segunda-feira, 30 de julho de 2012

Celulares já funcionam com o nono dígito na Grande SP


29/07/2012 08h30 - Atualizado em 30/07/2012 06h32

De acordo com a Anatel, são esperadas instabilidades momentâneas. 
Ligações sem o 9 ainda acontecem normalmente até 7 de agosto.

Márcio PinhoDo G1 SP
Usuários da TIM poderão ter problemas com nono dígito (Foto: G1)Usuários da TIM poderão ter problemas com nono
dígito (Foto: G1)
Os celulares dos 64 municípios da área com DDD 11 em São Paulo já funcionam com o dígito 9 no início do número na manhã deste domingo (29). A medida  foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para manter a oferta de novos números. Aplicativos para smartphones prometem facilitar a atualização da agenda de contatos.
Até o dia 7 de agosto, as chamadas sem o número 9 à frente acontecerão normalmente. A partir do dia 8, começam a ocorrer interceptações gradativas, com mensagem informando os usuários sobre a mudança. Em janeiro de 2013, os números sem o 9 serão considerados inexistentes.
De acordo com a Anatel, estavam previstas para este domingo dificuldades momentâneas na realização e recebimento de chamadas em razão da adaptação que tem de ser feita na rede de telecomunicações. A alteração do número precisa ser registrada em um equipamento chamado HLR, que entende todas as informações sobre os usuários na rede, como sua localização e número de telefone. Algumas operadoras até mandaram mensagens para seus clientes avisando sobre as possíveis dificuldades.
O objetivo da alteração é ampliar o número de combinações. Hoje, já estão em uso ou aprovadas para a venda pela Anatel 42 milhões de linhas com DDD 11. Isso é quase a totalidade das combinações possíveis - 44 milhões. A introdução do 9 permitirá que combinações de oito dígitos hoje disponíveis apenas para linhas fixas, ou seja, iniciadas por 2, 3, 4 e 5, sejam usadas também para os celulares. No total, o número de combinações possíveis passará para 90 milhões.
A mudança vai afetar apenas números de celular. Os telefones fixos e rádios não serão alterados. A alteração é obrigatória, gratuita e a cargo de todas as operadoras.

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog