terceiro encontro, ocorrido no dia 22 de abril, foi organizado com o objetivo de definir o subtema da conferência, e a realização das miniconferências: escolas-polo, eixos e datas.  Também foi abordada a necessidade de instituição do FME (Fórum Municipal de Educação) e escolhidos representantes de diferentes segmentos, especialmente de pais e de alunos.
A maioria dos participantes escolheu como subtema: PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: Responsabilidade de todos na melhoria da qualidade da educação.
A comissão organizadora decidiu que cada escola-polo, em consonância com as escolas do entorno, trabalharia dois eixos referentes à CONAE – 2014, sendo um deles escolhido, e o outro resultado de sorteio. Desta forma, definiram-se 12 (doze) miniconferências a serem realizadas nos seguintes locais e datas:
- Escola Eutímio de Souza Cabral – Tamboatá – 29/04/2013
- Escola Maria Farias de Albuquerque– Encruzilhada – 30/04/2013
- Escola Moacy Breno Souto Maior – Umari- 03/05/2013
- Escola Terezinha Barbosa – Cidade – 06/05/2013
- Escola Cônego Antônio Gonçalves – Cidade - 06/05/2013
- Escola João de Moura Cavalcanti – Bizarra- 07/05/2013
- Escola Maria José de Aguiar – Pindobinha – 08/05/2013
- Escola 19 de Julho- Cidade- 09/05/2013
- Escola Emerêncio Barroso – Barroncos – 10/05/2013
- Escola Mín. Rural Feijão – Feijão – 02/05/2013.
- Escolas Estaduais – EREM Mota Silveira, EREM Justulino e Raimundo Honório – 06/05/2013
- Secretaria de Educação, Cultura e Esportes – 15/05/2013.

O FME (Fórum Municipal de Educação) ficou constituído da seguinte forma. Ver anexo abaixo.


                                
www.professoredgar.com

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog