domingo, 25 de julho de 2021

Bom Jardim 150 anos: Múltiplas leituras da nossa história. Parte 2 - A feira livre





Bom Jardim 150 anos: Múltiplas leituras da nossa história. Parte 2 - A feira livre. A feira é o que há de mais expressivo em qualquer cidade do interior do Brasil. É um fenômeno social, cultural e econômico. Neste cenário a história acontece. Pessoas de classes sociais frequentam a feira, pobres e ricos podem se encontrar. Múltiplas histórias e leituras acontecem. Lugar de relações humanas, trocas comerciais, gente criativa e trabalhadora. Para muitos feirantes esse lugar toma conta do seu tempo. A vida é a feira. Acordar na madrugada, ficar em pé o dia todo esperando o freguês, enfrentar sol, frio e chuva. Cada feira é um desafio, um apelo para as vendas. O Museu de Bom Jardim nestes 150 anos de Emancipação Política registra a história da feira. Faz homenagem aos feirantes, produtores e todos os trabalhadores que fazem a história deste patrimônio imaterial. Reiteramos o incentivo a reflexão da vida real pensando no coletivo da nossa sociedade. Para onde caminha a feira de Bom Jardim? Existirá feira livre em Bom Jardim no futuro? Como será? Que produtos serão comercializados? Qual a origem desses produtos? Que tecnologia será utilizada para produzir os alimentos do futuro? Ainda existirá sítio, agricultor, laranja cravo, laranja bahia, manga espada, manga rosa, caju, jabuticaba, ingá, goiaba, araçá, sapoti, pitomba, carambola, abacate, galinha capoeira, carne bovina no açougue criada exclusivamente no pasto, farinha de mandioca caseira feita na comunidade? Os alimentos da terra serão produzidos com mais ou menos adubos químicos, fertilizantes industrializados? Haverá agroecologia? Haverá água no município de Bom Jardim? Que valor e reconhecimento serão dados aos feirantes? Essa história continua!

Assista também: Bom jardim 150 anos: Múltiplas leituras da nossa história. Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=oGwgU1Ck0gg&ab_channel=MuseudeBomJardim FICHA TÉCNICA Projeto Múltiplas Leituras de Bom Jardim - PARTE 2 Autor/Produtor Cultural: Edgar Severino dos Santos Cinegrafista/ Editor de Imagens: Akires Sabino Roteiro/Direção: Edgar Severino dos Santos Criação de Logo: Edgar Severino dos Santos/Rodrigo Lima Música: Saudade de Bom Jardim- Autora/ Intérprete: Teca Pessoa Bom Jardim, 19 de Julho 2021. Realização: Museu de Bom Jardim.

Assista também: Bom jardim 150 anos: Múltiplas leituras da nossa história. Parte 1. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=oGwgU1Ck0gg&ab_channel=MuseudeBomJardim

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog