quinta-feira, 27 de junho de 2019

"Jesus crucificado, no chão é fuzilado pelo comandante da tropa". Ecos da Marcha para Jesus 2019


Fragmentos de  Quebrando o Tabu
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Professor Edgar Bom Jardim - PE

Mais uma decepção: 39 kg de cocaína com militar no avião presidencial


Um tripulante do voo que transportava a equipe avançada do presidente Jair Bolsonaro para a cúpula do G20 no Japão foi preso no sul da Espanha com 39 kg de cocaína em sua mala, informou nesta quarta-feira (26) a Guarda Civil espanhola.
Na terça-feira (25), durante uma escala do avião da Força Aérea Brasileira no aeroporto de Sevilha, “o militar foi interceptado durante um controle com 39 kg de cocaína divididos em 37 pacotes” em sua mala, disse à AFP uma porta-voz da força policial em Sevilha. “Em sua mala havia apenas drogas”, afirmou.
De acordo com o porta-voz, o militar se apresentou diante de um tribunal nesta quarta-feira 26, acusado de cometer delito contra a saúde pública, uma categoria que inclui o tráfico de drogas na Espanha.
Ele estava em um avião que precedia ao do presidente brasileiro, que decolou na terça-feira à noite para Osaka, no Japão, para participar da reunião do G20.
cartacapital.com.br
Professor Edgar Bom Jardim - PE

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Alexandre Lourenço, o artista do Quadro de Reboco é destaque do Agreste


O Cultura Popular PE foi conhecer o stand do artesão de Salgadinho que já é um sucesso consolidado com seus quadros feitos em areia do Rio Capibaribe, cimento e verniz acrílico, com uma técnica inventada por ele. Abaixo vocês podem conferir uma breve entrevista que fizemos com o artesão.

A ENTREVISTA
Alexandre, fala um pouco da sua arte, desde quando você faz esta arte que eleva o nome da sua cidade?!
-Bom eu comecei em 2011 e a partir daí eu comecei a desenvolver esta técnica chamada quadro de reboco e utilizo a areia do Rio Capibaribe, para agregar valor ao meu artesanato e ter um diferencial. Então, esse aqui é o Rio Capibaribe transformado em arte.
Alexandre, como você poderia definir a sua arte, o seu trabalho?
-Definir meu trabalho? (risos) É um pouco de Pernambuco, assim, bem original, tentei fazer uma coisa que tivesse uma história e que não fosse só uma pintura.
Eu complemento suas palavras: A diversidade, a beleza da riqueza Pernambucana…
– É, afirma com firmeza, tudo voltado para a cultura pernambucana. Desde o frevo, maracatu, ao regional, homem no rio, o agricultor, de tudo aqui eu coloco um pouquinho.
Alexandre, e você se sente feliz?
– Soltando um sorriso de canto, ele diz: Ah, com certeza.. Realizado, realizado.
E onde é que tem a arte de Alexandre pelo mundo afora aí?
– Tentando se lembrar com um pouco de esforço, solta: em mais de 10 países já encontra Quadro de Reboco… Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Holanda, Peru, Chile e agora foi para a Nova Zelândia.
Conheça mais do trabalho dele aqui:
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Entrevista e Registros (Foto e Vídeo): Edgar Santos
Redação/Edição: Edgar Filho.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

Professores dizem que clima com alunos é bom, mas 28% dos diretores apontam intimidação



Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As escolas brasileiras estão registrando um aumento na inciência de intimidações, ofensas verbais e casos de bullying. Pelo menos 10% das escolas enfrentam episódios desse tipo semanalmente, segundo o relatório “Teacher and School Leaders as Lifelong Learners”, baseado na pesquisa Teaching and Learning International Survey (TALIS) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada nesta quarta-feira (19). No conjunto dos países analisados, esse índice fica em 3% entre os 48 países que participaram da pesquisa.
De novo, comparando Brasil e a média dos países da OCDE, 28% dos diretores reportam casos frequentes de intimidação e bullyiung entre estudantes, contra 14%.
O dado positivo é que 94% dos professores concordam que há um bom relacionamento entre estudantes e docentes. Entretanto, 87% dos professores brasileiros informaram que têm de acalmar os estudantes, contra a média de 65% da OCDE. 

Inclusão

Em relação à inclusão, 11% dos professores informaram ter em sua sala de aula um aluno que se enquadraria na categortia de alunos com necessidades especiais. Pelo levantamento Talis, o índice seria de 10% de alunos. 
No total, 40% dos professores participaram de formação específica nos 12 meses anteriores à pesquisa. Ainda assim, 58% informaram ter "muita necessidade" de formação nessa área, contra 22% na OCDE.
Por sua vez, 60% dos diretores informaram que a qualidade da Educação em suas escolas é prejudicada pela falta de professores qualificados para lidar com alunos com necessidades especiais. Na OCDE, são 32%.

Novas metodologias

Quando o assunto é metodologias, ficou claro que os métodos que estimulam a participação ativa do aluno na escola são menos usados. A taxa é de 40% contra 45% na média da OCDE. Ainda assim, 80% dos professores brasileiros se disseram abertos a adotar práticas inovadoras. A barreira, de acordo com o estudo Talis, estaria no treinamento, que os professores entendem como um desenvolvimento importante em suas carreiras – mas que sem ele não se sentem seguros para usar novas tecnologias em sala de aula.
No que diz respeito à avaliação, apenas 40% dos docentes adotam autoavaliação dos estudantes.
A Talis (Teaching and Learning Internacional Survey – Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem) é realizada pela OCDE a cada cinco anos. Na edição divulgada hoje, foram coletados dados sobre aprendizagem e condições de trabalho de professores e gestores de escolas de 48 países, entre eles o Brasil. Participaram 2.447 professores e diretores de 185 escolas dos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano) e 2.883 de 186 escolas do ensino médio, das redes pública e privada.

De Nova Escola
Professor Edgar Bom Jardim - PE