quarta-feira, 15 de julho de 2020

O impacto da morte de Severino Cavalcanti em Bom Jardim

O Blog Professor Edgar Bom Jardim registra como os bonjardineses reagiram a morte do ex-deputado Severino Cavalcanti (Zito Cavalcanti, meio bonjardinense, meio alfredense). Veja também como a imprensa nacional registrou sua morte.

Joao Francisco De Lira 
Bom Jardim recebe com bastante pesar o falecimento do eterno deputado de todos os bonjardinenses Severino Cavalcanti. Devemos muito ao deputado, sempre presente em nosso município, nos ajudou muito em nosso primeiro mandato de prefeito quando destinou recursos para a aquisição do primeiro SAMU para servir ao nosso povo, destinou recursos para a construção de calçamentos em várias ruas do distrito de Umari,bela vista, alto do Derby, e também para a construção de 48 casas no loteamento Novo Freitas. Severino foi um político diferenciado, as vezes tinha um discurso forte, quando era provocado por seus adversários, no entanto estes momentos ficavam no palanque. Era um homem que não guardava mágoa nem rancor de ninguém, alma generosa, humilde, sempre de bem com a vida, simpatia radiante, entrou rico na política, saiu pobre. Deixou sim Severino Cavalcanti, grande legado não só como político, mas principalmente como ser humano. Mim orgulho de ter sido seguidor, e aluno político de Severino. Em meu nome, e de todos meus familiares e o povo em geral da nossa Bom Jardim externo meus profundo pesar a seus familiares e amigos. Vai com Deus meu amigo. (Prefeito João Lira)


Severino Cavalcanti, ou como eu chamava ele de Deputado, um dos melhores Políticos que o nosso Estado teve, sabia fazer política como ninguém, eu lembro muito ele na minha casa e acompanhando ele e meu pai nas reuniões, onde começei a entender e aprender o que é política. Como pessoa era a mais simples que existia, algumas vezes encontrava ele na ALEPE e dava pra matar um pouquinho da saudade. A saudade agora será eterna. Todos os bonjardinenses tem muito carinho e orgulho, ele ajudou tanto a nossa cidade e o seu povo e a minha família. Descanse na paz do Senhor e hoje é um dia de festa no céu porque será o reencontro com o seu filho Júnior. Muita Saudade de vocês. Meus sentimentos a Zé Maurício e todos os familiares.

Miguel BomJardim

NOTA DE PESAR

Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-deputado Severino Cavalcanti, Seu Zito como era popularmente conhecido deixa uma lacuna na política de Pernambuco. Detentor de sete mandatos na Assembleia Legislativa, três na Câmara Federal, inclusive com passagem pela Presidência, e com duas gestões na prefeitura da sua cidade, João Alfredo, Severino teve uma trajetória de muito trabalho. Neste momento de profundo pesar, quero me solidarizar com sua esposa, dona Amélia, seus filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, demais familiares e amigos. ( Ex-prefeito de Bom Jardim)


Miriam Arruda:
Faleceu hoje um grande homem. Severino Cavalcante. Muito colaborou com com as pessoas que necessitavam me presenteou com uma cadeira no Estado de Professora. Sou muito grata a ele por esta ação. Muitas colegas minhas também tiveram este privilégio.
Que Deus o tenha, sempre será lembrado por nós aqui na cidade de Bom Jardim.
Descanse em paz na glória de Deus.

Josefa Silva Que Deus lhe der o descanso eterno e conforto para todos da família

Thiago Silva Quanto orgulho senti do meu pernambuco quando vi Severino a frente da câmara dos deputados! Um dos maiores políticos da historia pernambucana! Dia triste

Ariane Duarte  Ele leva o nome de nossa região para todo país.

Vera Barros Pernambuco perde um ídolo,um Mito.Grande foi o seu legado.!

Eva Souto  Sinto muito o falecimento do Sr.Zito ! O admirava muito pela sua integridade política ! Ele se achava também como se fosse bonjardinense. Fortificou também o âmbito político de nossa terra ! Deus o tenha !

Valdeci Manoel Da Silva Manoel  Nosso sentimentos meu nobre que o nosso Deus conforte a família. Em luto.


Maria De Jesus Batista De Sousa 
É...! Cumpriu lindamente sua missão! Seu Zito, como assim era conhecido, teve a oportunidade de, na função de político servir a seu povo! Creio que, da sua época, foi o deputado mais próximo das pessoas, especialmente os mais necessitados! Foi através de sua generosidade, atenção e respeito, que muitas professoras adquiriram uma " cadeira" para serem Funcionárias Estaduais, bem como outros profissionais, em uma época que não tínhamos ainda o Concurso Público. Mudou, assim, o destino de muitos, que tenho certeza, choram hoje sua partida e lhe serão eternamente gratos. A visita de seu Zito era sinal de alegria, de esperança, de novidades! Sou testemunha viva disso! Seu amor, sua paixão, pela cidade, pelo povo de João Alfredo, era incondicional, bonito de se ver! Os JOÃOALFREDENSES sempre o terão em seus corações e suas memórias! VOLTA PARA CASA AGORA, DESFRUTAR DAQUILO QUE O PAI ETERNO LHE RESERVOU! QUE SUA ALMA DESCANSE EM PAZ!

É com grande pesar que recebemos nesta manhã, 15 de julho, a notícia do falecimento do querido ex Deputado Severino Cavalcanti aos 90 anos. Um homem íntegro, humano, grande político que lutou por grandes causas ao longo da sua belíssima trajetória como prefeito de João Alfredo, Deputado Estadual e Federal e presidente da Câmara Federal, sempre contribuindo para realizar os sonhos e anseios da população.
Sem dúvida, foi um grande líder, um político de Pernambuco exemplar e deixará em nossas lembranças o seu legado.
Externo assim, meus sentimentos e solidariedade à família e amigos nesse momento de dor. Que Deus conforte a todos!
Os sentimentos do amigo Janjão e família.

Muito triste com a morte de um grande ser humano.
O Político Severino Cavalcante.
Muita coisa fez pelo nosso povo e nossa cidade .
Descanse em paz meu guerreiro , pois nunca serás esquecido pelos que tiveram o privilégio de tua convivência.
Obrigada por tudo.

Natural de Bom Jardim,o ilustre político Severino Cavalcanti veio a falecer em sua residência na cidade do Recife.Descanse em paz!



Iris Fernanda Souto Maior
Semana de grandes perdas para o agreste setentrional. Hélio Mota, em Machados, e nosso eterno deputado Severino Cavalcanti, em João Alfredo. Pessoas que convivi através do meu avô. Que a luz perpétua os ilumine!

É com muito pesar e grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do meu querido amigo, o senhor Severino Cavalcanti, mais conhecido como Sr. Zito. Que em vida sem dúvidas foi uma referência de ser humano, sempre ajudando os seus e trabalhando em prol da melhoria do seu povo. Seu legado jamais será esquecido.
Expresso aqui as minhas sinceras condolências a família. Serei sempre grato por todo apoio, ensinamentos e carinho. 

Severino Cavalcanti meu Padrinho - última despedida

Kalina Moura Cavalcanti Meus mais sinceros sentimentos



Raimunda Andrade Descanse em paz Senhor Zito!! Nossos sentimentos aos seus familiares!! Na vida foi atencioso e muito simples!!

Maria Jose Adelina Batista Adelina Meus sentimentos para um defensor do agreste setentrional. Perdemos um grande político

Faleceu hoje um grande homem. Eterna gratidão por tudo que fez por mim. Sigo pedindo a Deus para que ele tenha guardado um lugar muito especial para o senhor. Era um grande homem e eu tive a sorte de tê-lo em muitos momentos importantes em minha vida.
Descanse em paz, Severino Cavalcanti!


Zelia Paula Foi um pai para muitas de nós. Eternamente grata

Margarida Leal Um Bonjardinense de grande valor!
Meus sinceros sentimentos a toda familia enlutada. Que seu Zito descanse em paz na sua nova morada na casa de Deus, nosso Pai do Ceu.

Por Professor Edgar Bom Jardim / De Rede Social (FacebooK). 

Ex-deputado Severino Cavalcante morre aos 91 anos

Ex-deputado do PP, representante do baixo clero, foi eleito presidente da Câmara em votação coordenada pelo centrão em 2005 contra Luiz Eduardo Greenhalgh, candidato do então presidente Lula


COMO IMPACTOU NA IMPRENSA 

Protagonista de uma das mais conturbadas eleições na Câmara Federal, que o alçou à presidência da casa durante o governo Lula, em 2005, antes de renunciar ao cargo por denúncias de corrupção, o ex-deputado Severino Cavalcanti morreu na madrugada desta quarta-feira (15) aos 91 anos no apartamento dele no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

O enterro está previsto para ocorrer às 15h, na cidade de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco, onde ele nasceu. Devido à pandemia da Covid-19, não vai haver velório.

O político, que era filiado ao PP, era diabético e sofreu uma queda em 2019, quando fraturou o fêmur e a bacia. Uma cirurgia seria necessária, mas não foi feita devido à diabetes. Durante a madrugada desta quarta (15), a enfermeira que acompanhava a saúde do ex-parlamentar tentou sentir o pulso dele, mas não conseguiu.

Cavalcanti foi deputado federal por três mandatos: entre 1995 e 1999, entre 1999 e 2003 e entre 2003 e 2007. Representante do chamado baixo clero, ele foi eleito presidente da Câmara em 2005 em votação coordenada pelo centrão contra o então candidato oficial do governo, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), impondo uma forte derrota ao presidente Lula.

Cavalcanti ficou 217 dias no comando da Casa, mas renunciou no dia 21 de setembro de 2005 tanto ao cargo quanto a seu mandato parlamentar sob acusação de recebimento de propina de R$ 10 mil mensais para prorrogar a concessão de duas lanchonetes da Câmara. A mesada ganhou o apelido de “mensalinho”.

“Todos seremos, em muito breve, julgados pelo povo. Para quem dedicou sua vida à política, esse é o julgamento que conta, a sentença que importa. Voltarei. O povo me absolverá”, disse à época. Ao deixar a Câmara, Cavalcanti nunca mais venceu uma eleição legislativa e voltou a ser prefeito da sua cidade, João Alfredo, em 2009.

As frases de Severino Cavalcanti

Por Redação O Antagonista

Morreu, como noticiamos, Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara.

O político do PP de Pernambuco era caricatural como um personagem de Chico Anysio e considerado “o rei do baixo clero”.

Relembre abaixo algumas das declarações do então deputado, que acabou renunciando ao cargo em 2005, ano de seu apogeu, glória e queda, após se envolver no escândalo conhecido como “mensalinho”.

“Eu casei mais ou menos virgem. A mulher tem que ser virgem, pura. Já o homem quer aprender a fazer o serviço com quem tiver disposta a ser professora.”

“Infelizmente, atraí forças antagônicas poderosas e destruidores. A elitezinha, essa que não quer jamais largar o osso, insuflou contra mim seus cães de guerra.”

“Da política eu me não me afasto, não, só depois de morrer.”

“Tem tantas crianças felizes, que é uma demonstração de que a vida pertence a Deus. Se houve o estupro, a criança deve nascer. O estupro é um acidente horrendo. O homem que faz o estupro deveria até ter a pena de morte. Como sou cristão, não admito a pena de morte, mas ele [estuprador] deveria ser condenado duramente.”

“Se eu tivesse um neto gay, trataria com muito carinho, mas faria de tudo para que ele não continuasse a ser gay.”

“Por que o meu filho não deveria ser nomeado? Só porque é meu filho, ele deveria ser punido?”

“Nas férias, o deputado vai para o sertão enquanto vocês vão para a Praia Grande.”

“Eu fiz realmente [campanha para elevar o salário dos deputados] porque o deputado tem que ter salário à altura de sua responsabilidade. Acho que o salário é pequeno em função da sua responsabilidade.”

“Se forem castigar todo mundo que bebe não terá cadeia que aguente.”

“Lula copiou FHC [Fernando Henrique Cardoso]. Há uma continuidade de administração.”


Ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti morre aos 89 anos
Ex-deputado renunciou em 2005 para escapar da cassação no caso que ficou conhecido como 'mensalinho'; causa da morte não foi divulgada 

Morreu na madrugada desta quarta-feira, 15, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino José Cavalcanti, aos 89 anos, em Boa Viagem, no Recife (PE). O enterro do ex-parlamentar está previsto para as 15h, em sua cidade natal, João Alfredo, no agreste pernambucano. 

A causa da morte de Severino Cavalcanti ainda não foi divulgada. Deputado federal por três mandatos, entre 1995 e 2007, Cavalcanti renunciou em 2005, ano em que presidiu a Câmara, para escapar de um escapar de um processo de cassação. À época, ele foi denunciado no caso que ficou conhecido como “mensalinho”, por cobrar propina de 10 mil reais por mês do dono do restaurante da Casa. Severino Cavalcanti também foi prefeito de João Alfredo e deputado estadual por sete mandatos. 

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/ex-presidente-da-camara-severino-cavalcanti-morre-aos-89-anos/ Caval... 

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog