domingo, 12 de novembro de 2017

ENEM:Polícia Federal deflagra operação para coibir fraudes


A Polícia Federal, com apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), deflagrou na manhã deste domingo a Operação Passe Fácil, visando coibir fraudes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Segundo a PF, estão sendo cumpridas 31 ordens judiciais de condução coercitiva e busca e apreensão em 13 estados - Pernambuco, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande e São Paulo - e no Distrito Federal. Em todas essas unidades da federação foi possível  detectar indícios de fraudes. 

A operação buscou desvendar e desarticular esquema de candidatos interessados em fraudar o certame mediante a resolução da prova por especialistas chamados de "pilotos", que posteriormente repassavam os gabaritos aos concorrentes que os contrataram, inclusive por intermédio de pontos eletrônicos. 

Os resultados ainda estão sendo computados, mas já foi possível colher depoimentos e apreender celulares de investigados, o que confirmou a participação em fraudes em certames anteriores. De acordo com a PF, a operação busca garantir a lisura do certame e a igualdade entre os candidatos, e foi “executada com discrição para não prejudicar a tranquilidade necessária para o bom andamento das provas.” Os crimes investigados são estelionato, uso de documento falso, fraudes em certames de interesse público e associação criminosa, cujas penas ultrapassam os 25 anos de reclusão.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog