quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Tríduo e exposição marcam comemoração do aniversário de 260 anos de criação da Paróquia de Sant’Ana, em Bom Jardim


No período de 26 a 29 de dezembro de 2017, a Paróquia de Sant’Ana, da cidade de Bom Jardim, no Agreste pernambucano, realizará o tríduo preparatório para a comemoração do seu 260º aniversário de fundação. Nesses quatro dias, os fiéis e visitantes poderão desfrutar de uma programação diversificada, que conta com Missas, na Igreja Matriz de Sant’Ana, sempre a partir das 19h00, apresentações culturais e visitação à Exposição “Origens, 260 Anos da Paróquia de Sant’Ana”, no Centro de Pastoral Cônego Antonio Gonçalves, das 08h00 às 12h00.


Como marco comemorativo do aniversário de 260 anos de criação da Paróquia de Sant’Ana, foi elaboração de um brasão e uma bandeira, que expressassem as características principais da fé de um povo, que, há mais de dois séculos, caminha sob as bênçãos e proteção de Sant’Ana, mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus.


Foi na metade do século XVIII que tudo começou, quando um colonizador português mandou edificar uma capela dedicada a sua santa de devoção, a Senhora Sant’Ana, após receber do Donatário de Itamaracá, Pero Vaz de Souza, uma sesmaria. O sentimento religioso impulsionou o rico fazendeiro a contratar um sacerdote para dar assistência religiosa aos poucos moradores do lugar. Só em 1757, que a solicitação foi atendida pelo Regente Eclesiástico de Olinda, Dom Frei Luiz de Santa Tereza, sendo enviado ao lugarejo o Vigário José Inácio Teixeira, aos 24 dias do mês de novembro do mesmo ano, formando, por Ato da Mesa da Consciência e Ordens, a Freguesia ou Curato de Sant’Ana, bem como a Paróquia, que recebera o mesmo nome.

A programação se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 29 de dezembro, com a Celebração Eucarística em ação de graças pelos 260 anos de criação da Paróquia de Sant’Ana, às 19h00, na Igreja Matriz de Sant’Ana, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog