segunda-feira, 17 de julho de 2017

As quadrilhas não vivem sem estratégias

Cada dia uma surpresa. Manobras que atingem o cerne da ética. Decepções gerais, mas muita gente rindo da manipulação constante. Derrubaram Dilma. A estratégia era ampla. Segue armando escorregões. Parece que não há como punir. A justiça tropeça. Ha opiniões múltiplas e uma mídia fragmentada. Diante das frustrações, a sociedade se desmantela. As necessidades básicas não são contempladas. Observe com está a educação. Tente ser atendida num hospital público. Não se engane que a quadrilha funciona com eficácia e sutileza. Ela é extensa, possui assessorias poderosas. Possui seus fanáticos, reverte expectativas.
É chocante o fluir das mentiras. Há provas para uns e outros são inocentes. Quem sabe o caminho de tantos desgovernos? Fala-se em democracia, em popularidade. Trocam-se políticos, discursam como se o mundo fosse o paraíso. É incrível. Uma sessão no Congresso supera qualquer comédia. Porém, traz consequências nefastas para a maioria. Vai se aposentar quando? Percebeu o rosto impassível de Temer? E a discutível sentença de Moro? Por que tantas parcialidades? Não existe crítica, inquietude? O pântano não desaparece?
Gostaria que houvesse uma limpeza. Não defendo inocências sacralizadas. Compreendo que existem várias quadrilhas. O que me incomoda é o cinismo, é a venda de ilusões, é grana acumulada nas mãos de poucos. O autoritarismo se disfarça. contudo os mecanismos de controle só aumentam. Jucá ironiza, as malas circulam, Aécio se julga um bom rapaz. O circo está sempre pronto, com um espetáculo deprimente. Os privilegiados se animam e a coletividade se destroça. As cenas desmoronam princípios básicos, arrastam limites, quebram sonhos, fecham o espetáculo de forma melancólica.
O que nos reserva o futuro? Como tudo terminará? As traições jogam com a sorte? A política se entrelaça com poderes que subordinam. Há suspenses e a história não é inabalável. Tudo se movimente. Há quedas, ações, indignidade. Quem se sustenta pode sofrer choques fatais. Os ferimentos são graves. O tempo rege a história e ele não é linear. Desfaz estratégias, inventa concepções, expulsa o medonho. A apatia é uma condição grave e covarde. Por isso, os ruídos devem crescer. O mundo não é espelho fixo, nós não somos seres congelados.A mistura distrai, suicida. Cuidado com as imagens fabricadas com silicone.
Por Paulo Rezende.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog