Dentro das celebrações dos seus 30 anos de fundação, a Universidade de Pernambuco (UPE) realiza, nesta quinta-feira (12), a entrega dos primeiros títulos de Notório Saber em Cultura Popular a 25 mestres e mestras em áreas diversas de expressão como artesanato, música, dança, poesia, teatro, luta corporal, doçaria, saúde e educação (Confira a lista abaixo). Deste total, apenas quatro nomes não possuem o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, concedido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A cerimônia de entrega dos títulos ocorrerá no auditório da Faculdade de Administração e Direito (FCAP/UPE), às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal UPE nas
.A iniciativa conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundarpe. Com o título de Notório Saber, além do reconhecimento dos seus saberes e fazeres, esses mestres poderão ser convidados por universidades e outras instituições de ensino para palestras e outras atividades como professores. Na prática, é um novo título criado pela UPE e que visa o reconhecimento dos mestres e mestras da cultura popular e tradicional em uma perspectiva acadêmica e profissional.
A UPE recebeu seis inscrições individuais e outras 26 feitas pela Fundarpe, com detentores do título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. As categorias foram definidas segundo os critérios da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A lista da UPE tem quatro agraciados em poesia popular, seis em música, nove em artes e artesanato, duas em dança, uma em artes cênicas, uma em doçaria, uma em saúde popular e uma em educação. Os nomes abrangem mestres e mestras residentes em todas as regiões do estado, que “visibilizam o saber do povo ao preservar as tradições e manifestações”.
O diálogo entre a UPE e a Secult-PE/Fundarpe teve início em 2019, quando foi criado um grupo de trabalho envolvendo um corpo técnico de profissionais desses órgãos. A ideia lá atrás era ampliar os meios de reconhecimento e valorização dos saberes dos mestres e mestras, possibilitando maior participação desses Notórios Saber em processos formais de ensino.
“Esta titulação é um grande avanço e vai permitir novas parcerias com instituições formais e não formais de ensino, além de ampliar a participação dos nossos Patrimônios Vivos em processos de formação de estudantes levando a cultura popular para dentro do ambiente universitário”, destaca Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.
“O reconhecimento dos nossos Patrimônios Vivos com o Notório Saber em Cultura Popular é guiado pelas diretrizes do Plano Estadual de Cultura (2018), documento técnico e político que teve sua construção feita com a ampla participação da sociedade, em todas as suas dimensões e expressões”, detalha Gilberto Freyre Neto, secretário Estadual de Cultura de Pernambuco.
NOTÓRIO SABER - Criado pela resolução número 023/2019 do Conselho Universitário (CONSUN) da UPE, o título de Notório Saber em Cultura Popular poderá ser concedido a pessoas detentoras ou não de título acadêmico, de graduação e de pós-graduação, desde que tenham comprovada uma destacada experiência e produção em, pelo menos, uma das linguagens ou áreas da arte e da cultura popular.
Neste contexto, a Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe elaborou um dossiê da candidatura dos Patrimônios Vivos em atuação aptos a participarem do edital, no sentido de reafirmar o compromisso da Secult-PE e Fundarpe, do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), no respeito à diversidade cultural e valorização dos mestres e mestras.
Em abril deste ano, a comissão julgadora instituída pela UPE definiu os nomes dos agraciados depois de avaliar a documentação exigida, que incluía um histórico ou memorial de vida e certificados de reconhecimento emitidos por organizações culturais da sociedade civil.
CONFIRA A LISTA DOS 25 PRIMEIROS MESTRES DE NOTÓRIO SABER EM CULTURA POPULAR DA UPE:
POESIA POPULAR
* José Rufino da Costa Neto, o Dedé Monteiro – Literatura de Cordel (PV)
* José Francisco Borges, J. Borges – Literatura de Cordel e Xilogravura (PV)
* José Costa Leite – Literatura de Cordel e Xilogravura (PV)
* Luiz Gonzaga de Lima, Gonzaga de Garanhuns – Literatura de Cordel e Reisado (PV)
MÚSICA
* Ademir de Souza Araújo, Maestro Formiga – Frevo (PV)
* Francisco de Assis Calixto Montenegro, Mestre Assis Calixto – Samba de Coco (PV)
* José Ursicino da Silva, Maestro Duda – Frevo e Música Clássica (PV)
* Maria Madalena Correia do Nascimento, Lia de Itamaracá – Ciranda (PV)
* Tomaz Aquino Leão, Mestre Galo Preto – Coco de Roda e Embolada (PV)
* Valdemir de Souza Ferreira, Didi do Pagode – Samba e Pagode (PV)
ARTES E ARTESANATO
* Aguinaldo da Silva, Mestre Nado – Cerâmica e instrumentos musicais de barro
* Amaro Arnaldo do Nascimento, Lula Vassoureiro – adereços de Carnaval / máscaras de Papangu (PV)
* Ivan Marinho de Barros Filho, Mestre lvan Marinho – Bacamarteiro
* João Elias Espíndola – Renda Renascença (PV)
* José Antônio da Silva, Mestre Saúba – Brinquedos Populares e Teatro de Bonecos (PV)
* José Evangelista de Carvalho, Mestre Zé de Bibi – Cavalo Marinho (PV)
* Jorge Augusto Estevāo Ferreira, Mestre Jorge Ferreira – Capoeira Angola e instrumentos musicais da Capoeira
* Manoel Salustiano Soares Filho, Mestre Manoelzinho Salustiano – Maracatu de Baque Solto
* Maria Amélia da Silva – Cerâmica (PV)
DANÇA
* Ana Lúcia Nunes, Mestra Ana Lúcia – Coco e Pastoril / Festas Juninas (PV)
* Maria Cristina Andrade – Ciranda, Pastoril e Ursos de Carnaval (PV)
ARTES CÊNICAS
* Margarida Pereira de Alcântara, Índia Morena – Circo (PV)
DOÇARIA
* Maria Belarmina, Dona Menininha do Alfenim – Alfenim (PV)
SAÚDE POPULAR
* Maria dos Prazeres de Souza, Dona Prazeres – Parteira Tradicional (PV)
EDUCAÇÃO
* Maria Lúcia Gomes dos Prazeres, Lúcia dos Prazeres – Saber Popular e Poética
http://www.cultura.pe.gov.br/
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog