sábado, 10 de setembro de 2011

Chuva deixa 60 mil desalojados e 3 mortos

Trinta e três cidades já decretaram situação de emergência
Em 92 horas, acumulado de inundação passa de 200mm
Em 92 horas, acumulado de inundação passa de 200mm

SÃO PAULO (Folhapress e ABr) - Pelo menos três pessoas morreram em Santa Catarina vítimas da chuva que atinge o estado há quatro dias. Trinta e três cidades já decretaram situação de emergência e duas estão em situação de calamidade pública. Até a noite de hoje, 800 mil pessoas haviam sido afetadas de alguma forma - perderam bens ou ficaram sem energia elétrica, por exemplo - em 84 cidades. Cerca de 60 mil tiveram de deixar suas casas. Vinte e três cidades têm problema de fornecimento de energia e 31 estão sem água.

Segundo a Defesa Civil Estadual, um homem de 66 anos morreu em Guabiruba, a 118 km de Florianópolis. Outras duas mortes, de dois homens que teriam batido um remo contra um poste de energia elétrica, foram informadas pela Prefeitura de Rio do Sul, mas não foram contabilizadas oficialmente.

Em Blumenau, o nível do Rio Itajaí-Açu, que corta a cidade, superou a marca de 11,52 metros registrada em 2008, quando o estado também foi castigado pelas chuvas. O nível chegou a 12,60 metros - ele começa a transbordar a partir dos 8 metros. A cheia invadiu cerca de 300 ruas e deixou metade da população sem água. A circulação dos ônibus foi interrompida. Cerca de 15 mil pessoas tiveram de deixar suas casas. As aulas foram suspensas.

Na madrugada de ontem, os bombeiros chegaram a perfurar o casco de um navio alemão a vapor do século 19, exposto sobre um pedestal na região central da cidade, no intuito de impedir que ele fosse arrastado pela cheia.

Vias alagadas
A cidade de Ilhota, onde em 2008 deslizamentos mataram 47 pessoas, está totalmente isolada por causa das chuvas. As rodovias que ligam Ilhota a Gaspar, Blumenau e Brusque foram inundadas e estão interditadas. Segundo a Defesa Civil do município, apenas deslizamentos isolados foram registrados nos últimos dias. O centro da cidade é a área mais afetada. Mais de 1, 2 mil pessoas deixaram suas casas.

Rio do Sul e Brusque, que também são cortadas pelo Itajaí-Açu, decretaram situação de calamidade pública. Três rodovias federais e vinte estradas estaduais de Santa Catarina estão com trechos interditados por inundações e quedas de barreira. Na tarde de ontem, o Ministério da Integração Nacional destinou R$ 30 milhões para a reconstrução das cidades afetadas pelas enchentes. Os temporais devem dar uma trégua nos próximos dias, dizem meteorologistas. Segundo o governo do estado, os acumulados da chuva das últimas 92 horas já passam de 200mm em alguns municípios, o que equivale ao valor esperado para o mês inteiro. A principal região atingida é o Vale do Itajaí. Blumenau está com 15 mil pessoas impossibilitadas de voltar para suas residências enquanto Rio do Sul está com 10 mil.

Fonte: folhape.com

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog