quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Óleo de coco resiste a altas temperaturas e não libera substâncias nocivas





Volta e meia, a utilização de gorduras em cozimento e frituras é assunto que levanta polêmica e dúvidas. Não seria diferente, portanto, com o óleo de coco, cada vez mais popular nas prateleiras de supermercados. 

De acordo com Ana Paula G. Karam, nutricionista funcional, é preciso atentar para as propriedades de cada gordura. Quando se trata de levar ao fogo, a vantagem fica com as saturadas. É o caso do óleo de coco, por exemplo, que conserva melhor suas propriedades mesmo em altas temperaturas.

Ainda segundo Karam, as moléculas presentes no óleo de coco já estão quebradas. Isso significa que ele consegue se manter estável durante todo o processo de preparo de um alimento. “A vantagem do óleo de coco é que ele conserva suas características e não libera substâncias prejudiciais ao organismo ao longo do cozimento. Além disso, ele preserva seus antioxidantes, que são essenciais para conter o envelhecimento da pele”, explica.

E o azeite?
O mesmo não ocorre com as gorduras insaturadas, como a do azeite, que sofre com a quebra das cadeias quando aquecida. Isso significa que, durante um processo de grelhar, por exemplo, o extrato da oliva libera compostos nocivos, como acroleína e hidrocarbonetos.

“Algumas dessas substâncias são fatores de risco para doenças metabólicas, como diabetes, e também para problemas cardiovasculares. Outras, podem até ser cancerígenas no longo prazo. Por conta disso, o óleo de coco é o mais indicado para esse tipo de uso culinário”, revela a especialista.

Outros benefícios
Além de ser aliado no preparo dos alimentos, o óleo de coco ainda tem ação termogênica, que ajuda, entre outras coisas, a regular nosso metabolismo e no controle do colesterol. “Podemos destacar também suas propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias. Ou seja, o consumo de óleo de coco contribui para fortalecer nossa imunidade, ajudando a combater uma infinidade de bactérias, leveduras, fungos e vírus”, completa Ana Paula.

Folha de Pernambuco


Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog