quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O exemplo de um garoto que não anda, não escreve e vai fazer o ENEM.Não é fácil entender o que ele fala.


João Paulo Lopes, 25 anos, é um dos 7,7 milhões de candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo fim de semana. Para ele, o desafio será grande. Uma paralisia cerebral, logo após o nascimento, comprometeu seu desenvolvimento motor, mas não a parte cognitiva. João não anda, não escreve. Não é fácil entender o que ele fala. Nada que o desmotive a enfrentar os cinco testes da avaliação nacional. Ele quer conquistar uma vaga em artes cênicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Concluinte do ensino médio da Escola Estadual Dom Bosco, localizada em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, João vai ter uma pessoa para ler as questões (auxílio para leitura), outra para transcrever a redação e os gabaritos. Contará ainda com uma mesa especial para cadeira de rodas e uma sala de fácil acesso. Fará o exame no Colégio Marista São Luís, no bairro das Graças, também na Zona Norte.
Em todo o País, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), há 134.353 candidatos que terão atendimento especial (pessoas com deficiência) ou específico (sabatistas, gestantes, hospitalizados). Somente hoje o órgão deverá divulgar esses dados por Estado.
O que está preocupando João é se as pessoas que vão acompanhá-lo compreenderão o que ele diz. “Estou sentindo uma mistura de ansiedade e medo. Como vai ser na hora da prova? Será que vão me entender? Será que terei dificuldade em me expressar por causa do nervosismo?”, questiona o estudante.
Conforme decretos nº 3.298, de dezembro de 1999, e nº 5.296, de dezembro de 2004, candidatos com deficiência têm direito a uma hora a mais para responder as provas. Mas é importante destacar que o acréscimo tem que ser solicitado apenas no momento do exame, por meio do preenchimento do Requerimento de Tempo Adicional.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog