Cantora africana ensaia a grande abertura do Carnaval do Recife
Desde 2006, instrumentista Naná Vasconcelos tenta trazer Angelique Kidjou para a festa pernambucana
Publicado em 15/02/2012, às 21h30
Do Jornal do Commercio
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Quem passou pelo Bairro do Recife na noite desta quarta-feira (15) pôde ter uma ideia do que será a abertura do Carnaval do Recife na sexta (17), no Marco Zero. Ou melhor, os sortudos que estiveram por lá puderam assistir a um pequeno show da cantora beninense Angelique Kidjou, ganhadora do Grammy de 2008, embaixadora do Unicef e convidada do instrumentista Naná Vasconcelos para o pontapé inicial da folia recifense.
» Veja vídeo da passagem de som:
Angelique, que estava em cima do palco, viu que na capital pernambucana o Carnaval já começou. No ensaio geral para abertura oficial, não faltaram blocos, maracatus e orquestras de frevo no Bairro do Recife. Integrantes de dez nações de maracatu, que participaram do ensaio, viram de perto a mais conhecida cantora do continente africano.
Após pedir para que os mais de 150 instrumentistas das nações rufassem os tambores para recepcionar Angelique, Naná Vasconcelos avisou: “Agora vamos fazer silêncio para ouvir uma das mais belas vozes africanas. Vocês terão a oportunidade de ouvir uma voz da África”, disse o instrumentista, que desde 2006 tenta trazer a cantora para o Carnaval pernambucano.
Os batuqueiros atenderam ao pedido, mas não deixaram de dançar a música contagiante de Angelique, que também não para quieta no palco. “Nunca vi uma coisa tão linda como essa. Uma voz belíssima. Ela é nota dez”, pontuou Elda Viana, rainha do maracatu Nação Porto Rico.
Angelique foi acompanhada no palco pelo trompete do Mastro Forró e por Naná Vasconcelos, que se revezou entre vários instrumentos: zabumba, agogô e tímpano. No ensaio, que durou cerca de uma hora, a africana cantou uma versão do Bolero de Ravel e E Agora Nego só Quer Dançar, de Naná Vasconcelos. Esta é a primeira vez que a abertura do Carnaval do Recife conta com a participação de uma cantora africana.
» Veja mais um vídeo do ensaio:
No ensaio também havia grupos de caboclinhos e passistas de frevo. A abertura do Carnaval do Recife acontece sexta (17) a partir das 19h, no Marco Zero.






0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog