sábado, 1 de maio de 2021

Revolução Russa



1. (UESPI/2010) Para que a Revolução Russa de 1917 chegasse à vitória foi decisiva a participação dos bolcheviques no poder. Com os bolcheviques na direção dos governos, foram feitas mudanças na sociedade. Na sua relação com os anarquistas, os bolcheviques:
a) aumentaram sua força política, efetivando planos de ação socializantes aceitos pela maioria da população urbana.
b) mostraram as estratégias políticas dos desfavorecidos contra as desigualdades criadas pelo capitalismo ocidental.
c) construíram articulações com outros países da Europa e da América do Sul, com a finalidade de divulgar os princípios comunistas.
d) mantiveram tensões, com divergências na forma de pensar a Revolução, agindo com violência e falta de diálogo político.
e) conseguiram formar um exército para combater a burguesia conservadora e legitimar um parlamento popular.


2. (UFJF MG/2009) Leia os versos a seguir. Eles fazem parte do Hino Nacional da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) adotado em 1944.
A grande mãe Rússia consolidou para sempre
A união indestrutível das repúblicas livres.
Viva a criada pela vontade dos povos,
Única, poderosa União Soviética.
Formamos o nosso exército nas batalhas,
Varreremos os infames inimigos do caminho!
Nas batalhas, decidimos o destino das gerações,
Levaremos nossa Pátria para a glória!
Sobre o processo histórico soviético durante o século XX, é INCORRETO afirmar que:
a) nos anos 20, apesar da adoção dos princípios socialistas, a Nova Política Econômica (NEP) teve como lema “...voltar um passo atrás, para depois avançar dois passos à frente” com a retomada de algumas práticas capitalistas.
b) nos anos 30, a falta de planejamento econômico estratégico contribuiu para que a economia soviética fosse uma das mais afetadas pelas repercussões da crise de 1929.
c) nos anos 40, as lideranças políticas soviéticas procuraram reforçar a ideia de grandeza da URSS e a importância da unidade entre as repúblicas que a compunham.
d) nos anos 50, a URSS ampliou sua área de influência sobre o leste do continente europeu através de alianças como o Pacto de Varsóvia, que apresentava uma natureza militar.
e) nos anos 60, a URSS buscou demonstrar sua superioridade tecnológica, investindo, por exemplo, na corrida espacial, o que permitiu o lançamento do 1º homem ao espaço.


3. (UFT TO/2010) Entre abril e outubro de 1917, os bolcheviques haviam julgado indissociáveis a revolução russa, o fim da guerra seguido por uma paz democrática e revolução proletária pela Europa, sendo que as três coisas fariam parte de um mesmo e único processo. O Decreto sobre a paz (26 de outubro de 1917) é, assim, o primeiro ato de política externa do governo dos soldados, operários e camponeses.
SALOMONI, Antonella. Lênin e a Revolução Russa: século XX. São Paulo: Ática, 1997, p. 45.
Com base no texto, é CORRETO afirmar que:
a) A paz, a terra e o controle operário revelam o interesse de soldados, operários e camponeses, mas não se pode entendê-los como parte de um mesmo processo.
b) O Decreto sobre a paz sobrepunha os interesses dos soldados aos dos camponeses e operários.
c) O processo revolucionário russo estava ancorado na indissociabilidade entre os interesses dos soldados, operários e camponeses.
d) A paz democrática e a extensão da revolução russa pela Europa eram indissociáveis, mas prejudiciais aos camponeses.
e) Os interesses dos soldados, operários e camponeses não foram compreendidos pelos bolcheviques como parte de um único processo, apesar da junção desses interesses serem essenciais para a continuidade do processo revolucionário russo.


4. (FATEC SP/2011) A Revolução de Fevereiro de 1917 derrubou Nicolau II e estabeleceu a República da Duma. Era o fim do regime czarista. Essa primeira fase da Revolução Russa teve, como uma de suas características,
a) a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que tinha como tarefa construir o socialismo no mundo.
b) a assinatura do Tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha, pelo qual a Rússia entregava aos alemães a Letônia, a Lituânia, a Estônia, a Finlândia, a Polônia e a Ucrânia.
c) a crença no avanço do capitalismo na Rússia e da empresa privada como fonte do progresso econômico.
d) a criação do Politburo (birô político), um pequeno grupo de dirigentes, nascido no interior do Comitê Central, que determinava as políticas a serem adotadas no novo regime.
e) a revolução permanente, inspirada nos ideais trotskistas de expansão imediata dos ideais revolucionários para outros povos.


5. (FGV/2011) Com a NEP (Nova Política Econômica) o comércio interno foi liberado, permitiu-se o funcionamento de pequenas e médias empresas privadas, estimularam-se os investimentos estrangeiros, instituiu-se o pagamento de horas extras e de prêmios aos trabalhadores e criou-se o imposto sobre propriedades urbanas.
(Paulo Sandroni. Dicionário de economia, 1985.)
Durante a Revolução Russa, a NEP foi aplicada no contexto
a) do fim da guerra civil (1918-1921), devido à destruição da economia nacional e às tensões pela aplicação do chamado comunismo de guerra.
b) da tomada do poder pelos bolcheviques, em outubro de 1917, pois a economia russa crescia em função da Primeira Guerra.
c) do fracasso dos planos quinquenais, que geraram a estagnação da economia soviética a partir de 1930.
d) da revolução de fevereiro de 1917, pois os mencheviques apostaram na reestruturação da economia russa por meio das grandes obras de infraestrutura.
e) da morte de Lênin e da ascensão de Stalin, que estabeleceu um rígido e eficaz controle sobre as atividades produtivas.


6. (UEG GO/2011) No século XVI, Nicolau Maquiavel produziu uma separação entre a política e a moral. Para o pensador florentino importava mais a conquista e a manutenção do poder que os meios usados para essa finalidade. Ao longo da história, inúmeros políticos colocaram em prática os ideais de Maquiavel. Um exemplo desse tipo de prática política é o
a) jansenismo.
b) stalinismo.
c) bovarismo.
d) dadaísmo.


7. (UFAL/2011) A Revolução Russa de 1917 é considerada um dos episódios mais importantes da história do século XX. Também reconhecida como Revolução Socialista Russa, ela exerceu considerável influência na vida de centenas de milhões de seres humanos. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.
1) O cenário desolador composto na Rússia após sua desastrosa participação na Primeira Guerra Mundial emoldurou o quadro da Revolução de 1917.
2) A disputa entre russos e japoneses pela posse dos territórios da Coréia e da Manchúria constituiu uma das motivações imediatas para se deflagrar a Revolução.
3) Os partidos de esquerda que se encontravam na clandestinidade ressurgiram na conjuntura revolucionária, fazendo eco às exigências de derrubada da monarquia russa.
4) Os Bolcheviques liderados por Lênin preferiam adotar estratégias de negociação, mas foram vencidos pelo bloco liderado por Trotski.
5) Os soldados russos encarregados de conter os movimentos grevistas aderiram a eles, desobedecendo às ordens dos generais czaristas.
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 3
b) 1, 3 e 4
c) 1, 4 e 5
d) 1, 3 e 5
e) 2, 4 e 5


8. (UNESP SP/2011) Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército.
(Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, in Marc Ferro. A Revolução Russa de 1917, 1974.)
O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos
a) czaristas, que buscavam organizar a luta pela retomada do poder.
b) bolcheviques, que chamavam os operários a se mobilizarem nos sovietes.
c) social-democratas, que pretendiam controlar o governo provisório.
d) mencheviques, que defendiam o caráter democrático do novo governo.
e) militares, que tentavam controlar a revolta popular.


9. (UNIFOR CE/2011) As origens filosóficas do stalinismo tentam demonstrar que, para além da prática política, o stalinismo é
a) um conjunto de visões teóricas e um método de pensamento que desnaturaram durante décadas o sentido original do comunismo.
b) um conjunto de visões teóricas e um método de pensamento que desnaturaram durante décadas o sentido original do socialismo.
c) um conjunto de visões práticas e um método de pensamento que desnaturaram durante décadas o sentido original do autoritarismo.
d) um conjunto de visões práticas e um método de ensino que desnaturaram durante décadas o sentido original do comunismo.
e) um conjunto de visões teóricas e um método de aprendizagem que desnaturaram durante décadas o sentido original do socialismo.


10. (UEFS BA/2012) Caracterizou a composição político-ideológica da URSS (União Soviética), no período compreendido entre o stalinismo e a dissolução da própria URSS,
a) o investimento maciço em propaganda externa.
b) o culto à personalidade, associado à centralização burocrática.
c) a representatividade das repúblicas socialistas, associadas no alto comando da URSS.
d) a doutrina do isolamento e da autossuficiência, representada pela expressão “Cortina de Ferro”.
e) o pluripartidarismo como expressão das diferentes correntes de interpretação do marxismo existentes no país.


11. (UPE/2013) O período de duração da Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, foi marcado por várias mudanças sociopolíticas que redefiniram o mundo de então. Sobre esse contexto, assinale a alternativa CORRETA.
a) A Rússia, potência diretamente envolvida no conflito, entrou num processo revolucionário interno, que a levou à adoção do socialismo.
b) O Império Austro-Húngaro perdeu domínios com o fim do conflito, embora tenha mantido dois terços do seu território.
c) A França acabou por perder territórios para a Alemanha após a assinatura do Tratado de Versalhes.
d) O Império Otomano conseguiu manter sua hegemonia na região dos Bálcãs, mesmo com o fim da guerra.
e) A Inglaterra, após a eclosão da Revolução de 1917, impôs perdas territoriais à Rússia.


12. (UNISA SP/2013) 1. Fica abolida a propriedade privada da terra, sem qualquer indenização.
2. Todas as grandes propriedades territoriais, todas as terras pertencentes à Coroa, às ordens religiosas, à Igreja, compreendendo o gado, o material agrícola e os edifícios com todas as suas dependências, ficam à disposição dos comitês distritais agrários e de camponeses até a reunião da Assembleia Constituinte.
(John Reed. Dez dias que abalaram o mundo, 2002.)
O texto faz referência
a) aos decretos nazistas de expropriação dos bens da população judaico-alemã no final da década de 1930.
b) às propostas do presidente Roosevelt para combater a Grande Depressão causada pela crise de 1929.
c) às medidas adotadas pelo partido bolchevique após a tomada do poder na Rússia em 1917.
d) à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão elaborada durante a Revolução Francesa de 1789.
e) às Reformas de Base propostas pelo presidente João Goulart em seu comício realizado em março de 1964.


13. (UNIRG TO/2012) Havia uma verdadeira febre de conhecer e discutir. Foram abolidas a censura e a pena de morte, os partidos tiveram, pelo menos nos primeiros meses, ampla liberdade de propaganda e agitação. Os presos políticos foram libertados e os exilados começaram a retornar.
Adaptado de VALLADARES, Eduardo; BERBEL, Márcia. Revoluções do século XX. São Paulo: Scipione, 1994.
A conjuntura destacada no texto, emblematizada na frase "Paz, Pão e Terra", refere-se à:
a) Revolução Cubana.
b) Revolução Mexicana.
c) Revolução Russa.
d) Revolução Inglesa.


Professor Edgar Bom Jardim - PE

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