sexta-feira, 3 de abril de 2020

“Resista aos despreparados”, diz Doria ao elogiar Mandetta



Apoio de governador pode significar maior pressão sobre Mandetta, já que Doria é um dos principais antagonistas de Bolsonaro

No meio do fogo cruzado com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recebeu um apoio grande e talvez incômodo nesta sexta-feira 03: o do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que decidiu mandar uma “mensagem de solidariedade” ao ministro após notícias de que ele estava com vontade de sair do cargo.
“Ele tem sido dedicado, correto, fluido nas informações com os estados. Transmito ao ministro a nossa solidariedade e a certeza que seu esforço é reconhecido por todos nós. […] Resista aos despreparados. A sua resistência está ajudando a salvar vidas de milhares de brasileiros”, disse o governador.
O apoio, por mais que elogie o trabalho do ministro, o coloca como uma figura mais correta e responsável do que Bolsonaro para lidar com a pandemia de coronavírus, cuja associação o presidente tem tentado negar. Na quinta-feira 2, o presidente da República disse à rádio Jovem Pan que não quer dispensar Mandetta, mas acusou o ministro de falta de humildade e frisou que “nenhum ministro é indemissível”.
Além de Doria, o ministro da Saúde recebe afagos de diferentes autoridades públicas para que permaneça no posto. Em evento promovido pelo jornal Valor Econômico, nesta sexta-feira 3, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que Bolsonaro “não tem coragem” de demitir Mandetta.
O caminho da contradição à ciência e às recomendações sanitárias que Bolsonaro insiste em seguir tem lhe custado sua popularidade e elevado, do outro lado, a confiança da população no Congresso e no Ministério da Sáude. Segundo a última pesquisa Datafolha, a aprovação de Mandetta chegou a ser mais que o dobro da aprovação do presidente da República no que diz respeito à crise do coronavírus.
Além disso, a conduta de Jair Bolsonaro em apoiar o isolamento vertical durante a pandemia do coronavírus não é aprovada pela maioria da população. Uma pesquisa feita pela XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira 03 revela que 80% dos entrevistados concordam que esta é a melhor forma de tentar evitar a contaminação pelo vírus.
Carta Capital
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog