domingo, 17 de novembro de 2013

O capitalismo convive com a degradação e a novidade(!)



Por Antônio Rezende.
No cotidiano nos defrontamos com situações que nos chocam. Estamos, muitas vezes, apressados e vamos adiante. As imagens terminam se diluindo. A substituição é rápida. Deixamos o quadro de desconforto de lado. A perplexidade não ganha lugar. Ela foge, o dia passa. Guardamos as lembranças com certo descuido. O desprazer não é uma boa companhia. A concentração de insensatez, de notícias pesadas, de amizades frustradas pode inviabilizar o que resta numa sociedade tão pouco cordial e competitiva. Há quem nem pergunte a razão dos  desgovernos que se se movem historicamente com se fossem apatias permanentes.
Não vivemos apenas de lembranças ou de passeios avulsos. O que deixamos no passado pode retornar com outro significado. Cenas que registramos com indiferença assumem,então, espaços especiais. O capitalismo, sobretudo, por essas bandas, não é calmaria. Não cultiva espetáculos contínuos de diversões apaziguadoras. A miséria se mistura com os carros de último modelo. Busca-se uma assepsia que não consegue vingar. As grandes cidades não se cansam de fundar problemas.Estão soltas politicamente ou, fazem eleições para manter os costumes? Não faltam discursos que exaltam compromissos e anulam descuidos. São efêmeros e mentirosos.
Quando a imprensa revela, com reportagens de destaque, o que compõe o cotidiano tomamos sustos. Indignações são registradas. A própria imprensa encarrega-se de refazer os julgamentos. As notícias ultrapassam fronteiras sociais, invadem as páginas dosfacebooks. O susto é geral. É interessante o impacto e também a manipulação. É denúncia que passa a ocupar as conversas da coletividade. Todos se sentem convocados, tocados pelos mandamentos da cidadania. Mais ainda: o poder público sacode-se como vítima de incompreensões e coloca máquinas na rua, numa metamorfose esquizofrênica. Há alguma mudança na estrutura do sistema? As explorações foram para a lata do lixo? A produção da desigualdade foi interrompida?
O capitalismo com seus projetos de acumulação, beneficiando as minorias e atrelados ao sucesso da gigante especulação imobiliária, vende jornais e apresenta alternativas, pede urgência nas ações para sossegar certas inquietudes.  Com o tempo a notícia perde  força, a conversa se banaliza e a história se abraça com a continuidade. O capitalismo fabrica astúcias, enriquece-se com o descartável, gosta de brincar de 007. Ocorre um vazio que logo será preenchido com algum escândalo ou uma corrupção esperada pela maioria. O vaivém das informações sustenta dominações poderosas. Mas como sepultar a indignação e desmanchar os sinais de solidariedade? Restam ruídos, méritos para quem construiu a reportagem, não vamos silenciá-los.
Há desobediências. As desconfianças entram no jogo, encurralam ordens, intimidam autoridades. A velocidade tem seus movimentos surpreendentes. Resolve hecatombes, provoca ilusões, transforma valores sem grandes constrangimentos. Não é estranho que se naturalize o desperdício e que se comente os excessos do individualismo. As teorias explicam que há rupturas nas histórias, revoluções fantásticas, conquistas científicas magníficas.  Costura-se a filantropia com paciência. É tanta coisa para afirmar e a confusão se espalha pela memória. No mundo das novidades, as pessoas contam numericamente até mesmo as desgraças que as cercam. Já pensou se faltar assunto?
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog