quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CARNAVAL:Projeto História, Cultura e Patrimônio é isso ai...

Exposição de Trabalhos Artísticos...















 Resultados das Oficinas de Máscaras



Máscaras:Cultura Indígena e Afro-brasileira

 Catirinas, Papangus, bois, garoto malvado...


Cultura e Identidade Pernambucana




 Alegrias, Belezas e Criatividades




 Trabalho em equipe, divisão de tarefas


Leituras, Conhecimentos Múltiplos...



Conhecer  Personagens do Carnaval

Produção de Fantasias, Adereços...

 Socialização de trabalhos...


Moda, Criatividade





 Produção de Textos

Oficina de Dança


 Viva o Frevo !

 Viva Levino Ferreira !

 Aprender Fazendo, Brincando...









Interação na Escola...















 Formação de público apreciador da Arte

 Resgatar Valores...

 Fortalecer nossa Cidadania...


 Valorizar nosso Conhecimento...










 Apreciação da Arte



















 






















Caboclos, Passistas e Catirinas,

 homenageados do Projeto História, Cultura e Patrimônio 

no Bloco da EREM Justulino Ferreira Gomes


IMAGENS DO CARNAVAL DO BOM JARDIM
Viva Levino Ferreira !   Viva o Frevo ! Viva Bom Jardim !

O resgate da cidadania, da musicalidade e da cultura do Bom Jardim - PE, foi, mais uma vez vivenciado no sentido prático por meio das ações do Projeto História, Cultura e Patrimônio,  concomitante ao Bloco dos Estandartes da Secretaria de Educação de Pernambuco, no período pré-carnavalesco de 13 a 17 de fevereiro 2012, na Escola  Estadual Justulino Ferreira Gomes, localizada no Distrito de Umari do Bom Jardim-PE, com o advento do carnaval.

SUCESSO- Começamos o ano letivo movimentando  alunos, professores, funcionários, comunidade com a ação do fazer o Bloco desfilar nas ruas da comunidade de Umari, quinta-feira(16/02). O Bloco Caboclos, Passistas e Catirinas realizado na Escola Justulino, teve sua culminância nesta sexta-feira(17), pelas principais ruas da cidade de Bom Jardim,  juntamente com o Bloco Educafolia promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Cultura.

APRENDER FAZENDO- Conhecer, estudar, fazer pesquisas sobre a biografia e o legado de Levino Ferreira (Músico do Bom Jardim),  participar de oficina de dança (FREVO),  fazer pinturas e máscaras dos personagens brincantes do nosso carnaval. Resgatar valores e saberes da cultura popular, estudar praticando artes. Realizamos exposição dos trabalhos produzidos por estudantes. Isso e muito mais conseguimos realizar neste início de ano letivo. Elevamos a autoestima de quem faz cultura (Caboclos, Passistas e Catirinas), vivenciamos a cultura pernambucana, cultura bonjardinense, cultura afro-brasileira e cultura indígena.

RESULTADOS- Produzimos arte, cultura, saberes e uma alegria geral no coração dos jovens. Motivo de satisfação para todos nós que trabalhamos com amor, dedicação e solidariedade pelo engrandecimento da nossa história, cultura e patrimônio. Muito obrigado aos parceiros, companheiros profissionais da educação, estudantes, pais e todos os patrocinadores e colaboradores. Parabéns !!! Fizemos um carnaval de paz, sem bebidas (drogas), sem  lixo musical, sem agressão a formação das juventudes.

LIÇÃO- É possível fazer o que é bom. Festa de qualidade é aquela que eleva, fomenta e divulga nossa cultura, história e patrimônio. Professor Edgar Severino  dos Santos(Autor do Projeto) - Professora J. Jussara Santana (Parceira).



0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog