A busca por soluções tecnológicas e o aumento da parceria entre o Porto Digital e o Ministério da Defesa foi o tema da visita do ministro Fernando Azevedo e Silva nesta quarta-feira (21).
O general do exército foi recebido pelo presidente do Porto, Pierre Lucena, que apresentou o parque tecnológico e destacou um projeto da Pickcells, startup pernambucana que usa inteligência artificial em diagnósticos laboratoriais.
Azevedo e Silva destacou que ficou surpreso com a estrutura que o Porto tem atualmente, e apontou que o trabalho da Pickcells pode trazer benefícios no futuro. “Chama atenção como evoluiu o Porto Digital, com tantos números de empresas participantes que transformam conhecimento em capacidades reais. A visita foi muito proveitosa, e podemos avançar. Vi no laboratório que exames laboratoriais podem ser feitos até pelo próprio celular, isso para o combatente nosso, para o médico celular, isso vai ser um avanço pra gente, muito gratificante essa visita”, contou o ministro da Defesa.
O fundador e diretor de tecnologia da Pickcells, Rodrigo Paiva conta que a empresa já recebeu um aporte de R$ 1,6 milhões, e desenvolveram uma ferramenta que permite diagnosticar um exame em até 3 minutos, onde o interessado investe R$ 10 mil. “A gente sempre teve essa visão que usa tecnologia para melhorar a parte da saúde, e já temos esse trabalho de levar isso a baixo custo. Usamos inteligência artificial para parte de diagnósticos na área de saúde, pegando as amostras de urina, sangue ou fezes, manda pro software que consegue classificar e detectar as doenças nessas amostras”, contou.
O ministro também anunciou uma parceria com o Porto Digital para a Escola Nacional de Segurança Cibernética no próximo ano. Também participou do evento o secretário Nacional de Segurança Pública, general Teophilo.
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog