domingo, 12 de janeiro de 2025

Bom Jardim: o descuido com o meio ambiente é de todos nós?


*Rua do Frade 28 de fevereiro 2024.

Raios, trovões, chuvas, ventos, Tudo muito lindo! O problema é que o Rio Tracunhaém foi aterrado.
O rio é uma ameaça aos moradores, as casas, ao comércio, aos empregos e até a vida das pessoas.
A prefeitura, o governo municipal, a atual gestão precisa colocar homens e máquinas dentro do rio para retirar a terra, o mato, o lixo.

       * Leito do Rio Tracunhaém - Rua Manoel Augusto 2023

A Prefeitura do Bom Jardim na gestão João Lira deixou muita terra espalhada dentro do rio com a construção da Avenida Iris Vieira. Entupiu o rio de terra, pau, pedra.
Janjão nada fez até agora para retirar os bancos de terra que ficaram acumulados no leito do rio.
O rio ficou mais raso, em alguns lugares mais de um metro de terra, mato, entulho. Foram dezenas de toneladas de terras que ficaram espalhadas no leito do rio na construção do binário.
Toda essa terra acumulada forma pequenas ilhas onde o mato e o capim crescem, formam barreiras pra água passar.

Também muita gente fez construção e depositou entulhos , restos de material de construção dentro do rio.
Há os cidadão que cortam árvores e jogam dentro do rio, há os moradores que realizam o cercamento do rio, faz criação de porco, cavalo, boi, faz plantação de capim. Tem gente que vende até plantação de capim dentro do rio.

Estamos vivendo os efeitos do clima. Todos os dias os canais de TV mostram as tragédias do clima.
O que as autoridades estão fazendo? Nada. Esperam a água invadir suas casas, destruir seus móveis, destruir suas mercadorias, destruir sonhos, trabalho de uma vida toda. Esperam que pessoas percam tudo, empregos serem destruídos, miséria na vida do povo.
Quando o problema acontecer vai aparecer político para carregar o saco de fubá ou peça de tecido do seu comércio. Vereadores irão falar da bosta na água, deputados do nada irão dizer:" eu mandei emendas para comprar máquina, tratores, carros e patrol".


*Rua da Palha no início da enchente de 2011


Negócios! Quem é que não faz o certo nesta história? É o povo, o eleitor, os políticos, as autoridades, o fracasso da sociedade e o descuido com cidadania? O que pensa o sindicato rural, as igrejas, as escolas os comerciantes e moradores jogadores de lixo no rio?
Cadê a organização, a regra, as normas, o serviço de proteção ao patrimônio, os cuidados com o meio ambiente?
Bom Jardim é uma cidade de escravizados, de analfabetos políticos, de pessoas sem responsabilidades. É de todos nós?

*Avenida José Moreira 2024.


Tá na hora das autoridades, dos homens da lei, homens representantes dos Três Poderes fazem algo em defesa da cidade, do povo, da natureza, do patrimônio, da vida. Os moradores já fizeram ciência dos problemas às autoridades.
Cadê a providência da prefeitura? Até agora nenhum trabalho existente para garantir a sustentabilidade ambiental na cidade de Bom Jardim. A Câmara parece jogar contra o povo, não se manifesta, não fiscaliza, não apresenta se quer uma proposta de reunião entre o povo e os edis para debater o problema, ouvir a comunidade, os moradores afetados e os que não querem cuidar do rio.

Somos uma cidade sem democracia, sem diálogo com os representantes dos poderes. Não somos, ouvidos, considerados, respeitados.



Professor Edgar Bom Jardim - PE


0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog