Escolher o nome de uma criança pode ser um desafio para os pais. No caso dos chineses, o problema pode ser ainda maior se houver o desejo de dar um "nome inglês" a seu bebê – com ele, o nenê tem um problema de adaptação a menos caso viaje ou more no Ocidente.
O que é um desafio para alguns pode ser a oportunidade para outros. Foi o que aconteceu com Beau Jessup. A britânica é a dona do Special Name, um site que ajuda chineses a "batizar" seus rebentos.
A inspiração para o negócio surgiu quando Beau tinha 15 anos e viajou para a China. Lá, Beau conheceu Wang, um amigo de seu pai, que lhe pediu ajuda para escolher o "nome inglês" do seu filho.
Ao entender o porquê deste pedido e um pouco mais da cultura chinesa, a jovem teve a ideia do negócio.
Essa procura acontece porque, muitas vezes, os nomes chineses são uma junção de dois ou três símbolos. Esse nome pode ser de difícil compreensão para ocidentais e pode causar dificuldade na hora de criar e-mails, fazer matrícula em faculdades e outras situações cotidiana.
O Special Name funciona, basicamente, com um algoritmo e um banco de dados. Depois de escolher o sexo da criança, o pai ou mãe seleciona cinco características que quer para o seu filho. Então, são selecionados três nomes que combinem com essa descrição. Segundo Beau, o processo demora 3 minutos.
Hoje com 19 anos e com um custo de R$ 3 por nome, ela já faturou R$ 1,5 milhão.
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog