domingo, 12 de setembro de 2021

Veja dicas de como estudar Física para o Enem

O mais importante é interpretar corretamente enunciados, gráficos e tabelas, aplicando o conhecimento teórico adquirido em situações cotidianas



Traçar um bom plano de estudo, levando em consideração as especificidades das questões do Enem, é extremamente importante para realizar uma boa prova e conseguir uma vaga no ensino superior. O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), apresenta dicas para fazer uma boa prova de Física no Exame Nacional do Ensino Médio. Acompanhe e descubra!

Estudar as características da prova

Crédito: Pexels/Oladimeji AjegbileVeja dicas de como estudar Física para o Enem segundo o site Novos Alunos

Uma dica fundamental para todo estudante que precisa se preparar para uma prova é também a mais simples: ele deve conhecer o teste. Entender o estilo das questões, a abordagem e o tipo de conhecimento exigido faz toda a diferença na definição de um plano de estudos.

A prova do Enem, por exemplo, tem características muito peculiares e bem definidas. Física, química e biologia são cobradas na prova de Ciência da Natureza e suas Tecnologias, a partir da compreensão do aluno de um contexto mais amplo. Assim, não é necessário decorar fórmulas, estruturas e informações pontuais. O mais importante é que seu filho interprete corretamente enunciados, gráficos e tabelas, aplicando o conhecimento teórico adquirido em situações cotidianas. Aliás, esse é um dos principais pontos do Enem: todas as informações cobradas estão relacionadas a situações vivenciadas no dia a dia, que servem de base para que o aluno mostre que captou a teoria e os conceitos fundamentais da matéria.

As questões do Enem também tendem a ter uma abordagem mais completa, muitas vezes tratando de mais de um assunto (de variadas áreas) em uma única pergunta. E isso demanda que o aluno tenha uma grande habilidade de interpretar textos, bem como deve estar atualizadíssimo sobre os temas do cotidiano. Por isso, uma dica preciosa é: faça seu filho acompanhar os noticiários, ler jornais e exercitar sua mente para fazer ligações entre o que acontece no mundo e o universo da física. Além, claro, de praticar muito com questões de anos anteriores!

Absorver a essência da matéria

Crédito: Pexels/Startup Stock PhotosPara se sair bem no Enem, o mais importante é estar bem afiado em relação aos conceitos de física, a essência da matéria

Para se sair bem no Enem, o mais importante é estar bem afiado em relação aos conceitos de física, a essência da matéria. O que seu filho precisará mostrar é que conhece bem a base da física e todos os conceitos essenciais que regem a disciplina, com foco sobretudo nos assuntos relacionados à energia, à mecânica e à termodinâmica. Não por acaso, são esses os temas que costumam ter aplicação direta em nosso cotidiano.

Pode anotar: seu filho provavelmente será questionado sobre os usos da energia no dia a dia, especialmente em relação a consumo e distribuição, bem como sobre o teorema da conservação da quantidade de movimento, que costuma ser tema frequente no exame. E, outra vez, a orientação geral é evitar o decoreba, ficando na compreensão dos conceitos e em sua aplicação prática.
Focar nos temas certos.

É inevitável: alguns assuntos de cada matéria acabam recebendo maior destaque e peso na prova do Enem. É claro que não é possível prever tudo o que vai cair na próxima edição, mas pela experiência dos anos anteriores e pela compreensão do estilo do teste, fica mais fácil adiantar que assuntos devem merecer atenção especial na hora dos estudos.

Para a física, podemos destacar:

  • Mecânica e cinemática: estudo dos movimentos retilíneo e circular com foco na posição, na velocidade e na aceleração;
  • Dinâmica e leis de Newton: dinâmica dos corpos e leis que orientam toda essa área de conhecimento;
  • Força resultante: conceituação de força centrípeta, trajetórias e objetos em deslocamento;
  • Impulso: variação da quantidade de movimento de um objeto, força e deslocamento;
  • Hidrostática: densidade, massa específica e empuxo;
  • Eletricidade e energia: funcionamento de um circuito elétrico, potência e medidores elétricos.

Quer mais dicas de estudo? Visite o site Novos Alunos!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro - catraca Livre.com.br

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog