Foto: Aldo Carneiro/AE |
Segundo o reitor da instituição, Amaro Lins, a homenagem foi um reconhecimento às realizações de Lula durante os dois mandatos como presidente da República. “Ele fez a grande transformação no Brasil e teve a Educação como um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento do País”, exaltou.
O governador Eduardo Campos, um dos integrantes da mesa, também discursou sobre a atuação de Lula como presidente. “Poucos conseguiram como o senhor, presidente [Lula], interpretar a alma do povo brasileiro”, destacou. “Obrigado é a palavra que resume o sentimento dos pernambucanos”, concluiu.
Lula vestiu a samarra e recebeu o capelo e o diploma das mãos do reitor Amaro Lins. As “vestes talares” na cor vermelha simbolizaram a área de Ciências Humanas.
Em seu discurso, o ex-presidente falou sobre sua trajetória e a alegria de receber o título no Estado onde nasceu.
“O dia de hoje, para mim, será inesquecível. Vocês não podem imaginar o que ele significa para um pernambucano retirante como eu, que não teve as oportunidades escolares que todo jovem deveria ter, mas que sempre acreditou no potencial libertador da Educação”, afirmou. “Vou guardar esses três diplomas em um lugar muito especial do meu coração”, destacou.
O título de Doutor Honoris Causa é atribuído à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.
Fonte:http://www.band.com.br/noticias/brasil/noticia/?id=100000445567