terça-feira, 30 de abril de 2019

Xenofobia contra estudantes brasileiros em Portugal



Caixa com pedras foi colocada em um corredor da universidade
Caixa com pedras foi colocada em um corredor da universidadeFoto: Reprodução/Twitter
Estudantes brasileiros da Faculdade de Direito de Lisboa denunciam casos de xenofobia vivenciados no campus da instituição, na capital de Portugal. Em publicação nas redes sociais, universitários mostram fotos de caixas com cartazes com dizeres preconceituosos que foram colocadas em corredores da faculdade nessa segunda-feira (29). O caso gerou reações nas redes sociais, e internautas lamentaram a situação.

Em um dos cartazes, colado em uma caixa com várias pedras, os estudantes sugerem que os colegas atirem os objetos em algum "zuca", termo pejorativo para se referir aos brasileiros. Os autores ainda citam que os brasileiros passaram "à frente no mestrado" como uma justificativa para a ação.

Em depoimento à Folha de Pernambuco, a mestranda em Direito Constitucional Renata Silveira, de 34 anos, carioca e desde outubro de 2018 em Portugal, conta que já presenciou cenas de xenofobia anteriormente nas ruas, mas na faculdade só escutava relatos. "Sempre fui bem tratada pelos professores e pelos colegas. Fiquei muito assustada, principalmente pelo fato de ter sido no local onde eu estudo, um prédio de Direito de uma universidade renomada no mundo", afirmou. 

A estudante ainda conta que sente um olhar diferente quando caminha nas ruas do país. "Acontece muito mais com quem vem para cá para trabalhar. Percebo que há esse preconceito e a gente fica chateada e magoada porque não espera sofrer isso dentro da instituição", acrescentou Renata. "A gente é visto como se tivesse roubando o lugar deles, mas não estamos roubando nada", finalizou.

Em nota, a universidade se posicionou sobre o caso. "Não serão toleradas quaisquer ações ofensivas relativamente a alunos da Faculdade", diz o texto, além de citar que a instituição está em fase de eleições para a Associação Acadêmica da Faculdade de Direito de Lisboa, o que pode ter provocado as manifestações contrárias aos brasileiros. 

A resposta da instituição, no entanto, não evitou protestos dos brasileiros. Com cartazes com as frases "Queremos respeito" e "Xenofobia é crime" e bandeiras do Brasil, os estudantes reagiram às atitudes xenofóbicas. Um novo protesto está previsto para ocorrer nesta quinta-feira (2).

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog