Linguagens, mitologias e costumes indígenas estão cada vez mais raros. São tradições, e até mesmo tribos inteiras, entrando em extinção devido ao comportamento moderno. Para manter a memória e os feitos de seu povo vivos, a tribo desenvolveu a Enciclopédia de Medicina Tradicional Matsé.
Cinco xamãs dos Matsés, do Brasil e do Peru, com o apoio do grupo de conservação Acaté, transcreveram totalmente o seu conhecimento, descrevendo como cada planta funciona e as formas para curar uma infinidade de doenças, em apenas um impresso e na língua original da tribo.
A enciclopédia pretende ser um guia para que a juventude da tribo possa continuar as tradições do grupo e na formação de novos Xamãs, a opção por um único exemplar e na língua da tribo se deu para que os saberes tradicionais não sejam roubados por empresas ou pesquisadores.
Os Xamãs escolheram gravar o seu conhecimento após um de seus maiores curandeiros morrer antes de transmitir o seu saber a um sucessor. Além da enciclopédia, o Acaté também apoia a propagação da cultura Xamã a estudantes, através de orientações, para preservar o modo de vida deste povo que se propaga há séculos.
http://horizontegeografico.com.br/
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog