No dia da Infância e na véspera do dia da Educação Infantil, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou o programa Infância na Creche. Com o objetivo de fortalecer a Educação Infantil e ampliar as vagas em creches, a previsão é de que R$ 150 milhões sejam investidos no programa até o ano de 2024, que é considerado o maior de expansão de vagas em creches da história. O programa ainda deverá gerar novas 7 mil vagas até 2024.
O decreto que autoriza o programa foi assinado durante cerimônia no Teatro do Parque, nesta terça-feira (24), pelo prefeito João Campos, pela vice-prefeita Isabella de Roldão e pelo secretário municipal de Educação, Fred Amâncio.
O Infância na Creche vai atuar em quatro eixos: construção de creches com foco na expansão da infraestrutura própria; ampliação e requalificação de unidades já existentes, permitindo o aumento de vagas e melhoria da estrutura; parcerias com instituições sem fins lucrativos, atuando em conjunto com unidades comunitárias vinculadas a ONGs, Fundações e Cooperativas Educacionais; e estudos para parceria público privada (PPP), que viabilizará a construção de creches através de parcerias.
De acordo com o prefeito João Campos, os R$ 150 milhões são oriundos de recursos próprios, para beneficiar a educação da cidade. “É dentro dos recursos próprios do município do Recife, educação é nossa prioridade. A gente anuncia mas já tem compromisso sendo executado, seis creches em obras, e outros 10 projetos sendo licitados. São ao menos 26 unidades em fase de execução ou início de execução. Temos construção de creches próprias, expansão do que existe, vamos adequar o modelando parceria ao Fundeb, parcerias público-privadas, para aumentar velocidade de construção”, afirmou.
De acordo com a Prefeitura do Recife, o programa cria uma estratégia permanente para os próximos dez anos para as famílias e para o desenvolvimento das crianças, além de estar alinhada com o Plano Municipal para Primeira Infância do Recife. Até 2024, a meta é dobrar o número de vagas em creches na Rede Municipal do Recife, ofertando pelo menos sete mil novas vagas.
Segundo Fred Amâncio, também haverá uma ampliação das vagas, atendendo a uma demanda deixada pela pandemia da Covid-19.
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog