O autoritarismo não se foi da história.As relações sociais são fundamentais para mover as transformações, porém marcam períodos com violências e juntam grupos ressentidos com derrotas no passado. O fascismo busca memórias para justificar governos baseados em intimidações crescentes. Não confunda com o socialismo. O fascismo tem suas ligações com o capitalismo, sobretudo em situações de derrotas. Analise o século passado, as travessias políticas da Itália e da Alemanha.
O corporativismo era intenso, fortalecia as polícias secretas, enchia a sociedade de ideais militaristas.Assim, Hitler traçou o imperialismo e quis ser senhor do mundo.Deixou herdeiros, montou genocídios, disciplinou para matar. Recuperou a economia, mas perseguiu grupos, sentiu-se capaz de tomar conta da Europa. Usou conhecimentos científicos, reuniu obras de arte, comemorou batalhas com comícios monumentais. Ousou, enganou, encenou com êxito impressionante, mas não fugiu de tropeços e ilusões.
O tempo passou. Fascismos persistem com consolidações de ditaduras e massificação de preconceitos raciais. Mesmo como as tecnologias ditas modernas, o jogo do capital não desiste de juntar riquezas com armamentos, extrapolando as manobras da desigualdade, se balançando nas bolsas de valores.Quem não se recorda de Salazar e Mussolini? Os exemplos continuam. Observem os deboches de Jair e sua família. Um fascismo tosco que risca os saberes e faz alianças com os milicianos.Quem esperava tanto descompasso?
No mundo da pandemia, absurdos se espalham, as instituições se desencontram, há isolamentos culturais e provocações frequentes. Pensa-se nos poderes das máquinas e a dor das perdas são escondidas. Limites, descontroles, ironias e uma agressividade que se inspira em guerras com comportamentos estranhos. A questão assusta e confunde, porque se mistura com a globalização. Talvez, a sociedade tenha se tornado um campo de concentração.Quem não olha as ameaças e os delírios das mentiras?
A astúcia de Ulisses
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog