terça-feira, 28 de maio de 2013

Escolas suspeitas de expulsar alunos para melhorar o Ideb


Para Conselho Tutelar, objetivo das transferências é obter mais verbas.
Sete casos estão sendo investigadas pela Secretaria de Educação em GO.

 G1 TV Anhanguera
Diretores de escolas estaduais de Goiás são suspeitos de expulsar alunos com mau comportamento e rendimento para melhorar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, assim, receber mais dinheiro da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A denúncia, feita por pais de estudantes ao Conselho Tutelar da Região Noroeste deGoiânia, foi encaminhada ao Ministério Público Estadual (MP-GO) e está sendo investigada pela Seduc.

Com sete casos sob investigação, o Conselho Tutelar da Região Noroeste acredita que as escolas estão preocupadas com a avaliação do Ideb porque quanto maior a nota no índice, que vai de 0 a 10 e é usado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o rendimento dos alunos, mais dinheiro a escola recebe. A verba pode checar a R$ 20 mil, de acordo com o desempenho.
"Estão procurando o meio mais fácil. O meio mais fácil é chamar o pai do aluno e dizer: 'Está aqui a transferência do seu filho, Procure outra escola'", afirma Dantas. Segundo ele, a medida viola o direito desses adolescentes à educação.
Em um dos casos investigados, segundo o conselheiro tutelar, o aluno do Ensino Médio estudava no período da manhã no Colégio Estadual Sebastião Alves de Souza. Após conseguir emprego, ele passou a estudar à noite. Mas a frequência continuou sendo computada na parte da manhã. Resultado: ele estourou o número de faltas e a escola o mandou procurar outro colégio.
Escolas estaduais são suspeitas de expulsar alunos para melhorar Ideb em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Em documento enviado ao Conselho Tutelar, diretor
defende medida (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O Conselho Tutelar cobrou explicações. O diretor do colégio enviou um documento onde diz que "o aluno evadiu-se das aulas por dois meses, sem que os responsáveis tivessem notado". O resultado, segundo o texto, foi um bimestre praticamente sem notas e que resultará em reprovação e argumenta: "O que é nocivo para a unidade educacional, visto que estamos em ano de medição do Ideb".
Segundo o documento, "a evasão e a repetência são cuidados que as escolas devem ter". Nele, o gestor lembra que é dever do estado e direito de todos à educação e à cultura, mas argumenta que "é injusto e chega ser crime que alguém fique matriculado sem que esteja frequentando [a escola]". A Seduc afastou o diretor do cargo.
Protesto
Na segunda-feira (27), os alunos do colégio fizeram uma manifestação em frente à escola pedindo a volta do diretor. "Ele foi afastado por uma denúncia infundada, então a gente tá pedindo a volta dele", defendeu o aluno Hitler Alves.
Escolas estaduais são suspeitas de expulsar alunos para melhorar Ideb em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Estudantes protestaram contra afastamento de diretor do cargo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)


A reportagem tentou contato com o diretor que mandou o documento ao Conselho Tutelar. Mas ele não atendeu as ligações.

Os sete casos de expulsões ou transferências compulsórias foram registrados em cinco escolas. "Se ao final desse procedimento verificar que, de fato, esses diretores e diretoras estavam usando desse meio escuso para melhorar o Ideb, eles serão exonerados", garantiu o subsecretário de educação de Goiânia, Marcelo de Oliveira.
Além da sindicância para os casos denunciados, a Secretaria Estadual de Educação abriu montou um grupo de trabalho para investigar todas as transferências realizadas este ano. O resultado deve ficar pronto em 60 dias.
O MP-GO informou que já recebeu a denúncia do Conselho Tutelar e vai investigá-la.
Escolas estaduais são suspeitas de expulsar alunos para melhorar Ideb em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Em Goiás, escolas estaduaispossuem placa com a nota do Ideb (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)



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sábado, 25 de maio de 2013

Camila Barbosa, sucesso de Bom Jardim para Nova Zelândia

"Viver e estudar em outro país é uma experiência muito valiosa,"afirma estudante de Umari em mensagem para amigos, familiares e jovens de Bom Jardim e Pernambuco.

Camila Barbosa - EREM Justulino Ferreira Gomes - Umari.


Estou realizando um intercâmbio em Nova Zelândia com duração de 6 meses, oferecido pelo governo de Pernambuco e já estou aqui há 4 meses. Moro em Umari, Bom Jardim, sou de uma família de baixa renda e nunca imaginei que fosse fazer um intercâmbio.
Tive mais chances depois que comecei a fazer um curso de inglês oferecido pelo governo de Pernambuco, mas na verdade fazer um intercâmbio nunca foi meu sonho, porque eu sabia que minha família nunca teria condição de pagar uma bolsa de estudos para mim no exterior. Porém, depois de muito estudo, esforço e determinação, consegui o que eu mais desejava, um intercâmbio.
Viver e estudar em outro país é uma experiência muito valiosa. É algo único e inesquecível, a cada dia se aprende coisas diferentes. É uma experiência que nos permite adquirir independência, além de ampliar nossos conhecimentos.
Me sinto realizada e estou muito feliz, porque todas as minhas expectativas em relação ao intercâmbio foram superadas. Agora resta curtir o tempo que ainda falta... Vivendo em um lugar estranho e distante também aprendi a valorizar ainda mais o meu país Brasil e também minha família pois sem o apoio dos meus pais certamente não teria condições de estar aqui. Mais do que um sonho realizado, o meu intercâmbio esta sendo uma das melhores coisas que já fiz em minha vida.
Quando se tem um sonho, é preciso correr atrás, lutar por ele. Somente com muito esforço e força de vontade é que se alcança um objetivo. Jamais devemos deixar de sonhar, pois quando nos demos conta, o sonho se tornou realidade.
Sentirei saudades de Nova Zelândia, por ser um país maravilhoso, pelos amigos que fiz aqui e pela família hospedeira com quem estou convivendo diariamente. Com certeza cada minuto vivido aqui valeu e esta valendo a pena, por mais que o tempo passe nunca vou esquecer da inesquecível experiência que passei nesse país. Agradeço primeiramente Deus e a todos que contribuíram para a realização desse sonho, muito obrigado! Camila Barbosa para www.professoredgar.com/

Fotos de Camila no Facebook



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Dilma participa dos 50 anos da União Africana. Brasil anula dívidas de US$ 900 milhões de países africanos


Principais beneficiados serão República do Congo e Tanzânia.
Na Etiópia, Dilma participa dos 50 anos da União Africana.

Fotografia oficial dos chefes de estado e de governo nos 50 anos da Organização da Unidade Africana (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Fotografia oficial dos chefes de estado e de governo nos 50 anos da Organização da Unidade Africana (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)


A presidente Dilma Rousseff anunciou neste sábado (25), por meio do porta-voz Thomas Traumann, a anulação de US$ 900 milhões em dívidas de países africanos. Na Etiópia, Dilma participa dos 50 anos da União Africana.
Dos 12 países que terão suas dívidas perdoadas, os principais beneficiados serão a República do Congo, com uma dívida de US$ 352 milhões cancelada, e a Tanzânia, com US$ 237 milhões.
'Manter relações especiais com a África é estratégico para a política externa brasileira" disse imprensa o porta-voz da presidente Dilma Rousseff, Thomas Traumann.
O Brasil participou como convidado do Jubileu de Ouro do grupo que reúne 54 países africanos e Dilma discursou como representante da América Latina. A viagem de Dilma à Etiópia é a terceira da presidente à África em três meses.
A presidente chegou a Adis Abeba, capital da Etiópia, por volta das 9h30 (15h30 no horário local) desta sexta-feira (24) para participar das comemorações de 50 anos da União Africana, o Jubileu de Ouro da cúpula.
Após chegar à cidade, a presidente se reuniu com o primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, para assinar atos de cooperação entre os dois países nas áreas de desenvolvimento agrícola, transferência de renda, serviços aéreos, educação e ciência e tecnologia, segundo informações do Itamaraty.
"Eu acho uma deferência o Brasil ter sido convidado para falar em nome da nossa região nesse Jubileu de Ouro. E eu acho que reflete o fato e o reconhecimento da importância que o Brasil atribui à África. Eu estive há pouco com o presidente Hailemariam Desalegn e isso fica claro também nas relações bilaterais entre o Brasil e a Etiópia", afirmou a presidente em rápida entrevista.
Segundo Dilma, "o Brasil quer não só estabelecer relações comerciais, investir aqui, vender para o país, mas o Brasil quer também uma cooperação no padrão Sul-Sul. O que é o padrão Sul-Sul de cooperação? É uma cooperação que não seja opressiva, que seja baseada em vantagens mútuas e valores compartilhados".G1/AFP

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Situação embaraçosa:Disputa acirrada pela direção da Escola Rita Maria em Orobó.

Diretora Rosimere, nomeada para assumir a Escola Estadual  Rita Maria, não teve boa acolhida pela comunidade escolar. Houve protestos com cartazes, carro de som e faixa. Alunos querem a permanência da ex-diretora que ocupa cargo de secretária municipal de educação. Na Câmara o assunto também repercutiu.

OROBÓ 22/05/2013: O vereador Manuel Mariano parabeniza a professora Assunção Albuquerque e a Escola Rita Maria da Conceição


Nesta quarta-feira (22/05/2013) na sessão da Câmara Municipal de Orobó, o vereador Manuel Mariano, parabenizou e se solidarizou com a professora Maria Assunção Albuquerque pelo seu trabalho em prol da educação de Orobó, e toda equipe da Escola Rita Maria. E disse ter ficado bastante feliz com o movimento feito pelos alunos da referida escola  para que a mesma permanecesse à frente da direção daquele educandário.



Pois, ali ficou nítido que não foram, em vão, os trabalhos e todo este período que a educadora passou como professora e diretora da citada escola. Disse ainda, que não não tem nada contra a ninguém que venha de outros lugares prestar seus serviços a escola, porém todos da terra conhecem o trabalho que fora desenvolvido desde a luta em conseguir o terreno, construir a escola e mais os conhecimentos oferecidos pela escola a toda comunidade, e em todas estas situações, a Professora Assunção nunca mediu esforços e esteve presente e atuante junto a toda equipe. Conhecendo, portanto esta história, independente de qualquer coisa o vereador Manuel Mariano solidariza-se com todos bem como oferece seus préstimos. 



O vereador salientou ainda que a professora Assunção tem capacidade de assumir qualquer função e/ou cargo no Município. blogmanuelmariano
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Estudantes brasileiros conquistam prêmio em Feira Internacional de Ciências e Engenharia


Dessalinização da água do mar por meio de bactéria rendeu o 4º lugar a alunas do Rio Grande do Sul.




Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
Preocupadas com os alertas sobre o risco de escassez de água própria para o consumo, duas alunas de ensino médio resolveram unir ecologia e ciência e desenvolveram um projeto para dessalinizar água do mar por meio de uma bactéria. A intenção das estudantes é que, sem o sal, a água seja usada para a irrigação, por exemplo, e, no futuro, também para o consumo humano.

 “A grande importância desse projeto é que o processo é simples e econômico e pode ser aplicado em vários lugares”, explica uma das autoras da pesquisa, Desireé de Böer Velho, que terminou no ano passado o ensino médio técnico de química na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS). Aluna da mesma escola, Ágatha Lottermann Selbach é a outra autora da pesquisa.

Com o trabalho, as duas chegaram à Feira Internacional de Ciências e Engenharia, cuja sigla em inglês é Intel ISEF, competiram com estudantes de outros países e conquistaram o 4º lugar na categoria gestão ambiental. Desireé conta que a experiência serviu de incentivo para seguir a carreira científica e as estudantes vão dar continuidade ao estudo para tornar a água dessalinizada adequada ao consumo humano. A partir daí, elas pretendem buscar apoio para aplicar o projeto no dia a dia e até em escala empresarial.

A estudante Desireé de Böer conta que todo o esforço na pesquisa e o reconhecimento com o prêmio foram experiências que a incentivaram. “Esse projeto me incentivou entrar na área científica, foi um grande passo. Viemos de escola pública onde não tínhamos tanto recurso. Agora entrei na faculdade e mudou toda minha vida. Olho o mundo de outro jeito, me agregou muito em relação ao conhecimento, o fato de ter viajado e conhecido novas culturas”, disse.

O projeto das estudantes de Novo Hamburgo foi um dos nove premiados na feira que teve a participação de mais de 1,5 mil estudantes de 70 países, em maio, nos Estados Unidos. Os brasileiros ficaram com o 1º lugar entre os países latino-americanos e com o 3º no geral, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá.

A coordenadora-geral da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organização que selecionou parte dos estudantes para o evento internacional, Roseli Rodrigues Lopes, ressalta que o sucesso que os brasileiros alcançaram competindo com estudantes de tantos países mostra que é possível trabalhar o incentivo para a ciência e a engenharia ainda na educação básica. Ela avalia que esse trabalho deve ser ampliado. “Precisamos descobrir quem são os talentos, às vezes os jovens estão na escola e não têm ideia do que é engenharia. Ele não recebe o estímulo e às vezes é um grande talento”, diz.

Outra pesquisa premiada é a de Túlio Vinicius Andrade, aluno do 3ª ano do ensino médio do Grupo Gênese de Ensino, do Recife. Ele ficou com o 3º lugar na categoria ciências sociais e comportamentais. Por meio da leitura, Túlio percebeu que as doenças que mais matam no mundo estão ligadas a comportamentos sedentários. As informações indicavam que esses comportamentos começam ainda na infância e juventude, por isso, o estudante resolveu investigar a situação das aulas de educação física em escolas no Recife e descobriu que os professores da área enfrentavam dificuldades.

“Identifiquei que há falta de espaço físico, de materiais e de interesse dos alunos. Adaptei a prática pedagógica do construtivismo e criei soluções com metodologia de ensino para as principais dificuldades”, explica. O estudante fez testes com os alunos e, comprovada a eficácia do trabalho, Túlio passou a dar palestras para professores de educação física da rede pública. Após, elaborou um manual que será distribuído aos professores.

Diante dos desdobramentos das pesquisas, Roseli Rodrigues Lopes, avalia que a iniciação científica  permite novas perspectivas aos jovens. "Eles acabam tendo uma trajetória acadêmica mais rápida que a de outros. Vão para a universidade sabendo o que querem e chegam com mais maturidade. Terminada graduação, muitos seguem para o mestrado", diz.
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As religiões redefinem poderes de convencimento



Antonio Rezende astuciadeulisses.com.br

Quem anunciou o fim das crenças e a vitória da razão científica? A secularização da cultura prometia espaços amplos para a crítica e a reflexão. Nada de dogmas ou de alienações que provocassem ingenuidades diante das armadilhas da vida. No entanto, é preciso sempre lembrar que o controle sobre as andanças do tempo sofre abalos constantes. Movimentos intelectuais defendem novas teorias que buscam práticas sociais. Há mudanças. Novidades conseguem assombrar os tradicionais e celebramos sinais de agitação. Esquecemos que a incompletude nos acompanha e as fragilidades nos assustam. Não separemos o que foi vivido do momento atual. Quando a memória vacila perdemos experiências. Tropeçamos nas pedras que existem no meio do caminho.

A Igreja Católica não tem o fôlego de épocas passadas. A Reforma enfraqueceu suas hierarquias. Houve guerras religiosas violentas, a colonização das terras americanas transformou expectativas e a ética remontou seus princípios. Com a chegada do capitalismo as ansiedades ganharam outras moradias. O vaivém da grana penetrou no sagrado. Surgiram teses para justificar explorações e dignificar riquezas. Surpresas, para muitos, que se angustiam com seus pecados e queriam reconquistar os caminhos da salvação. Não são, apenas, as discussões acadêmicas que movem dissidências. As culpas fazem, sutilmente, parte de discursos de sacerdotes e pastores convictos ou ambiciosos.
As religiões não se foram, nem tampouco abandonaram vinculações com a política. Ressaltamos as histórias do ocidente, fixamos atenção no catolicismo, mas no oriente outras travessias são feitas. Há muitos conflitos, interpretações diferentes dos ensinamentos de Maomé, choques cotidianos, minorias privilegiadas, divisões internas. Não se consolidam uniformidades, mas violências que intimidam. A procura da verdade converte, muitas vezes, seguidores tradicionais influenciados pelas notícias trazidas pela globalização. Tudo se mostra confuso, exige pactos entre governos, mascaram comércios e acumulações de riqueza.
Os meios de comunicação ampliam sua importância. No Brasil, os evangélicos seguem conquistando adeptos. Penetram nos partidos, convencem jogadores de futebol, não dispensam as redes sociais. Transformações inesperadas na política revertem antigas situações do coronelismo estruturado com a ajuda da Igreja Católica. A fé não vive sem suas proximidades com o poder, com a sede de líderes por lugares nos núcleos da política. As acusações não cessam com o objetivo de desmontar pactos. Longe dos templos, os ruídos ecoam, banalizam comportamentos, revalidam cinismos.A modernidade reuniu paradigmas e sacudiu conservadorismos. No entanto, o desgaste histórico, as rebeldias, a falta de compromisso atraem pessoas.
A modernidade não seguiu uma linha reta e o fascinante “progresso” tornou-se um território de contradições A busca da salvação não se diluiu. Há, contudo, quem não acredite nas divindades. Raciocinam acusando os absurdos da religião e suas manobras. As grandes maiorias não desprezam as ações da fé. Elegem exemplos,  ouvem promessas de redenção, ajudam na concentração de benefícios, articulam ações solidárias. A secularização da política é uma idealização. Quando as disputas eleitorais se aguçam, alianças esquisitas se formam. A luta pelo poder seduz. Produz um espetáculo que invade a sociedade. Diminuem os espaços para perdões santificados e as trocas de favores se multiplicam. O movimento da história não perde seu fôlego.

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O encanto quebrou-se e a magia desfez-se

astuciadeulisses.com.br


Há perguntas que, sempre, reaparecem.Vivemos cheios de dúvidas. Elas não cessam, pois a sociedade assume outros comportamentos e os desejos fluem. Não há destinos, mas grandes aventuras que nos jogam em incertezas frequentes. Quando conseguimos mergulhar nas objetividades até que o controle de certas possibilidades nos traz algum sossego. Somos marcados pelas inquietudes. Todo esforço da ordem dominante para espalhar a mesmice tem falhas. Não seria nada agradável viver num mundo que consagrasse verdades permanentes. Portanto, os malabarismos nos pedem atenção. Seguimos.
As dúvidas se firmam, porque nem tudo pode ser esclarecido. As questões principais que nos atormentam não são recentes. A mitologia nos acolhe, mostrando vacilações, fantasias, coragens e medos seculares. As razões variam, dançam com os ritmos da história. Há quem confie na linha reta, numa linearidade sem sustos, com geometrias conhecidas, sentimentos petrificados. Não é exagero. A diversidade é não artigo da pós-modernidade. Faz parte da cultura que se move fabricando significados. O que é a justiça nas falas de Prometeu? O que é justiça nos discursos políticos dos partidários do pragmatismo? Não é à toa que Freud citava o equilíbrio instável, a busca da felicidade que se esconde. Recordo-me de Guimarães Rosa, dos sertões, das travessias, das belezas, das agonias…
Nas escritas de vida, nas narrativas que contam as histórias, há lugar para os encantos. O inesperado não é incomum. As convivências redesenham ânimos, apesar da sufocante burocracia que cerca as instituições sociais. Existem os escorregões nem sempre perigosos. Pior é adormecer, negando o sonho, com os olhos fixos num único espelho. O espaço do encanto desmancha a mediocridade. No entanto, o encanto também, se quebra. As turbulências convivem com calmarias, acelerando os ponteiros do relógio, reinventando o tempo. O amor romântico dialoga com o afeto líquido dos momentos atuais? Como se formam as diferenças, os desencontros, as fugas?
O vaivém da história nos acompanha. Ele fermenta as dúvidas, nos alerta para as permanências. Muitas vezes, nem observamos as sutilezas. Os encantos mudam de lugar, perdem aquela antiga magia. As fadas possuem moradias em cidades ocupadas por torres e viadutos? A imaginação está presa nas vitrines do shopping? Tudo tem muitas respostas, as teorias se misturam, terminam assombrando. O que inventamos nunca é para sempre. As coisas se desfazem, os sentimentos se equivocam, as lágrimas expressam dores e alegrias. As perguntas não abandonam quem atiça os olhos e o coração.
Estamos no mundo. Começamos o dia, sem saber qual será seu fim. O encanto é a sobrevivência? Talvez, seja. Diante de violências surpreendentes e hipocrisias assustadoras, não entrar nas armadilhas da intolerância é uma conquista. Os valores não possuem transparências. O mundo das mercadorias é fugaz. A solidariedade não cabe nas suas artimanhas. Por isso que a magia da força das utopias se fragiliza. Não estamos no inferno, mas é preciso se preocupar com o cotidiano. Se não ousarmos redefini-lo, não há como retomar o encanto. As perguntas devem existir junto com a vontade de respondê-las. Não importa que haja certos enganos. Como negar o humano?

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Marcha das Vadias em São Paulo incentiva denúncia contra agressores


Grupo ocupou a Avenida Paulista e seguiu rumo à Praça Roosevelt.
Tema da terceira edição do evento foi 'Quebre o silêncio'.

Julia Basso VianaG1 .

Manifestante participa da 3ª Marcha das Vadias, que acontece neste sábado, 25, na Avenida Paulista, região central da cidade de São Paulo. O tema desta edição é 'Quebre o silêncio'. O movimento pretende incentivar que as mulheres que sofrem violência sexu (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo)Manifestante participa da 3ª Marcha das Vadias, que acontece neste sábado, 25, na Avenida Paulista, região central da cidade de São Paulo.(Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo)
Com o tema "Quebre o silêncio", a terceira edição da Marcha das Vadias em São Paulo percorreu neste sábado (25) a Avenida Paulista e a Rua Augusta em direção à Praça Roosevelt. O grupo se concentrou na Praça do Ciclista, onde foram preparados cartazes, stencil e pinturas corporais.
De acordo com os organizadores, a Marcha das Vadias "é uma resposta à ideia de que mulheres são culpadas pela violência que sofrem".
Por volta das 15h20, o protesto chegou à Praça Roosevelt. No local, parte do grupo se reuniu em uma roda para dar testemunhos de agressões sofridas por mulheres. Em outro ponto da praça, mulheres fizeram batucada com instrumentos improvisados.
De acordo com a Polícia Militar, a manifestação chegou a reunir 1,5 mil pessoas.

Violência contra a mulher em SP
O estupro é um crime que vem crescendo nos últimos meses em São Paulo. De acordo com dados sobre os índices de criminalidade divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, no mês de março foram registrados 311 casos na capital paulista. O número é 8,36% superior aos casos registrados no mês anterior, em fevereiro, que teve 287 ocorrências.

A SSP também aponta aumento de casos de estupro registrados no estado de São Paulo. Em março deste ano foram 1.161 casos contra 1.057 em fevereiro, uma alta de 9,84%.
Cartaz na Marcha das Vadias em São Paulo (Foto: Julia Basso Viana/G1)Cartaz na Marcha das Vadias em São Paulo
(Foto: Julia Basso Viana/G1)
Origem do protesto
O protesto contrário ao machismo que teve origem no Canadá e se espalhou pelo mundo. Conhecido como ‘SlutWalk’, ele é realizado neste sábado em diversas cidades do Brasil. O movimento ‘SlutWalk’ começou em Toronto, no Canadá, quando alunos de uma universidade resolveram protestar depois que um policial sugeriu que as estudantes do sexo feminino deveriam evitar se vestir como “vagabundas” para não serem vítimas de abuso sexual ou estupro.

A primeira marcha reuniu cerca de 3 mil participantes vestidas de forma provocativa ou comportada para chamar a atenção para a cultura de responsabilizar as vítimas de estupro. Foi o estopim para que outros eventos semelhantes se espalhassem por várias cidades dos Estados Unidos e Europa.
Manifestantes participam da 3ª Marcha das Vadias, que acontece neste sábado, 25, na Avenida Paulista, em SP (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo)Manifestantes participam da 3ª Marcha das Vadias, que acontece neste sábado, 25, na Avenida Paulista, em SP (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo)
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Grupo desceu a Rua Augusta para encerrar Marcha das Vadias na Praça Roosvelt (Foto: Julia Basso Viana/G1)Grupo desceu a Rua Augusta para encerrar Marcha das Vadias na Praça Roosvelt (Foto: Julia Basso Viana/G1)
Homens também participaram e deram apoio à Marcha das Vadias em São Paulo (Foto: Julia Basso Viana/G1)Homens também participaram e deram apoio à Marcha das Vadias (Foto: Julia Basso Viana/G1)


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sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mais de 5 milhões já inscritos no Enem 2013


Prazo termina às 23h59 da próxima segunda-feira (27).
Provas serão realizadas em 26 e 27 de outubro.

Do G1, em São Paulo
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Site traz o passo a passo para a inscrição no Enem 2013 (Foto: Reprodução)Site traz o passo a passo para a inscrição no Enem
2013 (Foto: Reprodução)
O Ministério da Educação afirmou que, até as 18h15 desta sexta-feira (24), 5.199.918 pessoas já haviam feito sua inscrição na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O período de inscrições foi aberto no dia 13 e termina às 23h59 da próxima segunda-feira (27).
Segundo o MEC, o prazo de inscrições não será prorrogado. O ministério ainda sugeriu que os candidatos aproveitem o fim de semana para se inscrever, e não deixar a tarefa para o último dia.
Após o encerrramento das inscrições, o pagamento da taxa, no valor de R$ 35, pode ser feito até o dia 29. As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.
De acordo com o ministério, São Paulo já tem 809.608 inscritos no Enem 2013. O segundo estado com o maior número de inscrições é Minas Gerais, com 564.401, seguido do Ceará, com 393.454, do Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos, e da Bahia tem 377.759 inscritos.
O MEC colocou no ar um site com o passo a passo para ajudar o candidato fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013). O endereço do site éwww.enem.inep.gov.br. Nele também é possível acessar o link para a página de inscrição.
O passo a passo mostra como a inscrição deve ser feita e traz informações importantes, como a de que o Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado, por via postal, para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição; como encontrar no sistema a escola onde fez o ensino médio; e de que o estudante deverá guardar o número de inscrição para acessar o sistema futuramente.
No balanço divulgado pelo MEC às 18h30 da segunda-feira, o Enem já computava  472.495 inscrições. No ano passado, no primeiro dia de inscrições, até as 20h20, foram contabilizadas 512.029 inscrições.
"O sistema está funcionando muito bem, todos os testes foram feitos para que o estudante tenha muita tranquilidade neste período de inscrição. O estudante não precisa pressa, o sistema está respondendo bem", diz Costa, em entrevista à rede de comunicadores, programa interno da assessoria de imprensa do Ministério da Educação.
O Ministério da Educação calcula que 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas que podem garantir acesso à universidades federais e institutos federais de ensino superior, e nesta edição de 2013 promete mais rigor na correção da prova de redação e um investimento maior na segurança para evitar fraudes.
Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras.
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CRONOGRAMA DO ENEM 2013
Início das
inscrições
13/05
Término das inscrições
27/05 (23h59)
Pagamento
das incrições
Até 29/05
Taxa de
inscrição
R$ 35

Data das
provas
26/10 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza                      
27/10 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito
Até dia 30/10
 
Resultado individual
Data a ser divulgada
Fonte: Inep
O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.
Como se inscrever
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula com mobiliários acessíveis. Neste ano, também serão oferecidas duas opções de tamanho de letra da prova, além da usada pelos demais candidatos. Quem tiver necessidade poderá optar pela prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas) e pela prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas).
Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Quem não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas
Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O comprovante da inscrição estará disponível no endereçohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.
Site para inscrição do Enem está no ar (Foto: Reprodução)Site para inscrição do Enem está no ar (Foto: Reprodução)
ÁREAS DO CONHECIMENTO
Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
Matemática e suas tecnologias: matemática
As provas
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio (veja ao lado).
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta esferográfica com tinta preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h e os portões serão abertos às 12h (sempre no horário de Brasília). No dia 26 de outubro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Conferência dos dados
Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.
Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação só deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.
O que não pode
O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
O edital afirma que é obrigação do candidato "guardar, ao ingressar em sala de provas, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados anteriormente, sob pena de eliminação do exame". No último Enem, dezenas de candidatos foram eliminados depois que tiraram fotos com celular do cartão de respostas, antes do início da prova, e as postaram em redes sociais.
Todos os pertences que não sejam a caneta preta de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.
VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep
A redação
O sistema de correção do Enem ficou ainda mais rígido em 2013. A partir deste ano, três mudanças devem garantir uma correção mais rigorosa: a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.
Além de alterar as regras para anulação da redação parar incluir as tentativas de deboche, classificadas como tendo "parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto", o MEC agora vai exigir uma justificativa dos corretores para aceitar que uma redação contendo erro de português receba a nota máxima. O ministério ainda diminuiu a discrepância máxima aceita entre os dois corretores.
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 100 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de ofício".
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Além das provas com deboche, será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".
Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem até o terceiro dia útil após as provas, ou seja, até 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data que ainda será divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

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