Diálogos na escola
Há algum tempo, ninguém preguntava ao professor sobre quando era chegada a hora de transar. Os meninos eram pressionados por familiares e amigos assim que começavam a ejacular e as meninas sabiam que isto só era aceito após o casamento. Essa referência ainda permanece para muitas famílias atualmente, mas para a maioria dos jovens ela já não serve mais. Identificar o momento de iniciar a vida sexual se tornou uma decisão pessoal. Essa responsabilidade gera ansiedade, muita insegurança e… pouca concentração para a aprendizagem dos conteúdos das diversas disciplinas.
Quando um garoto começa a ejacular não significa que ele esteja maduro sexual e emocionalmente para transar. Na maioria das vezes, ele ainda está aprendendo, por meio de aproximações sucessivas, a reconhecer os sinais no jogo da sedução. O mesmo vale para as meninas, a menstruação é um sinal físico de que o corpo delas já está pronto para uma gestação, mas isso, nem de longe significa que esse é o momento mais adequado para iniciação sexual.
Como ajudar a identificar a hora certa
Na adolescência, os hormônios sexuais provocam uma mudança radical no corpo, que sofre transformações de modo a deixar de ser uma corpo de criança para ser um corpo adulto. O corpo, que antes sentia “cócegas” quando se deparava com um estímulo sexual, passa a sentir um “comichão”, chamado tesão, toda vez que acontece um olho no olho, um beijo, um abraço, um cheiro, e outros carinhos mais.
A sensação de desejo, aliada à curiosidade e à oportunidade, pode dar a falsa impressão de que o adolescente está pronto para ter a sua primeira vez. O professor pode ajudar seus alunos a refletir sobre esta temática e até identificar este momento. Para tanto, é necessário abrir esta discussão em sala de aula e trabalhar com eles o conceito de que ninguém é apenas um CORPO!
Experimente fazer uma roda de conversa sobre valores, crenças e expectativas em relação à primeira relação sexual. Apresente como se processa a resposta sexual humana, desmistificando a ideia de que o sexo é só uma reação orgânica que automaticamente leva ao prazer. É fundamental que os jovens entendam que apenas o desejo não é suficiente para a relação sexual acontecer adequadamente. É necessário também um pouco de maturidade, capacidade de entrega e responsabilidade sexual para prevenção DST/Aids e da gravidez na adolescência.
Para finalizar a conversa, peça para os alunos fazerem uma lista das coisas que eles acreditam serem importantes para acontecer um relacionamento sexual, como as expectativas que têm em relação a uma transa e o que espera do(a) namorado(a) durante e depois da relação sexual. Depois, cada um deve analisar os “prós e contras”. O momento certo é aquele em que a lista dos “contras” praticamente não existir ou tiver poucos itens, possíveis de resolver.
A hora certa para iniciar a vida sexual varia de pessoa para pessoa. Sexo é uma função natural do ser humano, mas não precisa – nem deve – ser praticado enquanto o indivíduo não se sente pronto para viver o prazer e assumir as responsabilidades que essa atividade exige. “Forçar a barra” pode causar dificuldades sexuais!
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