domingo, 27 de novembro de 2022

Consciência Negra: EREM Raimundo Honório e Ciranda Maravilhosa na comunidade quilombola de Brejinhos



Dia da Consciência Negra em Brejinhos, João Alfredo - PE - Canal Museu de Bom Jardim - YouTube

A Comunidade Quilombola de Brejinhos, município de João Alfredo - Pernambuco, é uma referência de resistência cultural afro-brasileira, no agreste setentrional pernambucano.

Com o apoio do governo municipal, por meio das secretarias de Assistência Social, Secretaria de Educação, Diretoria de Cultura, Secretaria de Saúde, Escola Heliodoro Gonçalves, Maracatu Nação Odara, Movimento Religioso e da Associação de Moradores, estão sendo desenvolvidas diversas atividades de assistência social com ações e políticas públicas afirmativas de valorização dos direitos humanos e combate ao racismo estrutural. Constam também na programação do evento, mostra cultural, apresentações artísticas, projeto educacional [Re]contando Brejinhos.

 

Estudantes da EREM Raimundo Honório, da cidade de Bom Jardim, visitaram o espaço Casarão dos Arrudas, dançaram com o grupo musical Ciranda Maravilhosa do Museu de Bom Jardim, se encantaram com a mostra cultural alusiva à memória local. O evento que comemora o mês da Consciência Negra movimenta escolas da rede municipal, rede particular e rede estadual de João Alfredo e região. Deste modo, ampliam-se em campo, as reflexões já firmadas no chão da escola sobre racismo, empoderamento da mulher negra, cultura afro e importância das cotas para o acesso às Universidades.

Estudantes da EREMRH visitam o Casarão dos Arrudas, uma viagem no tempo 


Nesta perspectiva, o Museu de Bom Jardim tem agregado extremo valor às pautas mencionadas, tendo em vista que em parceria com os músicos da cidade, cria, projeta, difunde e fortalece a tradição da ciranda   no território pernambucano, ao levar para diversas cidades o Grupo Musical Ciranda Maravilhosa, Projeto Cultural de valor reconhecido.

 

Por Edgar S. Santos / Elizabete Pedrosa.

Produção Cultural: Edgar S. Santos

Idealização: Museu de Bom Jardim Pernambuco

Imagens: Akires Sabino

Música: Canto das Três Raças - Clara Nunes

Participação Especial: Grupo Cultural Ciranda Maravilhosa

Parceria: Prefeitura Municipal de João Alfredo – PE / Museu de Bom Jardim/

EREM Raimundo Honório

Comunidade de Brejinhos

Agradecimentos Especiais: Zé Martins, Solange Chaves, Elizabete Pedrosa, Ana Maria, José Nilton, Verônica Cabral, Emiliana Arruda, Genilson Severino, Casarão dos Arrudas, Maracatu Nação Odara, Ciranda Maravilhosa: Neto, Marcelino, Douglas, Mac, Moisés, Mikael, Lucas, Felipe, Adrielle, Betânia Chaves, Fabíola Ferreira, Daniele Monteiro, Cleiton Estudantes e professores das escolas participantes, Equipe gestora da EREM Raimundo Honório, artistas e comunidades participantes deste documentário.

Este vídeo comemorativo é um documentário cultural e histórico, tem objetivos educacionais.

Realização: Museu de Bom Jardim, 25 de novembro 2022.

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog