quinta-feira, 27 de junho de 2019

Fenearte começa na próxima quarta, dia 03 de julho.


Ciranda é união, é todos juntos de mãos dadas. Mais do que entrar numa roda, cantar e dançar, cirandar é uma manifestação de todos e para todos. Dessa forma, uma das expressões mais populares e democráticas de Pernambuco vai transformar a 20ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) em uma grande roda em torno das artes. O evento, que acontece entre os dias 03 e 14 de julho, no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, homenageia Mestre Baracho, falecido em 1988, Dona Duda e Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco. Eles são os precursores do ritmo em nosso Estado, que surgiu na Zona da Mata e consolidou-se no Litoral. Uma tradição cultural que reforça a identidade, a memória coletiva e o pertencimento dos pernambucanos. E com esse sentimento, a Feira que é motivo de orgulho e exemplo da vocação pernambucana para trabalhar e empreender, festeja a marca histórica de vinte edições apresentando o potencial da economia criativa de Pernambuco, do Brasil e de 21 países. 
Ao longo de doze dias, esta importante catalizadora de talentos receberá 5 mil expositores distribuídos em 800 espaços em uma área de 30 mil m². Com investimento de R$ 5,5 milhões, o evento vai gerar cerca de 2,5 mil vagas de empregos temporários e tem uma expectativa de superar a movimentação financeira de R$ 43 milhões da edição passada. A Fenearte espera atrair mais de 300 mil visitantes e é oportunidade de negócios, informação, conhecimento e muita diversão.
O evento reunirá atrações para todos os gostos e chega nesta vigésima edição cheio de novidades: oficinas inéditas de saberes ancestrais, palestras com nomes da cena criativa nacional, salões de arte, desfiles de moda, mostra de decoração, teatro infantil, ações de cidadania, pólos de gastronomia e alimentação artesanal. O destaque fica para a programação artística inteiramente focada na cultura pernambucana e suas práticas tradicionais com a ciranda no centro das celebrações.
PERNAMBUCO - A produção artesanal do Estado, sempre plural em sua essência, é ressaltada na Alameda dos Mestres pelos 64 artistas de todas as regiões pernambucanas. Nesta edição, 82 representações de prefeituras locais também marcam presença, além de 300 estandes de expositores pernambucanos. Ao todo, Pernambuco terá 70% de participação no evento.
A Fenearte, juntamente com o Centro de Artesanato de Pernambuco, entre outras iniciativas do Governo do Estado de Pernambuco, é, atualmente, a principal plataforma de geração de negócios do setor e consolida-se como o maior evento da América Latina. A Feira tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.
"A Fenearte chega à sua 20ª edição como um grande exemplo de valorização da nossa cultura e dos nossos artistas. Um evento de resistência da manifestação artística popular, que vem, a cada ano, agregando novos elementos e encantando mais gente. E com a homenagem à Lia de Itamaracá, Dona Duda e ao mestre Baracho, vamos fazer uma grande ciranda em celebração à união de todos e todas. Tenho certeza de que teremos uma Feira ainda mais bela e democrática, reforçando geração de renda e de empregos e a relação do nosso povo com as nossas raízes", destacou o governador Paulo Câmara.
Com informações de 
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog