quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Para o comércio do Recife já é Carnaval



Nem bem passou o Natal e as lojas já tentam atrair o consumidor. O apelo é a folia, que em 2013 acontece no começo de fevereiro

Do JC Online

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Com o término do período do Natal, o comércio do Centro do Recife, como sempre, já tem em vista as próximas datas comemorativas. Mesmo com a proximidade do revéillon, boa parte das lojas começam a organizar suas vitrines para o Carnaval 2013 – que ocorre no início de fevereiro, ao contrário dos últimos anos. “Carnavalescos já nos procuram para fazer comprar itens para escolas de samba e blocos. Hoje (segunda - 26/12) mesmo, vieram vários”, relata a gerente da Casa Lapa (Rua das Calçadas), Janaína Fernandes.

A Avil Tecidos e Aviamentos (Rua da Penha) também está com seus artigos relacionados à folia de Momo à venda. “Começamos a troca da vitrine hoje, mas já tem gente comprando. Vamos aguardar a virada do ano para dar mais foco na divulgação do Carnaval”, explica o gerente da loja, Márcio Ferreira. Ele diz que os tecidos de maior saída no período são a chita e o cetim estampado.

Em outra loja, a estilista Emília Bartz se permitiu influenciar pela decoração carnavalesca. “Vim aqui para comprar adereço para customizar minha camisa de réveillon, mas já estou pensando no que levar para o Carnaval”, diz a estilista Emília Bartz, que mora há dez anos no Recife, mas só há dois brinca nos festejos de fevereiro.

A carnavalesca Maria das Graças de Lima, do bloco lírico Rosas da Boa Vista, atribui a presença precoce dos itens da folia de Momo nas vitrines não apenas ao curto espaço entre as festas, mas também ao movimento do Natal. “A impressão que tive é que (o Natal) foi fraco. Houve gente nas ruas, mas não tanta quanto nos anos anteriores”, afirma.

Sobre o rendimento do último feriado, os lojistas divergem quando o assunto é o fechamento do balanço. A gerente da Casa Lapa declara que não houve perda de venda, mas que o movimento não foi tão expressivo quanto o dos anos anteriores. Já o gestor da Avil fala que o Natal foi excelente, “melhor que o do ano passado”, encerra.

A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife é que a meta de crescimento de 6% nas vendas de fim de ano seja batida. De acordo com o superintendente da instituição, Hugo Philippsen, o balanço financeiro do setor deve sair até o dia 6 de janeiro. O índice Serasa Experian Atividade do Comércio atestou que o crescimento das vendas na semana de Natal em todo País foi 5,1% maior que o do mesmo período de 2011.

O foco no Carnaval não deve atrapalhar as tradicionais queimas de estoque realizadas pelo comércio no mês de janeiro. “Conversamos hoje com empresários do setor de confecções e calçados e o discurso deles é de preparação para as liquidações. Essa preocupação (com o Carnaval) de boa parte das lojas é atípica, mas não deve abarcar todo o comércio”, avalia o superintendente da CDL Recife.

SHOPPINGS - Se o comércio do Centro do Recife já está de olho no Carnaval, os mostruários das lojas dos shoppings da capital se concentram na festa da virada. No geral, os entrevistados classificaram o Natal como “bom”. Sobre o Carnaval, a expectativa é positiva. “Nossos itens têm mais saída nesse período (Carnaval), porque lidamos com moda praia e, as pessoas preferem para poder ir para folia”, pondera a gerente da loja Bali, Keila Ferreira.


Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog