domingo, 27 de outubro de 2013

Adorei a Redação do ENEM, diz Paula Fernandes


'Redação foi fácil demais', diz funcionária do Detran que fez Enem (Foto: Cássia Bandeira / G1)'Redação foi fácil demais', diz funcionária do Detran que fez Enem (Foto: Cássia Bandeira / G1)
Ana Paula Fernandes, 33 anos e funcionária do Departamento de Trânsito (Detran), em Salvador prestou prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (27), na capital baiana. "Adorei a redação! Trabalho no Detran e sei dos problemas que envolvem. Por conta do meu trabalho e do que fazemos, foi fácil criar uma solução para esta problemática", disse .
Ela disse também, que esta é a quarta vez que realiza do exame, mas que este ano foi por um motivo especial. "Este ano, em especial, foi para incentivar o meu esposo a fazer o Enem e cursar uma faculdade. Ele está prestando a prova hoje em outro colégio e pretende cursar Engenharia", disse.
Ana Paula deixou o local onde fez a prova às 14h30 e aguardava a chegada do marido, que prestou o exame em outra instituição da capital baiana.

Redação fácil
O tema da redação deste ano foi surpresa para muitos estudantes. Para Alexandre Souza, 21 anos, e quer cursar Ciências da Computação, a redação foi fácil. " Me surpreendi com o tema da redação positivamente. Achava que seria um tema mais complexo, menos abordado na sociedade. Achei fácil o tema deste ano". A estudante Alana Souza Moreira, 19 anos, que pretende cursar Engenharia Civil, achou que o Enem deste ano iria abordar outros temas e, também, disse estar muito fácil. "Me preocupei bastante com outros temas e quando vi, estava súper fácil! Achei que o tema do Enem, neste ano, seria algo relacionado a estatuto do idoso, protestos ou Seca na Bahia. Nunca imaginei cair Lei Seca. Achava que por ser um assunto do cotidiano eles não fossem colocar".
Formada há 9 anos, baiana faz Enem para tentar 'sonho' de Medicina (Foto: Cássia Bandeira / G1)Formada há 9 anos, baiana faz Enem para tentar
'sonho' de Medicina (Foto: Cássia Bandeira / G1)
Em busca do sonho
Formada há 9 anos no curso de odontologia, a baiana Andrea Cavalheiro, 35 anos, realiza neste domingo (27), a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Ela concorreu junto com outros candidatos no Colégio Luiz Viana Filho, em Salvador, um dos mais movimentados da cidade.
"Sou muito nova e preciso buscar algo mais. Meu sonho sempre foi fazer medicina", disse a jovem que tenta vaga no curso, mesmo atualmente exercendo atividades em odontologia.
Fé no time e na prova
O estudante Antônio Carlos Santana, 22 anos, que prestou prova na mesma escola chegou às 12h em ponto. Foi um dos últimos a entrar na instituição, que estava fechando as portas.

"Cheguei atrasado, perdi a hora dormindo. Que bom que deu para entrar", disse o rapaz, que foi vestido com a camisa do Esporte Clube Bahia, time do coração e que tenta neste domingo, contra o Atlético Paranaense, se distanciar dos times que estão na zona de rebaixamento.
'Preciso que me vejam com outros olhos', diz cega que presta Enem (Foto: Cássia Bandeira / G1)'Preciso que me vejam com outros olhos', diz cega 
(Foto: Cássia Bandeira / G1)
Superação
Na mesma escola onde Antonio Carlos realiza a prova, a estudante Elaine Andrade dos Santos, chegou cedo para garantir o acesso de forma tranquila a prova.

Ela vai prestar a prova do Enem e pretende cursar fisioterapia. "Faço pela minha necessidade, preciso que as pessoas me vejam com outros olhos. Quero poder ajudar as pessoas como preciso ser ajudada", disse a jovem, que é cega de um olho.
Ela foi acompanhada da tia Vera Lúcia dos Santos. "Estou muito orgulhosa e fico feliz por poder incentivá-la a fazer esse curso", completou. As duas chegaram à porta da escola por volta das 8h (horário da Bahia) desde domingo. Os portões serão fechados às 13h de Brasília.
luiz viana filho (Foto: Cássia Bandeira / G1)Escola Luiz Viana Filho, em Salvador, reúne um grande número de candidatos. (Foto: Cássia Bandeira / G1)
Balanço do MEC
O primeiro dia do Enem 2013 foi considerado "um êxito" pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, porque, segundo ele, não houve "nenhum incidente importante". Os dois destaques apresentados pelo ministro em coletiva de imprensa realizada no fim da tarde de sábado (26) foram o caso de uma jovem de 20 anos de Teresina, que entrou em trabalho de parto enquanto fazia a prova, e a eliminação de 24 candidatos que foram flagrados publicando fotos tiradas dentro da sala, onde é proibido ter equipamentos eletrônicos ligados.
O balanço de candidatos eliminados foi feito entre o início das provas e as 18h30 de sábado. Segundo Mercadante, a "ampla maioria" dos candidatos eliminados é formada de estudantes de escolas particulares que pagaram a inscrição do Enem. Um dos candidatos que perderam o exame tem 39 anos, de acordo com o ministro. Mas esse número pode aumentar. Mercadante lembrou que a qualquer momento novos candidatos podem ser eliminados. "A qualquer tempo, poderemos estar anulando a participação. Não pode entrar equipamento eletrônico e fotografar a prova. Se tiver mais alguma [foto publicada], será identificado e eliminado."
Sabatistas com novo horário
Uma liminar judicial fez com que o horário do início de provas dos candidatos sabatistas --que, por motivos religiosos, guardam o sábado-- fosse alterado em 14 estados. A liminar foi deferida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
De acordo com o ministro, no Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins as provas do primeiro dia tiveram início às 20h do horário oficial de Brasília, e não às 19h, como estava previsto no edital. Nos demais estados, o início seguiu o cronograma original. No domingo, todos os candidatos fazem a prova no mesmo horário.
Pelo menos 18 candidatos do Enem ficaram fora do exame porque, ao chegar ao local da prova, descobriram que estavam cadastrado no sistema do Inep como sabatistas, mas não seguem religiões que guardam o sábado.  O G1 colheu relatos de sete candidatos em São José dos Campos, SP, cinco em Teresina, quatro em Votorantim, SP, pelo menos um em Araçatuba, SP, e um em Piracicaba, SP que acabaram desistindo da prova porque a única alternativa que foi oferecida pelos fiscais era aguardar seis horas em uma sala fechada, antes de encarar as quatro horas e meia das provas de ciências humanas e ciências da natureza.
Mercadante afirmou que acha "pouco provável" que o problema tenha sido do sistema, e não um erro do candidato no ato da inscrição. Na hora de se cadastrar para o Enem, uma das perguntas no formulário é “Você é Sabatista e necessita fazer as provas em horários diferenciados no dia de descanso?”
Segundo Mercadante, o procedimento seguido pelos fiscais no caso de candidatos que alegam não ser sabatistas foi retirar essa informação de sabatista. "Não houve prejuízo. A todos que não eram [sabatistas] foram asseguradas condições para fazer a prova."
Mercadante afirmou ainda que milhares candidatos deixaram para checar seu local de provas literalmente na última hora: "22 mil estudantes foram ver o endereço, no site do Inep, de meio dia a meio dia e 59", disse o ministro. Veja histórias de quem acabou chegando atrasado e perdendo a prova.
Os resultados
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site http://portal.inep.gov.br/enemno dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog