sábado, 1 de outubro de 2011

Toddinho causa ferimento na boca de consumidores

Suspeita é de que o produto continha material de limpeza

PORTO ALEGRE (Folhapress) - Pelo menos 12 pessoas sofreram uma espécie de queimadura na boca após consumirem o achocolatado Toddynho, no Rio Grande do Sul. A suspeita é de que o produto estava contaminado com material de limpeza.

Os lotes com alteração estão sendo recolhidos pela Vigilância da Saúde do estado. A Pepsico, responsável pela marca Toddynho, afirmou que o problema ocorreu em 80 unidades de lotes que estão sendo comercializados apenas no Rio Grande do Sul. O achocolatado é fabricado em Guarulhos. Por precaução, a Vigilância Sanitária de São Paulo também ordenou a interdição cautelar deste lote no estado e as vigilâncias municipais foram orientadas a retirá-lo do mercado, caso o encontrem.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também pediu para que a Secretaria de Saúde de São Paulo realizasse uma inspeção na fábrica do Toddynho, o que foi feito na tarde de ontem. A assessoria da secretaria não forneceu detalhes da fiscalização, pois ela deve continuar na próxima semana.

A agência informou que não notificou outros estados porque, pelo menos por enquanto, o problema se concentra em dois lotes distribuídos só no Rio Grande do Sul. O órgão informou ainda que a própria empresa está recolhendo todos os lotes distribuídos no estado.

Casos
A Secretaria de Saúde gaúcha não disse quando os casos de queimadura ocorreram. As pessoas tiveram lesões na mucosa da boca, ardência e irritação. Todos já passam bem. Dez dos casos aconteceram na região metropolitana de Porto Alegre e os outros dois no interior do estado.

Testes feitos em laboratório mostraram que o produto possuía um pH (acidez) inadequado para alimentos. Na noite de ontem, a vigilância do Rio Grande do Sul relatou em comunicado que os quatro primeiros casos eram com crianças. Mas o órgão afirmou que não sabia precisar as idades.

Não é a primeira vez que ocorrem problemas na fabricação do Toddynho. Em 2007, quatro produtos da marca foram recolhidos por todo o País devido a uma “alteração de sabor” causada por um nível de cálcio aci­ma do normal.

A Pepsico afirmou ontem, por meio de uma nota, que fo­ram 80 unidades de 200 ml do produto que apresentaram a alteração. Segundo a empresa, foram tomadas medidas imediatas para tirá-las de circulação no Rio Grande do Sul. A Pepsico pediu ainda que os consumidores que precisarem de esclarecimentos liguem para o telefone 0800-703-2222.
Fonte:folhape Por blog Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog