terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Exu e Recife homenageiam Luiz Gonzaga com seis dias de festa


Festival Pernambuco Nação Cultural ganha edição especial em dezembro.
Programação conta com shows, oficinas, mostras de cinema e exposições.
Luna MarkmanDo G1 PE
2 comentários
Cezzinha, sanfoneiro (Foto: Luna Markman / G1 PE)Cezzinha é uma das atrações confirmadas nas
comemorações. (Foto: Luna Markman / G1 PE)
Dudu e Terezinha do Acordeon, Cezzinha, Gennaro e Santanna renderam homenagens ao centenário de Luiz Gonzaga, na entrevista coletiva que divulgou, na manhã desta terça-feira (27), a programação da edição especial do Festival Pernambuco Nação Cultural em Exu, no Sertão de Pernambuco. A festa na terra onde o Rei do Baião nasceu ocorre de 11 a 16 de dezembro. Além dos artisas citados acima, o baiano Gilberto Gil é uma das atrações. Recife também terá eventos neste período para marcar a data.
A programação conta com diversas mostras artísticas, cinema, encontros, oficinas e shows em palcos de Exu - Parque Aza Branca, Palco Gonzagão e Fazenda Araripe - e na Praça do Arsenal da Marinha, no Recife. "Tentamos montar uma grade inclusiva, com shows especiais aglutinando mais de um artista por apresentação, pensamos nas famílias e nos devotos que estão visitando o Parque Aza Branca desde o início do ano, selecionamos artistas do [Sertão do] Araripe, mas teremos também ações formativas, com oficinas", explicou o secretário estadual de Cultura, Fernando Duarte.
Fernando Duarte, secretário de Cultura de Pernambuco (Foto: Luna Markman / G1 PE)Fernando Duarte, secretário de Cultura de Pernambuco,
detalhou programação. (Foto: Luna Markman / G1 PE)
No dia 13 de dezembro, dia do centenário, Gilberto Gil, Daniel Gonzaga, Joquinha Gonzaga e Dominguinhos cantam no Palco Gonzagão, em Exu. Fagner, Alceu Valença, Targino Gondim e o grupo Baile do Gonzaga se apresentam, no mesmo dia, no Recife. "Essa celebração é um momento apoteótico da homenagem ao Rei do Baião, que começou em dezembro do ano passado, se prolongou ao longo de todo o ano. Dos 11 festivais realizados [no estado em 2012], sempre tinha um dia dedicado a Luiz Gonzaga", disse o presidente da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa.

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog