segunda-feira, 7 de novembro de 2011

NEGROS NO PODER: Ocupação de espaço evoluiu com o tempo

O levantamento realizado pela União dos Negros pela Igualdade dividiu a pesquisa em vários segmentos, como sexo, partido político, região, profissão, estados, além de classificar aqueles que são da base de sustentação da presidente Dilma Rousseff (PT). O estudo também mostra a evolução da representação negra no Congresso Nacional (especificamente na Câmara Federal), nas últimas oito legislaturas. Em 1983, eram 23 deputados federais negros. Na eleição seguinte, esse número foi reduzido para quatro.

As duas legislaturas que se seguiram foi marcada por um aumento de seis negros em cada uma (em 1991 eram dez, e em 1995 passou para 16). Em 1999, o número foi reduzido para 15. Em 2002, a pesquisa não conseguiu identificar a representação na Casa. Já em 2006, a Câmara passou a ser representada por 25 deputados, até chegar ao número de 44 parlamentares da raça na eleição de 2010. Deste total, sete são mulheres.

Analisando o quadro por partidos, é possível constatar que a maioria dos afrodescendentes pertence ao PT (15). O PRB vem em segundo lugar, com sete representantes; o PMDB tem cinco; o PCdoB possui quatro; PDT e DEM têm três, cada, e o PSOL elegeu dois deputados federais negros. O PR, PSC, PTB, PSDB, e PSB são representados por um parlamentar. Dos 44 deputados, 38 são da base de apoio da presidente Dilma.

Os estados que mais elegeram deputados federais foram Bahia e Rio de Janeiro - sete cada um. Maranhão e Minas Gerais vieram em seguida, ambos com cinco. São Paulo elegeu quatro, Ceará três, Amapá, Acre, Roraima e Pará elegeram dois, enquanto Espírito Santo, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal possuem um representante.

De acordo com a pesquisa, somente dez partidos políticos, dos 29 existentes, possuem secretarias dedicadas aos negros ou de setorial afro: PHS, PT, PMDB, PDT, PTB, PRB, PSTU, PCO, PSOL e PSDB.

Com informação da folhape.com Por Blog Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog