segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Estudante de Bom Jardim na Nova Zelândia



Christchurch

Vista de Christchurch
Conhecida com a cidade jardim da Nova Zelândia, a cidade de Christchurch é uma cidade turística localizada na ilha sul do país, e uma linda cidade costeira que atrai muitos jovens estudantes.
População
Aproximadamente 350 mil pessoas vivem em Christchurch, A maioria descendentes de Europeus (Inglaterra e Irlanda). Dentre os principais grupos imigrantes destacam-se: Chineses, Japoneses, Coreanos e Indianos. A maioria dos brasileiros que vivem em Christchurch são estudantes que vivem temporariamente na cidade.
A cidade
Localizada na costa leste da ilha sul da Nova Zelândia, ChristChurch é uma ótima cidade com muito para fazer, também uma ótima cidade para se manter saudável, e que tem dentre as principais atrações programas que envolvem esporte e atividades na natureza fazendo com que seus moradores tenham uma vida bastante ativa.
É uma cidade internacionalmente conhecida, como cidade jardim, devido aos diversos jardins públicos presentes a cidade que são muito bem cuidados. A cidade também possui um festival de flores e plantas (floral festival) que acontece em fevereiro, e colore a cidade de belas flores atraindo muitos turistas nessa época do ano.
A cidade é toda plana o que facilita bastante na locomoção. A praça principal (Cathedral Square) agrega as principais atrações ao seu redor, assim como o comércio central da cidade.
As atrações que merecem ser visitadas são:
Jardim Botânico de Christchurch
Jardim Botânico-  Com muitas espécies de plantas típicas da região, o jardim botânico faz jus a fama da cidade de “cidade jardim” vale a pena a visita.
Mercado em Christchurch
Cathedral Square Market (mercado) – É um ótimo mercado localizado no centro da cidade, encontra-se vários materiais artísticos da Nova Zelândia e região.
Centro de arte em Christchurch
Centro contemporâneo de Arte- Conta com 5 galerias e mais de 60 exibições anuais, muito bom pra ver a arte local.
Vulcão de Christchurch – Vale a pena fazer um passeio no famoso e extinto vulcão de Christchurch.
Centro Antártico
Centro Antártico- Melhor centro antártico do mundo. É cheio de atrações e atividades envolvendo neve e gelo.  
Transporte
O transporte em Christchurch é basicamente feito por ônibus. O sistema de transporte público da cidade é feito pela companhia redbus e é muito eficiente, conta com ônibus novos e confortáveis, e também bons pontos de ônibus. Os ônibus são bem pontuais contando inclusive com painéis eletrônicos, controlado por radar, marcando o tempo de chegada dos ônibus nos principais pontos de ônibus da cidade.
Outra transporte bem usado na cidade são as bicicletas, muita gente usa a bicicleta como transporte, principalmente porque a cidade e quase toda plana, o que facilita bastante na hora de pedalar. É muito fácil comprar ou alugar bicicleta na cidade, encontra-se bicicletas usadas por um bom preço e as novas também não são tão caras assim. Também existem vários pontos de aluguel de Bicicleta espalhados pela cidade. Acesse o site de aluguel de bicicletas em Christchurch http://www.cyclehire-tours.co.nz/
Veja a tabela de preços dos ônibus em Christchurch
Zona 1                (Custo do Transporte em uma única viagem na zona 1)

Fare Type
Adult
Child

Ficam em homestay
Única passagem
$2.50
$1.30
Inclui uma outra viagem gratuita dentro do periodo de 2 horas.
Cartão (metrocard)
Única passagem 


$1.90


$0.95

Inclui ilimitadas viagens gratuitas no período de 2 horas


Acomodação
São várias as opções de acomodação em Christchurch, a maioria dos estudantes costumam ficar em homestay (casa de família), mas também há boas opções de hotéis e albergues. Um ótimo albergue é o Star Times Backpackers, que fica na 56 Cathedral Square, parte central da cidade, perto de tudo. O albergue oferece opção de quarto separado ou dividido com outras pessoas por um preço justo.
A melhor opção pra quem vai morar por um tempo na cidade é ficar um mês em casa de família,onde terá todas regalias de morar em sua própria casa e depois achar outro lugar para morar com um pouco mais de independência. Também porque dividir casa com outras pessoas pode sair bem mais em conta, e um mês é tempo suficiente para fazer alguns contatos e descobrir as melhores opções na cidade e se possível juntar mais gente e alugar um apartamento/casa.
Outras opções de albergues:
Christchurch City Central YHA, 273 Manchester St.
Base Backpackers,  Cathedral Square.
Trabalho
A cidade de Christchurch recebe muitos visitantes todo ano, o que gera muitos empregos na área de comércio e atividades relacionadas ao turismo. A maioria de pessoas/estudantes que trabalham temporariamente na cidade ocupam posições em bares, restaurantes, cafés, hotéis etc. Muita gente também vai trabalhar nas plantações de frutas (kiwi e morango são as mais comuns) aos redores da cidade.
Para procurar emprego na cidade é muito comum ir nos estabelecimentos comerciais entregando Currículo, ou procurar anúncios nos diversos quadros de anúncios da cidade que ficam em supermercados (Supermercado Pack n’ Save é uma boa opção), albergues e escolas.
Educação
Há vários tipos de cursos na cidade, além dos de idiomas existem boas escolas, inclusive para estudantes estrangeiros. Também cursos universitários e de pós-graduação com reconhecimento internacional. Veja algumas opções:
Christchurch College of Education
Christchurch Polytechnic Institute of Technology
Lincoln University
Natcoll Design Technology  
The University of Canterbury 
Custo de vida
O custo de vida em Christchurch é considerado médio baixo em comparação com outras das grandes cidades da Nova Zelândia como Auckland. Os gastos com aluguel é o que mais pesa no orçamento mensal. Sempre há boas opções de economia como por exemplo substituir o transporte coletivo por bicicleta ou aproveitar os baixos preços dos produtos nos supermercados que vencerão em 1 semana (há uma seção apenas de produtos que não possui validade longa).
Alguns preços aproximados na cidade:
Cinema – 14$NZ (há opções para estudantes)
Restaurante – 25$NZ refeição
Promoção McDonald’s – 8$NZ
Vida Noturna
Holy Grail Sport Bar, Christchurch
Christchurch tem uma boa vida noturna, com muitas opções. São boates, bares, muitas festas particulares feitas pelos estudantes da cidade. A maioria dos lugares se entra de graça até determinada hora. Recomendo um Sinuca/Bar chamado “Holy Grail Sport Bar”, que é o maior bar de esporte da Nova Zelândia ,onde é possível assistir a jogos de esportes, jogar sinuca e ouvir música ao vivo. Lembrando as pessoas que vão para Christchurch que não se pode consumir bebida alcoólica nas ruas na cidade.
Por Pablo Cautiero



Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog