segunda-feira, 29 de junho de 2020

Maioria vê atos bolsonaristas como ameaça à democracia, mostra Datafolha





As fakes news também são consideradas um risco para a ampla maioria dos brasileiros

A maioria da população brasileira classifica os atos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro que pedem o fechamento do Congresso Nacional e do STF como ameaças à democracia. Foi o que mostrou uma pesquisa do Datafolha, divulgada nesta domingo 28.

Segundo o levantamento, 68% dos entrevistados acreditam que as manifestações são um risco para a democracia contra 29% que não. 3%  não sabem.

Para a maior parte dos consultados, 81%, a maior ameaça à democracia brasileira acontece com a divulgação de notícias falsas envolvendo políticos e ministros do STF.

Ainda de acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados não veem nenhum chance de acontecer uma nova ditadura no País; 25% veem um pouco de chance e 21% veem muita chance.

A maioria, 59%, discorda totalmente que o governo brasileiro deveria ter o direito de fechar o Congresso Nacional; Já 20% dos pesquisados discordam em parte. Em relação à possibilidade do governo fechar o Supremo Tribunal Federal, 56% discordam totalmente da possibilidade.

A pesquisa foi feita em 23 e 24 de junho, com 2.016 pessoas —por telefone, para evitar contato pessoal na pandemia. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


Com Carta Capital

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog